Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5730
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | ENSINANDO A HISTÓRIA DE SÃO LUÍS ATRAVÉS DA IGREJA DE SANTO ANTÔNIO |
Título(s) alternativo(s): | TEACHING THE HISTORY OF SAINT LUIS THROUGH THE CHURCH OF SANTO ANTÔNIO |
Autor: | FERREIRA, Elizangela de Sousa ![]() |
Primeiro orientador: | SANTOS, Maria José dos |
Primeiro membro da banca: | SANTOS, Maria José dos |
Segundo membro da banca: | CURVELO, Heloisa Reis |
Terceiro membro da banca: | CAMÊLO, Júlia Constança Pereira |
Resumo: | O presente trabalho emerge da reflexão sobre os inúmeros problemas vivenciados no ensino de História, principalmente da História de São Luís, pelo público discente e docente, quanto aos materiais didáticos e metodologias empregadas para ministrar as aulas, tornando a aplicabilidade da disciplina carente de conhecimentos importantes sobre a história regional e sua valorização, por isso seu objetivo é propor metodologias usando a Igreja de Santo Antônio enquanto patrimônio para o ensino da história de São Luís. Para isso, foi feito uma pesquisa de cunho qualitativo, com a intenção de levantar dados sobre a Igreja de Santo Antônio e assim torná-la uma ferramenta de estudo e ensino. Para desenvolvimento desta pesquisa, coletou-se trabalhos de autores e seus conceitos chaves como, Ensino de História (Silveira, 2010; Magalhães, 2020 ;Barros, 2008), Ensino de História Local direcionado na formação da consciência histórica (Schmidt, 2007), Educação Patrimonial (Horta, 1999) e Memória (Pereira e Oriá, 2012). Inicialmente, foi feito um levantamento no Banco de Dissertações do programa PROFHISTÓRIA, direcionado ao Ensino de História e aos estudos relacionados ao patrimônio, à educação patrimonial, à memória e à história local. Feito isso, foram consultados artigos, livros e os mais variados autores em busca de contribuições para a elaboração da presente pesquisa. A partir das aulas introdutórias sobre o conteúdo , observou-se que os alunos do Ensino Médio tem pouco ou quase nenhum contato com sua história regional, em decorrência de alguns fatores, como a baixa abordagem nos livros didáticos e poucos recursos aos professores, e a pouca evidência em nossa cidade da adoção daEducação Patrimonial enquanto campo de atuação conscientizador da comunidade. Fatores esses que contribuem também para a pouca valorização local, desconhecimento do público geral sobre fontes históricas, como a Igreja, e de sua importância na construção da história da cidade, o que será explicado no decorrer da pesquisa. No entanto, constata-se que o ensino de História de São Luís, apesar de muitas vezes ser visto em segundo plano, possui ferramentas para seu estudo e ensino, esta é a proposta da pesquisa, a elaboração de um Guia pedagógico com aulas feitas a partir e com a o objeto de estudo. O uso da Igreja, com o devido planejamento, pode deixar de ser vista apenas como local religioso, tonando-se um método facilitador para o ensino, ocasionando um maior interesse e valorização pela história regional. |
Abstract: | The present work emerges from the reflection on the numerous problems experienced in the teaching of History, mainly the History of São Luís, by the student and teaching public, regarding the teaching materials and methodologies used to teach classes, making the applicability of the discipline lacking important knowledge about regional history and its appreciation, so its objective is to propose methodologies using the Church of Santo Antônio as a heritage for teaching the history of São Luís. To this end, qualitative research was carried out, with the intention of collecting data on the Church of Santo Antônio and thus make it a study and teaching tool. To develop this research, works by authors and their key concepts were collected, such as History Teaching (Silveira, 2010; Magalhães, 2020; Barros, 2008), Local History Teaching aimed at the formation of historical awareness (Schmidt, 2007), Heritage Education (Horta, 1999) and Memory (Pereira and Oriá, 2012). Initially, a survey was carried out in the Dissertation Bank of the PROFHISTÓRIA program, aimed at History Teaching and studies related to heritage, heritage education, memory and local history. Once this was done, articles, books and the most varied authors were consulted in search of contributions to the preparation of this research. From the introductory classes on the content, it was observed that high school students have little or almost no contact with their regional history, due to some factors, such as the low approach in textbooks and few resources for teachers, and the little evidence in our city of the adoption of Heritage Education as a field of action to raise awareness among the community. These factors also contribute to the lack of local appreciation, the general public's lack of knowledge about historical sources, such as the Church, and its importance in the construction of the city's history, which will be explained during the research. However, it appears that the teaching of the History of São Luís, despite often being seen in the background, has tools for its study and teaching, this is the research proposal, the elaboration of a Pedagogical Guide with classes carried out at from and with the object of study. The use of the Church, with due planning, can no longer be seen solely as a religious place, becoming a facilitating method for teaching, causing greater interest and appreciation for regional history. |
Palavras-chave: | Ensino de História; História Local; Igreja de Santo Antônio/São Luís; Educação Patrimonial Teaching History; Local History; Church of Santo Antônio/ Saint Louis; Heritage Education |
Área(s) do CNPq: | História Regional do Brasil |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURAS EM CIENCIAS HUMANAS BACABAL/CAMPUS III |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA |
Citação: | FERREIRA, Elizangela de Sousa. Ensinando a história de São Luís através da igreja de Santo Antônio. 2024. 125 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5730 |
Data de defesa: | 4-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELIZANGELA DE SOUSA FERREIRA.pdf | Dissertação de Mestrado | 42,27 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.