Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5774
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A prescrição proscrita? Linguística e gramática no ensino de língua portuguesa |
Título(s) alternativo(s): | The proscribed prescription? Linguistics and grammar in Portuguese language teaching |
Autor: | SILVA JÚNIOR, Francisco Ribeiro ![]() |
Primeiro orientador: | SOUSA, Antonio Paulino de |
Primeiro membro da banca: | SOUSA, Antonio Paulino de |
Segundo membro da banca: | FRANÇA, Kátia Cilene Ferreira |
Terceiro membro da banca: | NASCIMENTO, Ilma Vieira do |
Quarto membro da banca: | CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de |
Resumo: | O presente texto dissertativo trata do ensino de língua materna, tendo como objetivo esboçar um panorama do estado das discussões teórico-metodológicas acerca do ensino de língua portuguesa na Educação Básica brasileira. Para tanto, usou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica dos autores mais abalizados no cenário da ciências da linguagem, em especial aqueles que se ocupam do ensino de língua portuguesa no Brasil. Há décadas, sobretudo a partir da introdução da Linguística nos currículos dos cursos de Letras no Brasil, passaram a surgir as primeiras publicações sobre a temática, pondo em relevo a questão central abordada neste texto, que constitui o mote da presente investigação: a centralidade da gramática no ensino de língua portuguesa na Educação Básica em oposição a um ensino pautado também em pressupostos das ciências da linguagem, especialmente a Sociolinguística, a Linguística Textual e a Teoria dos Gêneros Discursivos e Textuais. Os autores pesquisados ocupam posições diversas e por vezes antagônicas sobre a pertinência de se ensinar gramática explícita nas escolas, considerando-se o caráter eminentemente normativo, as incoerências e inconsistências teórica que, de modo geral, esta apresenta. Com as grandes discussões acerca do tema, vem sendo delineada uma proposta de educação linguística que contemple pressupostos de vários campos de estudo linguístico, em detrimento do ensino puramente gramatical. As atuais discussões sobre ensino de língua portuguesa no Brasil têm apontado para a necessidade e a urgência de uma mudança de paradigma no ensino de língua materna que amplie os conhecimentos linguísticos prévios do aluno e, portanto, a sua competência linguística, através não apenas do ensino gramatical, mas também, aliado a ele, da ampla diversidade de aspectos que a língua/gem apresenta. |
Abstract: | This dissertation deals with the teaching of mother tongue, aiming at sketching an overview of the state of theoretical-methodological discussions about Portuguese language teaching in Brazilian Basic Education. To do so, we used as a methodological procedure the bibliographic research of the most accomplished authors in the field of language sciences, especially those who deal with Portuguese language teaching in Brazil. For decades, especially since the introduction of Linguistics in the curricula of the Brazilian Letras courses, the first publications on the subject have appeared, highlighting the central issue addressed in this text, which is the motto of the present investigation: the centrality of grammar in the teaching of Portuguese in Basic Education as opposed to a teaching based on the assumptions of the language sciences, especially Sociolinguistics, Textual Linguistics and Discursive and Textual Genres Theory. The authors studied occupy diverse and sometimes antagonistic positions on the pertinence of teaching explicit grammar in schools, considering the eminently normative character, the incoherences and theoretical inconsistencies that, in general, it presents. With the great discussions about the subject, a proposal of linguistic education has been outlined that contemplates assumptions of several fields of linguistic study, to the detriment of purely grammatical teaching. The current discussions on Portuguese language teaching in Brazil have pointed to the need for and urgency of a paradigm shift in the teaching of mother tongue that broadens the student's previous linguistic knowledge and therefore their linguistic competence through not only the teaching of grammar, but also, along with it, the wide diversity of aspects that the language presents. |
Palavras-chave: | educação linguística; ensino de língua materna; gramática; linguística linguistic education; mother tongue teaching; grammar; linguistics |
Área(s) do CNPq: | Teoria e Análise Lingüística |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO |
Citação: | SILVA JÚNIOR, Francisco Ribeiro. A prescrição proscrita? Linguística e gramática no ensino de língua portuguesa. 2019. 138 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5774 |
Data de defesa: | 19-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCO RIBEIRO SILVA JÚNIOR.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,14 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.