Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5754
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | FERREIRA, Allisson Henrique Pinheiro | - |
dc.contributor.advisor1 | BOTTENTUIT JUNIOR, Joao Batista | - |
dc.contributor.referee1 | BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista | - |
dc.contributor.referee2 | SANTOS, André Luis Silva dos | - |
dc.contributor.referee3 | TEIXEIRA, Cenidalva Miranda de Sousa | - |
dc.contributor.referee4 | MARTINS, Marilda da Conceição | - |
dc.contributor.referee5 | RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-11T12:16:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-08 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Allisson Henrique Pinheiro. Tecnologias digitais da Informação e Comunicação e o ensino de Geografia: Usos e propostas de intervenção no Centro Educa Mais Professora Margarida Pires Leal. 2024. 156 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5754 | - |
dc.description.resumo | As emergentes inovações tecnológicas em todas as áreas do conhecimento trouxeram ao exercício docente a função de acompanhar os avanços e adaptá-los para a sala de aula. Assim, incorporar a tecnologia para o ensino da Geografia é uma necessidade advinda das múltiplas informações disponíveis nas mais diversas plataformas do conhecimento por meio das mídias digitais. Entretanto, o ensino de geografia enfrenta desafios na atualidade ao incorporar tecnologias, como a necessidade de capacitação dos professores e a garantia do acesso igualitário aos recursos tecnológicos. Assim, diante das ideias tratadas, realizamos o seguinte questionamento: de que forma o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação estão inseridas nas aulas de geografia? O objetivo geral deste trabalho foi investigar a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação nas aulas do componente curricular geografia. A pesquisa realizada possui natureza aplicada e a etapa do trabalho de campo consistiu em uma abordagem qualitativa, desenvolvendo pesquisa com foco na análise da inserção da tecnologia nas aulas do componente curricular geografia. A ida a campo foi feita na escola Centro Educa Mais Professora Margarida Pires Leal, por meio da aplicação de questionário aos dois professores de geografia da instituição. O produto resultante é o Caderno de Propostas Pedagógicas, concebido com o intuito de enriquecer a prática dos professores no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas aulas de Geografia. Os resultados obtidos demonstram que a integração consciente e planejada de ferramentas tecnológicas enriquece significativamente a experiência de aprendizagem dos alunos, promovendo maior engajamento, compreensão ampliada dos conteúdos e desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI. Ao incorporar as tecnologias, o professor pode tornar as aulas mais dinâmicas, atrativas e alinhadas com as demandas do mundo contemporâneo, pois, as tecnologias oferecem recursos que possibilitam a personalização do ensino, atendendo às diferentes necessidades e estilos de aprendizagem. Dessa forma, a tecnologia se mostra um recurso mediador no processo de ensino-aprendizagem na sala de aula. | por |
dc.description.abstract | Emerging technological innovations in all areas of knowledge have brought to the teaching practice the function of keeping up with advances and adapting them to the classroom. Thus, incorporating technology for the teaching of Geography is a necessity arising from the multiple information available on the most diverse knowledge platforms through digital media. However, the teaching of geography currently faces challenges when incorporating technologies, such as the need for teacher training and ensuring equal access to technological resources. Thus, in view of the ideas discussed, we asked the following question: how is the use of Information and Communication Technologies inserted in geography classes? The general objective of this work was to investigate the insertion of Information and Communication Technologies in the classes of the geography curricular component. The research carried out has an applied nature and the fieldwork consisted of a qualitative approach, developing research focused on the analysis of the insertion of technology in the classes of the geography curricular component. The field trip was made at the Centro Educa Mais Professora Margarida Pires Leal School, through the application of a questionnaire to the two geography teachers of the institution. The resulting product is the Pedagogical Proposals Booklet, designed with the aim of enriching the practice of teachers in the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in Geography classes. The results show that the conscious and planned integration of technological tools significantly enriches the learning experience of students, promoting greater engagement, expanded understanding of content and development of essential skills for the 21st century. By incorporating technologies, the teacher can make classes more dynamic, attractive and aligned with the demands of the contemporary world, as technologies offer resources that enable the personalization of teaching, meeting different needs and learning styles. In this way, technology proves to be a mediating resource in the teaching-learning process in the classroom. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2024-12-11T12:16:24Z No. of bitstreams: 1 ALLISSON HENRIQUE PINHEIRO FERREIRA.pdf: 18586947 bytes, checksum: 555a19bdf675f3671a2d79679599166c (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-12-11T12:16:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALLISSON HENRIQUE PINHEIRO FERREIRA.pdf: 18586947 bytes, checksum: 555a19bdf675f3671a2d79679599166c (MD5) Previous issue date: 2024-05-08 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Tecnologia; | por |
dc.subject | Geografia; . | por |
dc.subject | Ensino; | por |
dc.subject | Recursos | por |
dc.subject | Technology; | eng |
dc.subject | Geography; | eng |
dc.subject | Teaching; | eng |
dc.subject | Resources | eng |
dc.subject.cnpq | Métodos e Técnicas de Ensino | por |
dc.title | TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: Usos e propostas de intervenção no Centro Educa Mais Professora Margarida Pires Leal | por |
dc.title.alternative | DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES AND THE GEOGRAPHY TEACHING: Uses and intervention proposals at the Educa Mais Center Professor Margarida Pires Leal | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALLISSON HENRIQUE PINHEIRO FERREIRA.pdf | Dissertação de Mestrado | 18,15 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.