Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5751
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMOREIRA, Evaldo Gilberto-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3830233525206129por
dc.contributor.advisor1GARCEZ, Karl Marx Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0520333964501504por
dc.contributor.referee1GARCEZ, Karl Marx Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0520333964501504por
dc.contributor.referee2DINIZ, Eduardo Moraes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6228162885454555por
dc.contributor.referee3COUTINHO, Samir Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/48150294785334por
dc.date.accessioned2024-12-10T16:42:46Z-
dc.date.issued2024-03-19-
dc.identifier.citationMOREIRA, Evaldo Gilberto. Proposta de sequência didática para o ensino de ondulatória: Vídeos e atividades como potencializadores da aprendizagem. 2024. 85 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5751-
dc.description.resumoUma das principais dificuldades que encontramos no Ensino Médio, com a disciplina Física, está em como ensinar para que os alunos sejam estimulados a aprender e desenvolver sua aprendizagem de forma autônoma. Nesta perspectiva, decidimos verificar evidências de aprendizagem significativa em uma abordagem metodológica para o ensino de conteúdos de ondulatória. O procedimento metodológico adotado nesta pesquisa consiste na elaboração de uma Sequência Didática. Para a fundamentação teórica a respeito do processo de investigação da aprendizagem do aluno, baseou-se na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel (2003). A aplicação da sequência ocorreu em escola da rede pública no município de Pinheiro – MA. O levantamento dos dados obtidos na pesquisa mostra que a metodologia proposta proporciona uma significativa melhora no aprendizado, por entender ser mais adequada.por
dc.description.abstractOne of the main difficulties we encounter in high school, with the Physics subject, is how to teach so that students are encouraged to learn and develop their learning autonomously. From this perspective, we verified evidence of significant learning in a methodological approach to teaching wave content. The methodological procedure adopted in this research consists of the elaboration of a Didactic Sequence. For the theoretical foundation regarding the process of investigating student learning, it was based on David Ausubel's theory of meaningful learning (2003). The sequence was applied at a public school in the city of Pinheiro – MA. The survey of data obtained in the research shows that the proposed methodology provides a significant improvement in learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2024-12-10T16:42:46Z No. of bitstreams: 1 EVALDO GILBERTO MOREIRA.pdf: 1932353 bytes, checksum: a603d55820c9247831826f42e490ff0b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-10T16:42:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EVALDO GILBERTO MOREIRA.pdf: 1932353 bytes, checksum: a603d55820c9247831826f42e490ff0b (MD5) Previous issue date: 2024-03-19eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCOORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Física;por
dc.subjectExperimentação;por
dc.subjectOndas Mecânicaspor
dc.subjectPhysics Teaching;eng
dc.subjectExperimentation;eng
dc.subjectMechanical Waveseng
dc.subject.cnpqMétodos e Técnicas de Ensinopor
dc.titlePROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ONDULATÓRIA: VÍDEOS E ATIVIDADES COMO POTENCIALIZADORES DA APRENDIZAGEMpor
dc.title.alternativePROPOSAL FOR A TEACHING SEQUENCE FOR WAVE TRAINING: VIDEOS AND ACTIVITIES AS LEARNING ENHANCERSpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVALDO GILBERTO MOREIRA.pdfDissertação de Mestrado1,89 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.