Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5739
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOARES, Jonatas Miguins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0952575654270535por
dc.contributor.advisor1SÉRVIO, Pablo Petit Passos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1358162078604076por
dc.contributor.referee1SÉRVIO, Pablo Petit Passos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1358162078604076por
dc.contributor.referee2FARIAS, Monica Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5988712425874503por
dc.contributor.referee3SILVA, Regiane Aparecida Caire da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5397420954481041por
dc.date.accessioned2024-12-06T18:06:17Z-
dc.date.issued2024-02-28-
dc.identifier.citationSOARES, Jonatas Miguins. Contribuições do audiovisual sul-coreano para a aprendizagem de artes visuais no ensino médio: Reflexões e possibilidades. 2024. 77 f. Dissertação(Programa de Pós-graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5739-
dc.description.resumoA pesquisa em questão se deu com a turma 200 CHL nas aulas de Artes Visuais da Escola Liceu Maranhense. A turma tinha matriculados 44 alunos, mas a pesquisa inicialmente se deu com 23 desses alunos, posteriormente sobraram 12 alunos que continuaram na pesquisa. E teve como foco o uso de produções audiovisuais sul-coreanas em sala de aula, especificamente nas aulas de corresponsabilidade social na Escola Liceu Maranhense. Observou-se o interesse dos alunos pela cultura sul-coreana, especialmente devido ao destaque do movimento Korean Pop. No entanto, percebeu-se que os alunos não compreendem as reflexões políticas, sociais e estéticas que essa cultura pode proporcionar. O objetivo da pesquisa foi utilizar o audiovisual como ferramenta para sensibilizar os alunos, estudando os aspectos básicos da linguagem fílmica. Antes da pesquisa tínhamos a visão de que os alunos tinham uma visão acrítica e inocente em relação à imagem, tanto na história da Arte quanto na mídia e cultura de massa. No entanto, ao se trabalhar com filmes que abordam questões políticas e sociais, notamos que os alunos percebem sim os discursos sutis presentes na fotografia e montagem dos filmes. Foi possível, além disso, trabalhar com esses alunos de modo para superar a mera familiaridade com o uso de mídias sociais, mas também possibilitar que os educandos pudessem utilizar tais recursos de forma ainda mais consciente, bem como crítica por meio da experiência. Para isso se trabalhou com o filme Oldboy (2003) e o primeiro episódio da série Round 6. A disciplina de corresponsabilidade social permitiu discutir temas como saúde mental, política, cidadania e decolonialismo. Diante disso, o problema científico da pesquisa é investigar como potencializar a fruição estética e desenvolver o olhar crítico dos alunos do ensino médio, utilizando a filmografia sul-coreana nas aulas de corresponsabilidade social. Para embasar a pesquisa, foram utilizados principalmente como referenciais teóricos, as reflexões de Freitas e Coutinho (2013), Aguirre (2011), Eisenstein (2002) e Martin (2009). A pesquisa adota abordagem qualitativa, os dados são coletados por meio de questionários, relatos, vídeos e imagens fotográficas.por
dc.description.abstractThe research in question took place with the 200 CHL class in Visual Arts at Liceu Maranhense School. The class initially had 44 enrolled students, but the research initially involved 23 of these students, and later continued with 12 students. It focused on the use of South Korean audiovisual material in the classroom, specifically in the high school Visual Arts classes at Liceu Maranhense School. The students' interest in South Korean culture, especially due to the prominence of the Korean Pop movement, was observed. However, it was noticed that the students do not comprehend the political, social, and aesthetic reflections that this culture can provide. The research aims to use audiovisual material as a tool to sensitize the students, studying the basic aspects of film language. Before the research, there was a perception that the students had an uncritical and innocent view of images, both in Art history and in mass media and culture. However, when working with films that address political and social issues, it was noted that the students do perceive the subtle discourses present in the photography and editing of the films. Furthermore, it was possible to work with these students not only to overcome mere familiarity with the use of social media, but also to enable the students to use such resources in a more conscious and critical way through experience. With the reform of high school education, options emerged for working with audiovisual material through the social responsibility discipline. This discipline allows for the discussion of topics such as mental health, politics, citizenship, and decolonialism. Therefore, the scientific problem of the research is to investigate how to enhance the aesthetic enjoyment and develop the critical eye of high school students using South Korean filmography in social responsibility classes. To support the research, the reflections of Freitas and Coutinho (2013), Aguirre (2011), Eisenstein (2002), and Martin (2009) were mainly used as theoretical references. The research adopts a qualitative approach, and the data is collected through questionnaires, reports, videos, and photographic images.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2024-12-06T18:06:17Z No. of bitstreams: 1 JONATAS MIGUINS SOARES.pdf: 1563293 bytes, checksum: cd2088a8f1104490b508e1d4b4c57636 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-06T18:06:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JONATAS MIGUINS SOARES.pdf: 1563293 bytes, checksum: cd2088a8f1104490b508e1d4b4c57636 (MD5) Previous issue date: 2024-02-28eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAudiovisual sul-coreano;por
dc.subjectReflexões políticas, sociais e estéticas;por
dc.subjectLinguagem fílmica;por
dc.subjectOlhar críticopor
dc.subjectSouth Korean audiovisual material;eng
dc.subjectPolitical;eng
dc.subjectsocial, and aesthetic reflections;eng
dc.subjectFilm language;eng
dc.subjectCritical eyeeng
dc.subject.cnpqVideodifusãopor
dc.titleCONTRIBUIÇÕES DO AUDIOVISUAL SUL-COREANO PARA A APRENDIZAGEM DE ARTES VISUAIS NO ENSINO MÉDIO: reflexões e possibilidadespor
dc.title.alternativeCONTRIBUTIONS OF SOUTH KOREAN AUDIOVISUALS TO LEARNING VISUAL ARTS IN HIGH SCHOOLS: Reflections and Possibilitieseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JONATAS MIGUINS SOARES.pdfDissertação de Mestrado1,53 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.