Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5764
Tipo do documento: Dissertação
Título: Jogos digitais no ensino da matemática para estudantes da educação de jovens e adultos: um estudo com estudantes das séries finais (Etapa IV - 7ª e 8ª série) numa escola municipal de Paço do Lumiar/Maranhão
Título(s) alternativo(s): Digital games in teaching mathematics for youth and adult education students: a study with students in the final grades (Stage IV - 7th and 8th grade) in a municipal school in Paço do Lumiar/Maranhão
Autor: SOUZA, Francisco Carlos Silva 
Primeiro orientador: NERES, Raimundo Luna
Primeiro membro da banca: NERES, Raimundo Luna
Segundo membro da banca: TEIXEIRA, Cenidalva Miranda de Sousa
Terceiro membro da banca: CRUZ, Lélia de Oliveira
Quarto membro da banca: BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista
Quinto membro da banca: MOISÉS, Sérgio Nolêto Turibus
Resumo: A utilização de jogos digitais no ensino das matemáticas para estudantes das séries finais (Etapa IV - 7ª e 8ª séries) da educação de jovens e adultos, realizada numa escola municipal de Paço do Lumiar/Maranhão, teve como objetivo investigar se o ensino por meio dos jogos digitais proporcionaria aos alunos melhorar o desempenho escolar nas aulas de matemática, assim como torná-las mais estimulante, significativas e interativa. Servir também de base para a elaboração de um caderno pedagógico, com proposições metodológicas que pudessem subsidiar o uso de jogos digitais, de forma colaborativa e dialógica entre os sujeitos da pesquisa, contribuindo com o fazer pedagógico do professor no ensino da matemática. A pesquisa foi iniciada com: a) reuniões pedagógicas, b) aplicação de questionários e c) entrevista, aos alunos da turma objetivando identificar se os estudantes conheciam os recursos digitais que seriam utilizados no percurso da investigação. De posse desses dados optou-se por promover uma oficina, juntamente com o professor da classe, com aplicação de jogos para apropriação do dos alunos. Em seguida, o pesquisador, em trabalho coloraborativo, com o professor da classe desenvolveram com os alunos, várias atividades de ensino da matemática com a utilização de jogos digitais. A pesquisa revelou que os estudantes demonstraram bastante aceitação com a aplicação dessa metodologia de ensino. Observou-se também que houve melhoria de desempenho escolar nas aulas de matemática. Dessa forma, concluiu-se que a investigação foi relevante para o campo de conhecimentos metodológicos voltados para a aprendizagem dos alunos envolvidos na pesquisa.
Abstract: The use of digital games in the teaching of mathematics to students of the final grades (Stage IV - 7th and 8th grades) of youth and adult education, carried out in a municipal school in Paço do Lumiar/Maranhão, aimed to investigate whether teaching through digital games would provide students with improved school performance in mathematics classes, as well as making them more stimulating, meaningful and interactive. It also serves as a basis for the elaboration of a pedagogical notebook, with methodological propositions that could subsidize the use of digital games, in a collaborative and dialogical way among the research subjects, contributing to the pedagogical practice of the teacher in the teaching of mathematics. The research began with: a) pedagogical meetings, b) application of questionnaires and c) interview with the students of the class in order to identify if the students knew the digital resources that would be used in the course of the investigation. With these data, it was decided to promote a workshop, together with the class teacher, with the application of games for the appropriation of the students' data. Then, the researcher, in a colorabor work, with the class teacher, developed with the students, several activities of teaching mathematics with the use of digital games. The survey revealed that students showed a lot of acceptance with the application of this teaching methodology. It was also observed that there was an improvement in school performance in mathematics classes. Thus, it was concluded that the investigation was relevant to the field of methodological knowledge aimed at the learning of the students involved in the research.
Palavras-chave: ensino da Matemática;
jogos digitais;
Educação de Jovens e Adultos;
teaching Mathematics;
digital games;
Youth and Adult Education.
Área(s) do CNPq: Tópicos Específicos de Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: SOUZA, Francisco Carlos Silva. Jogos digitais no ensino da matemática para estudantes da educação de jovens e adultos: um estudo com estudantes das séries finais (Etapa IV - 7ª e 8ª série) numa escola municipal de Paço do Lumiar/Maranhão. 2024. 133 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5764
Data de defesa: 24-Set-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francisco_Sousa.pdfDissertação de Mestrado11,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.