Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5771
Tipo do documento: Dissertação
Título: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: Uma proposta de intervenção na Sala de Recursos Multifuncionais de uma creche-escola no município de São José de Ribamar – MA
Título(s) alternativo(s): PEDAGOGICAL PRACTICES WITH CHILDREN WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER: A proposal for intervention in the Multifunctional Resource Room of a daycare center-school in the municipality of São José de Ribamar - MA
Autor: MORAES, Louriane Lindoso
Primeiro orientador: ROSA, Kaciana Nascimento da Silveira
Primeiro membro da banca: ROSA, Kaciana Nascimento da Silveira
Segundo membro da banca: ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa
Terceiro membro da banca: FRANCO, Vitor Daniel Ferreira
Quarto membro da banca: LEAL, Daniela
Quinto membro da banca: CANAVIEIRA, Fabiana Oliveira
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar as práticas pedagógicas de intervenção precoce adotadas pelos docentes de Sala de Recursos Multifuncionais, e suas implicações na área educacional das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), matriculadas na Escola Municipal de Educação Infantil “Nova Terra”, para a elaboração de um Caderno de Orientações Metodológicas. Para alcançar a finalidade que se propôs, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa, ancorada na pesquisa bibliográfica e aplicada. Para a pesquisa bibliográfica, realizou-se o levantamento de produções científicas sobre a temática em questão, bem como a análise de documentos nacionais e internacionais da área da educação especial. A pesquisa aplicada foi realizada na Escola Municipal de Educação Infantil “Nova Terra”, localizada no município de São José de Ribamar – MA. Os(as) participantes da pesquisa foram a professora especialista em Educação Especial, uma professora de Educação Infantil, uma assistente de Creche e um pai/responsável pelo estudante com TEA matriculado e frequentando a sala de aula comum e a Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados: pesquisa documental, observação participante na sala de aula comum e na SRM, entrevista semiestruturada com a professora especialista em Educação Especial, questionários semiestruturados com a professora de Educação Infantil, assistente de Creche e a responsável pelo estudante com TEA. A análise dos dados foi feita através da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011), e a interpretação dos dados se deu por meio de tabelas, quadros e fotografias. Constatou-se que a professora especialista em Educação Especial, a professora de Educação Infantil e a assistente de Creche não apresentam um referencial teórico específico, mas utilizam, na sua prática pedagógica, princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Deficiências Relacionadas à Comunicação (TEACH). A pesquisa também revelou que a professora especialista em Educação Especial não tem disponibilidade de tempo para acompanhar o trabalho das professoras da sala de aula comum do Ensino Regular, por isso as orientações são repassadas para as professoras do turno matutino de forma presencial, e para as professoras do turno vespertino de forma virtual, através do aplicativo de WhatsApp. Além dessa dificuldade, a professora especialista em Educação Especial também apontou mais duas dificuldades em relação ao atendimento de estudantes com TEA: a questão da organização dos horários dos estudantes e a quantidade e tipo de materiais da SRM. A partir dos resultados da pesquisa, produziu-se um Caderno de Orientações Metodológicas – Conhecer para intervir – no intuito de auxiliar profissionais do ensino e familiares, por meio de informações sobre o TEA e intervenções voltadas para o atendimento de crianças com TEA na faixa etária de dois a cinco anos. Conclui-se que é importante a realização de estudos abordando intervenções precoces, baseadas em evidências científicas, que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vida, socialização e aprendizagens da criança com TEA, e a necessidade, por parte do poder público, de programas para a formação dos docentes na intervenção precoce com crianças com TEA.
Abstract: This dissertation aims to investigate the early intervention of pedagogical practices adopted by Multifunctional Resource Room teachers, and their implications in the educational area of children with Autism Spectrum Disorder (ASD), enrolled at the Municipal School of Early Childhood Education “Nova Terra”, for the preparation of a Methodological Guidelines Booklet. To achieve the proposed purpose, it was opted for a qualitative research approach, anchored in bibliographic and applied research. For bibliographical research, a survey of scientific productions on the topic in question was carried out, as well as an analysis of national and international documents in the area of special education. The applied research was carried out at the Municipal School of Early Childhood Education “Nova Terra”, located in the municipality of São José de Ribamar – MA. The research participants were the teacher specialized in Special Education, an Early Childhood Education teacher, a Day Care Assistant and a parent/guardian of the student with ASD enrolled and attending the regular classroom and the Multifunctional Resource Room (SRM). The following data collection instruments were used: documentary research, participant observation in the regular classroom and in the SRM, semi-structured interview with the Special Education specialist teacher, semi-structured questionnaires with the Early Childhood Education teacher, Daycare assistant and the person responsible for the student with ASD. Data analysis was carried out using Content Analysis (Bardin, 2011), and data interpretation was carried out through tables, charts and photographs. It was found that the specialist teacher in Special Education, the Early Childhood Education teacher and the Daycare assistant do not present a specific theoretical framework, but use, in their pedagogical practice, principles of Applied Behavior Analysis (ABA) and Treatment and Education for Autistic and Children with Communication-Related Disabilities (TEACH). The research also revealed that the teacher specialized in Special Education does not have the time to monitor the work of the teachers in the Regular Education classroom, which is why the guidelines are passed on to the morning shift teachers in person, and to the afternoon shift teachers virtually, through the WhatsApp application. In addition to this difficulty, the teacher specialized in Special Education also pointed out two more difficulties in relation to caring for students with ASD: the issue of organizing students' schedules and the quantity and type of SRM materials. Based on the research results, a Booklet of Methodological Guidelines was produced – Knowing to intervene – with the aim of helping teaching professionals and families, through information about ASD and interventions aimed at caring for children with ASD in the age group from two to five years. It is concluded that it is important to carry out studies addressing early interventions, based on scientific evidence, that can contribute to improving the quality of life, socialization and learning of children with ASD, and the need, on the part of public authorities, for programs for training teachers in early intervention with children with ASD.
Palavras-chave: Intervenção Precoce e práticas pedagógicas;
Transtorno do Espectro Autista;
Sala de Recursos Multifuncionais
Early Intervention and pedagogical practices;
Autism Spectrum Disorder;
Multifunctional Resource Room
Área(s) do CNPq: Educação Especial
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: MORAES, Louriane Lindoso. Práticas pedagógicas com crianças com transtorno do espectro autista: Uma proposta de intervenção na Sala de Recursos Multifuncionais de uma creche-escola no município de São José de Ribamar – MA. 2024. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5771
Data de defesa: 18-Jun-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LOURIANE LINDOSO MORAES.pdfDissertação de Mestrado8,89 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.