Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5739
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SOARES, Jonatas Miguins | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0952575654270535 | por |
dc.contributor.advisor1 | SÉRVIO, Pablo Petit Passos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1358162078604076 | por |
dc.contributor.referee1 | SÉRVIO, Pablo Petit Passos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1358162078604076 | por |
dc.contributor.referee2 | FARIAS, Monica Rodrigues de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5988712425874503 | por |
dc.contributor.referee3 | SILVA, Regiane Aparecida Caire da | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5397420954481041 | por |
dc.date.accessioned | 2024-12-06T18:06:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-28 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Jonatas Miguins. Contribuições do audiovisual sul-coreano para a aprendizagem de artes visuais no ensino médio: Reflexões e possibilidades. 2024. 77 f. Dissertação(Programa de Pós-graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5739 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa em questão se deu com a turma 200 CHL nas aulas de Artes Visuais da Escola Liceu Maranhense. A turma tinha matriculados 44 alunos, mas a pesquisa inicialmente se deu com 23 desses alunos, posteriormente sobraram 12 alunos que continuaram na pesquisa. E teve como foco o uso de produções audiovisuais sul-coreanas em sala de aula, especificamente nas aulas de corresponsabilidade social na Escola Liceu Maranhense. Observou-se o interesse dos alunos pela cultura sul-coreana, especialmente devido ao destaque do movimento Korean Pop. No entanto, percebeu-se que os alunos não compreendem as reflexões políticas, sociais e estéticas que essa cultura pode proporcionar. O objetivo da pesquisa foi utilizar o audiovisual como ferramenta para sensibilizar os alunos, estudando os aspectos básicos da linguagem fílmica. Antes da pesquisa tínhamos a visão de que os alunos tinham uma visão acrítica e inocente em relação à imagem, tanto na história da Arte quanto na mídia e cultura de massa. No entanto, ao se trabalhar com filmes que abordam questões políticas e sociais, notamos que os alunos percebem sim os discursos sutis presentes na fotografia e montagem dos filmes. Foi possível, além disso, trabalhar com esses alunos de modo para superar a mera familiaridade com o uso de mídias sociais, mas também possibilitar que os educandos pudessem utilizar tais recursos de forma ainda mais consciente, bem como crítica por meio da experiência. Para isso se trabalhou com o filme Oldboy (2003) e o primeiro episódio da série Round 6. A disciplina de corresponsabilidade social permitiu discutir temas como saúde mental, política, cidadania e decolonialismo. Diante disso, o problema científico da pesquisa é investigar como potencializar a fruição estética e desenvolver o olhar crítico dos alunos do ensino médio, utilizando a filmografia sul-coreana nas aulas de corresponsabilidade social. Para embasar a pesquisa, foram utilizados principalmente como referenciais teóricos, as reflexões de Freitas e Coutinho (2013), Aguirre (2011), Eisenstein (2002) e Martin (2009). A pesquisa adota abordagem qualitativa, os dados são coletados por meio de questionários, relatos, vídeos e imagens fotográficas. | por |
dc.description.abstract | The research in question took place with the 200 CHL class in Visual Arts at Liceu Maranhense School. The class initially had 44 enrolled students, but the research initially involved 23 of these students, and later continued with 12 students. It focused on the use of South Korean audiovisual material in the classroom, specifically in the high school Visual Arts classes at Liceu Maranhense School. The students' interest in South Korean culture, especially due to the prominence of the Korean Pop movement, was observed. However, it was noticed that the students do not comprehend the political, social, and aesthetic reflections that this culture can provide. The research aims to use audiovisual material as a tool to sensitize the students, studying the basic aspects of film language. Before the research, there was a perception that the students had an uncritical and innocent view of images, both in Art history and in mass media and culture. However, when working with films that address political and social issues, it was noted that the students do perceive the subtle discourses present in the photography and editing of the films. Furthermore, it was possible to work with these students not only to overcome mere familiarity with the use of social media, but also to enable the students to use such resources in a more conscious and critical way through experience. With the reform of high school education, options emerged for working with audiovisual material through the social responsibility discipline. This discipline allows for the discussion of topics such as mental health, politics, citizenship, and decolonialism. Therefore, the scientific problem of the research is to investigate how to enhance the aesthetic enjoyment and develop the critical eye of high school students using South Korean filmography in social responsibility classes. To support the research, the reflections of Freitas and Coutinho (2013), Aguirre (2011), Eisenstein (2002), and Martin (2009) were mainly used as theoretical references. The research adopts a qualitative approach, and the data is collected through questionnaires, reports, videos, and photographic images. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2024-12-06T18:06:17Z No. of bitstreams: 1 JONATAS MIGUINS SOARES.pdf: 1563293 bytes, checksum: cd2088a8f1104490b508e1d4b4c57636 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-12-06T18:06:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JONATAS MIGUINS SOARES.pdf: 1563293 bytes, checksum: cd2088a8f1104490b508e1d4b4c57636 (MD5) Previous issue date: 2024-02-28 | eng |
dc.description.sponsorship | CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Audiovisual sul-coreano; | por |
dc.subject | Reflexões políticas, sociais e estéticas; | por |
dc.subject | Linguagem fílmica; | por |
dc.subject | Olhar crítico | por |
dc.subject | South Korean audiovisual material; | eng |
dc.subject | Political; | eng |
dc.subject | social, and aesthetic reflections; | eng |
dc.subject | Film language; | eng |
dc.subject | Critical eye | eng |
dc.subject.cnpq | Videodifusão | por |
dc.title | CONTRIBUIÇÕES DO AUDIOVISUAL SUL-COREANO PARA A APRENDIZAGEM DE ARTES VISUAIS NO ENSINO MÉDIO: reflexões e possibilidades | por |
dc.title.alternative | CONTRIBUTIONS OF SOUTH KOREAN AUDIOVISUALS TO LEARNING VISUAL ARTS IN HIGH SCHOOLS: Reflections and Possibilities | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JONATAS MIGUINS SOARES.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,53 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.