Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5762
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Modernidade e estética do choque em Walter Benjamin |
Título(s) alternativo(s): | Modernity and aesthetics of shock in Walter Benjamin |
Autor: | MARTINS, Jean Carlos Marinho ![]() |
Primeiro orientador: | COSTA, Luís Inácio Oliveira |
Primeiro membro da banca: | COSTA, Luís Inácio Oliveira |
Segundo membro da banca: | FONTENELLE, Plínio Santos |
Terceiro membro da banca: | MATOS JUNIOR, Clodomir Cordeiro de |
Resumo: | Modernidade e estética do choque em Walter Benjamin. O trabalho pretende construir uma compreensão crítica das novas formas de percepção artística que emergem do problema da crise da experiência no seio da modernidade. Com efeito, o eixo da crise da modernidade diagnosticada por Benjamin está na ideia segundo a qual o homem já não é mais capaz de comunicar ou cambiar experiências amparado pelos valores antes legados pela tradição. É nesse cenário que afloram novas formas de experiências diante das quais o homem moderno deve construir uma nova sensibilidade amparada por categorias novas, tais como, a multidão, os meios audiovisuais, a metrópole. Aborda-se aqui uma questão fundamental no pensamento benjaminiano: a percepção do choque por meio da lírica de Baudelaire, entendida como produção artística histórico-social inspiradora da original reflexão de Benjamin sobre as transformações da percepção na época moderna. |
Abstract: | Modernity and the aesthetics of shock in Walter Benjamin. This paper aims to build a critical understanding of the new forms of artistic perception that emerge from the problem of the crisis of experience within modernity. In fact, the axis of the crisis of modernity diagnosed by Benjamin lies in the idea that man is no longer capable of communicating or changing experiences supported by the values previously inherited from tradition. It is in this scenario that new forms of experience emerge, in the face of which modern man must construct a new sensibility supported by new categories, such as the crowd, audiovisual media, and the metropolis. This paper addresses a fundamental issue in Benjamin's thought: the perception of shock through Baudelaire's lyric poetry, understood as a historical-social artistic production that inspired Benjamin's original reflection on the transformations of perception in the modern era. |
Palavras-chave: | percepção, choque; modernidade; experiência; Walter Benjamin e Charles Baudelaire; perception, shock; modernity; experience; Walter Benjamin and Charles Baudelaire. |
Área(s) do CNPq: | Filosofia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PPGFIL |
Citação: | MARTINS, Jean Carlos Marinho. Modernidade e estética do choque em Walter Benjamin. 2024. 85 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Filosofia- PPGFIL) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5762 |
Data de defesa: | 24-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO EM FILOSOFIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jean_Marinho.pdf | Dissertação de Mestrado | 5,64 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.