Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5731
Tipo do documento: Dissertação
Trabalho sob sigilo. Motivo: Publicação da dissertação em formato de artigo científico. Data Provável de Liberação: 2 anos.
Título: A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ESTILO DE VIDA E QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES COM CÂNCER DE MAMA
Título(s) alternativo(s): THE INFLUENCE OF HEALTH EDUCATION ON THE LIFESTYLE AND QUALITY OF LIFE OF WOMEN WITH BREAST CANCER
Autor: AGUIAR, Letícia Campos 
Primeiro orientador: REIS, Andréa Dias
Primeiro membro da banca: REIS, Andréa Dias
Segundo membro da banca: FREITAS JÚNIOR, Ismael Forte
Terceiro membro da banca: VOLTARELLI, Fabrício Azevedo
Quarto membro da banca: CABRAL, Flávia Castello Branco Vidal
Resumo: Introdução: A melhoria ou manutenção de um estilo de vida saudável pressupõem um conjunto de fatores modificáveis. Neste sentido, o uso de tecnologias de informação e a educação em saúde podem contribuir para mudança e adoção do estilo de vida saudável. Contudo, pouco se sabe sobre o efeito de intervenções com EdS no impacto do autoconhecimento e autocuidado para melhor estilo de vida, consequentemente qualidade de vida em mulheres com câncer de mama. Objetivo: Analisar o efeito da educação em saúde no estilo de vida e qualidade de vida em mulheres no tratamento de câncer de mama. Na hipótese que um programa de educação em saúde pode melhorar pelo menos dois condicionantes de saúde, consequentemente alterar o estilo de vida de mulheres em tratamento do câncer de mama. Métodos: Ensaio clínico randomizado realizado em pacientes em tratamento para o câncer de mama (faixa etária de 18 a 59 anos). A amostra foi distribuída por randomização simples alocação 1:1 em dois grupos: Grupo de Educação em Saúde (GES) e Grupo Controle (GC), que permaneceu em cuidados habituais. O GES recebeu intervenção com duração de 12 semanas, por meio de recomendações de educação em saúde na modalidade presencial e remota, com o uso de redes sociais. Os desfechos deste estudo são: Estilo de vida (Questionário de estilo de vida individual); Qualidade de vida (European Organization for Research and Treatment of Cancer Quality of Life Questionnarie); Comportamento sedentário e nível de atividade física (Acelerômetro triaxial Actigraph); Comportamento alimentar (Food choice questionnaire) e Autoestima (Escala de autoestima de Rosenberg). As avaliações foram realizadas no momento inicial, após 6 e 12 semanas. Os dados foram analisados por análise multivariada (ANOVA), comparando os efeitos do grupo, tempo e interação no software SPSS versão 21.0, com α=5%. Resultados: No estilo de vida, a dimensão atividade física foi maior para o grupo intervenção (p=0,034). A qualidade de vida, na dimensão funcional foi maior para o grupo intervenção (p=0,043). Assim como no comportamento alimentar, as dimensões saúde (p= ˂0,001), apelo sensorial (p=0,039) e familiaridade (p=0,042) apresentaram resultados positivos sobre o grupo intervenção. Com relação a autoestima, a dimensão autoconfiança apresentou resultados significativos com 6 semanas (p=0,008) e 12 semanas (p=0,029) de estudo para o grupo intervenção. Contudo, os níveis de atividade física e ângulo de fase apresentaram redução durante as semanas de intervenção (p<0,05). Conclusão: Os resultados indicaram uma benéfica ação da educação em saúde nas variáveis: estilo de vida e qualidade de vida, além dos condicionantes de saúde: comportamento alimentar e autoestima sobre a população alvo do estudo. Somente o ângulo de fase e níveis de atividades física apresentaram resultados inconclusivos, o que estimula a necessidade de novos estudos na área do presente trabalho. Sendo assim, a intervenção resultou em melhorias de mais de dois condicionantes de saúde em pacientes no tratamento de câncer de mama, demonstrando impacto no melhor hábito de vida.
Abstract: Introduction: The improvement or maintenance of a healthy lifestyle presupposes a set of modifiable factors. In this regard, the use of information technology and health education can contribute to the change and adoption of a healthy lifestyle. However, little is known about the effect of interventions with health education on the impact of self-awareness and self-care for a better lifestyle, and consequently, the quality of life in women with breast cancer. Objective: To analyze the effect of health education on lifestyle and quality of life in women undergoing breast cancer treatment. The hypothesis is that a health education program can improve at least two health determinants, consequently altering the lifestyle of women undergoing breast cancer treatment. Methods: A randomized clinical trial was conducted on patients undergoing breast cancer treatment (age range 18 to 59 years). The sample was distributed by simple randomization with a 1:1 allocation into two groups: the Health Education Group (HEG) and the Control Group (CG), which remained under usual care. The Health Education Group (HEG) received a 12-week intervention through health education recommendations in both face-to-face and remote modalities, using social media. The study outcomes are: Lifestyle (Individual Lifestyle Questionnaire); Quality of life (European Organization for Research and Treatment of Cancer Quality of Life Questionnaire); Sedentary behavior and physical activity level (ActiGraph triaxial accelerometer); Eating behavior (Food Choice Questionnaire); and Self-esteem (Rosenberg Self-Esteem Scale). Assessments were conducted at baseline, after 6 weeks, and after 12 weeks. Data were analyzed using multivariate analysis (ANOVA), comparing the effects of group, time, and interaction in SPSS software version 21.0, with α=5%. Results: In terms of lifestyle, the physical activity dimension was higher for the intervention group (p=0.034). Regarding quality of life, the functional dimension was greater for the intervention group (p=0.043). Similarly, in eating behavior, the dimensions of health (p<0.001), sensory appeal (p=0.039), and familiarity (p=0.042) showed positive results for the intervention group. Regarding self-esteem, the self- confidence dimension showed significant results at 6 weeks (p=0.008) and 12 weeks (p=0.029) of the study for the intervention group. However, physical activity levels and phase angle decreased during the weeks of intervention (p<0.05). Conclusion: The results indicated a beneficial effect of health education on the variables of lifestyle and quality of life, as well as on the health determinants of eating behavior and self-esteem in the target population of the study. Only the phase angle and levels of physical activity showed inconclusive results, which encourages the need for further studies in the area of the present work. Thus, the intervention resulted in improvements in more than two health determinants in patients undergoing breast cancer treatment, demonstrating an impact on better lifestyle habits.
Palavras-chave: Neoplasias da Mama;
Qualidade de Vida;
Educação em Saúde;
Exercício Físico
Breast Neoplasms;
Quality of Life;
Health Education;
Physical Exercise
Área(s) do CNPq: Educação Fisica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUACAO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Citação: AGUIAR, Letícia Campos. A influência da educação em saúde no estilo de vida e qualidade de vida de mulheres com câncer de mama. 2024. 14 f Dissertação( Programa de Pós-graduacao em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5731
Data de defesa: 11-Jul-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LETÍCIA CAMPOS AGUIAR.pdfDissertação de Mestrado223,09 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.