Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5770
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA COM O USO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: Intervenções pedagógicas em uma escola pública municipal de São Luís-MA |
Título(s) alternativo(s): | TEACHING READING AND WRITING USING COMIC STORIES: Pedagogical interventions in a public school in São Luís-MA |
Autor: | AMARAL, Liz Marina de Jesus Raposo |
Primeiro orientador: | COSTA, Cristiane Dias Martins da |
Primeiro membro da banca: | COSTA, Cristiane Dias Martins da |
Segundo membro da banca: | FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho |
Terceiro membro da banca: | SOUZA, Maria José Francisco de |
Quarto membro da banca: | OLIVEIRA, Danilo Araújo de |
Resumo: | A presente dissertação trata sobre o ensino da leitura e da escrita de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental a partir de intervenções pedagógicas com o uso de histórias em quadrinhos em uma escola pública municipal de São Luís - MA. O objetivo da pesquisa é de investigar sobre a leitura e a escrita utilizando como recurso as histórias em quadrinhos, na perspectiva de desenvolver um Caderno de Orientações Didáticas para serem usadas pelos professores. Diante do exposto, surgiu a seguinte questão central: de que forma a elaboração de um Caderno de Orientações Pedagógicas a partir do uso das histórias em quadrinhos poderá contribuir com o processo de ensino da leitura e da escrita aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de São Luís? Para isso, foi utilizado como aporte teórico alguns autores de referência com relação a temática de leitura e escrita como: Antunes (2003),Freire (1989), Jolibert et al. (1994), Kleiman (2005); (2021) entre outros. Em relação aos estudos sobre as histórias em quadrinhos, nos apoiamos em: Araújo (2022), Barbosa (2006), Paiva (2016), Pimentel (2018), Vergueiro e Ramos (2009, 2019 e 2022). Os instrumentos de coleta de dados foram: a observação participante, diário de campo, questionários e entrevistas. Os sujeitos da pesquisa foram as dez professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, turno matutino, onde a pesquisa foi realizada. A intervenção pedagógica aconteceu no segundo semestre de 2022, nas duas turmas do 5º ano com o desenvolvimento de uma sequência didática. A análise e interpretação dos dados foram por meio de quadros de respostas, tabelas e fotografias. Os resultados obtidos no diagnóstico realizado orientaram a construção do produto educacional intitulado: proposta metodológica para o ensino da leitura e escrita com uso das histórias em quadrinhos no 5º ano do ensino fundamental. O resultado da nossa pesquisa foi a elaboração de um caderno de orientação didático-pedagógico contendo informações de como o professor poderá utilizar na sala de aula por meio de um planejamento as histórias em quadrinhos como um recurso no processo de ensino aprendizagem no ato da leitura e escrita. |
Abstract: | This dissertation deals with teaching reading and writing to students in the early years of elementary school based on pedagogical interventions using comic books in a municipal public school in São Luís - MA. The objective of the research is to investigate reading and writing using comic books as a resource, with a view to developing a Booklet of Teaching Guidelines to be used by teachers. In view of the above, the following central question arose: how could the preparation of a Pedagogical Guidelines Booklet based on the use of comic books contribute to the process of teaching reading and writing to students in the initial years of Elementary School in a public school in São Luís? For this, some reference authors were used as theoretical support in relation to the theme of reading and writing, such as: Antunes (2003),Freire (1989), Jolibert et al. (1994), Kleiman (2005); (2021) among others. In relation to studies on comic books, we rely on: Araújo (2022), Barbosa (2006), Paiva (2016), Pimentel (2018), Vergueiro and Ramos (2009, 2019 and 2022). The data collection instruments were: participant observation, field diary, questionnaires and interviews. The research subjects were the ten teachers from the early years of Elementary School, morning shift, where the research was carried out. The pedagogical intervention took place in the second semester of 2022, in the two 5th year classes with the development of a didactic sequence. Data analysis and interpretation were made using response tables, tables and photographs. The results obtained in the diagnosis guided the construction of the educational product entitled: methodological proposal for teaching reading and writing using comic books in the 5th year of elementary school. The result of our research was the elaboration of a didactic- pedagogical guidance notebook containing information on how the teacher can use comic books in the classroom through planning as a resource in the teaching-learning process in the act of reading and writing. |
Palavras-chave: | Ensino de Leitura e Escrita; Gêneros Textuais; Histórias em Quadrinhos Reading and Writing; Textual Genres; Comics |
Área(s) do CNPq: | Métodos e Técnicas de Ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Citação: | AMARAL, Liz Marina de Jesus Raposo.O ensino da leitura e da escrita com o uso das histórias em quadrinhos: intervenções pedagógicas em uma escola pública municipal de São Luís-MA. 2024. 159 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5770 |
Data de defesa: | 13-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIZ MARINA DE JESUS RAPOSO AMARAL.pdf | Dissertação de Mestrado | 8,25 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.