Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5762
Tipo do documento: Dissertação
Título: Modernidade e estética do choque em Walter Benjamin
Título(s) alternativo(s): Modernity and aesthetics of shock in Walter Benjamin
Autor: MARTINS, Jean Carlos Marinho 
Primeiro orientador: COSTA, Luís Inácio Oliveira
Primeiro membro da banca: COSTA, Luís Inácio Oliveira
Segundo membro da banca: FONTENELLE, Plínio Santos
Terceiro membro da banca: MATOS JUNIOR, Clodomir Cordeiro de
Resumo: Modernidade e estética do choque em Walter Benjamin. O trabalho pretende construir uma compreensão crítica das novas formas de percepção artística que emergem do problema da crise da experiência no seio da modernidade. Com efeito, o eixo da crise da modernidade diagnosticada por Benjamin está na ideia segundo a qual o homem já não é mais capaz de comunicar ou cambiar experiências amparado pelos valores antes legados pela tradição. É nesse cenário que afloram novas formas de experiências diante das quais o homem moderno deve construir uma nova sensibilidade amparada por categorias novas, tais como, a multidão, os meios audiovisuais, a metrópole. Aborda-se aqui uma questão fundamental no pensamento benjaminiano: a percepção do choque por meio da lírica de Baudelaire, entendida como produção artística histórico-social inspiradora da original reflexão de Benjamin sobre as transformações da percepção na época moderna.
Abstract: Modernity and the aesthetics of shock in Walter Benjamin. This paper aims to build a critical understanding of the new forms of artistic perception that emerge from the problem of the crisis of experience within modernity. In fact, the axis of the crisis of modernity diagnosed by Benjamin lies in the idea that man is no longer capable of communicating or changing experiences supported by the values previously inherited from tradition. It is in this scenario that new forms of experience emerge, in the face of which modern man must construct a new sensibility supported by new categories, such as the crowd, audiovisual media, and the metropolis. This paper addresses a fundamental issue in Benjamin's thought: the perception of shock through Baudelaire's lyric poetry, understood as a historical-social artistic production that inspired Benjamin's original reflection on the transformations of perception in the modern era.
Palavras-chave: percepção,
choque;
modernidade;
experiência;
Walter Benjamin e Charles Baudelaire;
perception,
shock;
modernity;
experience;
Walter Benjamin and Charles Baudelaire.
Área(s) do CNPq: Filosofia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PPGFIL
Citação: MARTINS, Jean Carlos Marinho. Modernidade e estética do choque em Walter Benjamin. 2024. 85 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Filosofia- PPGFIL) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5762
Data de defesa: 24-Set-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO EM FILOSOFIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jean_Marinho.pdfDissertação de Mestrado5,64 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.