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Tipo do documento: Dissertação
Título: A EXPERIMENTAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE COMO ATIVIDADE PROMOTORA DE ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL- ANOS FINAIS
Título(s) alternativo(s): EXPERIMENTATION IN TEACHING PRACTICE AS AN ACTIVITY PROMOTING SCIENTIFIC ARGUMENTATION IN ELEMENTARY EDUCATION - FINAL YEARS
Autor: SILVA, Maria Eliane Oliveira da
Primeiro orientador: MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira
Primeiro membro da banca: MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira
Segundo membro da banca: VALLE, Mariana Guelero do
Terceiro membro da banca: CUNHA, Pablyana Leila Rodrigues da
Quarto membro da banca: SANTOS, Maria José Albuquerque
Quinto membro da banca: GUERINI, Silvete Coradi
Resumo: A educação sempre esteve atrelada às mudanças ocorridas na sociedade, constituindo-se as influências sob formatos criação e produção de conhecimentos reflexivos, opondo-se nos últimos anos à ideia da reprodução e memorização de conteúdos insuficientes para atendimento às necessidades dos cidadãos (Imbernón, 2009). Deste modo, propostas de melhorias em todos os campos que englobam o processo educativo têm sido recolocadas ao longo das décadas. No contexto do ensino de ciências (EC), elevar o nível de importância e entendimento sobre a ciência, além de pensar em estratégias metodológicas de ensino condizentes com a realidade atual, tem se tornado uma questão urgente. Neste sentido, a presente dissertação abordou sobre o EC no contexto da experimentação sob a perspectiva da problematização-investigativa como um dos princípios para o desenvolvimento da argumentação científica. O objetivo central foi analisar as práticas pedagógicas dos professores de ciências dos anos finais do Ensino Fundamental (EF) das escolas públicas da cidade de Codó-MA, averiguando principalmente sobre o uso da experimentação no contexto do EC de modo a compreender as visões desses docentes sobre uso de materiais alternativos nessas estratégias. Alguns dos referenciais teóricos utilizados para nortear as discussões: Krasilchik (2000); Chassot (2003); Jimenez-Aleixandre (2004); Cachapuz et.al (2005); Santos (2007); Sasseron e Carvalho (2008); Carvalho et al. (2009); Delizoicov, Agotti e Pernambuco (2011). A pesquisa se classifica como estudo de caso, sustentada em Gil (2017), Bardin (2011), Franco (2009). O estudo utilizou-se da abordagem qualitativa, cujo a coleta de dados se deu em quatorze escolas de EF - anos finais da cidade de Codó-MA. Teve como colaboradores de pesquisa, professores de ciências, sendo os instrumentos de coleta de dados, questionário, entrevista e análise de livro didático de ciências. Os dados foram tratados na perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que, em sua maioria, os professores consideram a experimentação importante para aprendizagem dos alunos e quanto ao uso de materiais alternativos, uma alternativa para trabalhar experimentos, diante a realidade da maioria das escolas brasileira. Sobre as estratégias de ensino usadas pelos professores em suas aulas apontando, os signos com maior frequência direcionam- se para aula expositiva e o uso de livros didáticos. A proposta de produto desta pesquisa configura-se em um caderno pedagógico com sugestões de experimentos consstruídos com material alternativo, de cunho problematizador e investigativo no intuito de contribuir com o trabalho do professor de ciências e aprendizagem dos alunos na cidade de Codó/MA.
Abstract: Education has always been linked to changes occurring in society, with influences being the creation and production of reflective knowledge, opposing in recent years the idea of reproducing and memorizing content that is insufficient to meet the needs of citizens (Imbernón, 2009). In this way, proposals for improvements in all fields that encompass the educational process have been proposed over the decades. In the context of science teaching (CE), raising the level of importance and understanding about science, in addition to thinking about methodological teaching strategies consistent with the current reality, has become an urgent issue. In this sense, this dissertation addressed CE in the context of experimentation from the perspective of problematization-investigation as one of the principles for the development of scientific argumentation. The central objective was to analyze the pedagogical practices of science teachers in the final years of Elementary School (EF) in public schools in the city of Codó-MA, investigating mainly the use of experimentation in the context of EC in order to understand the views of these teachers. on the use of alternative materials in these strategies. Some of the theoretical references used to guide the discussions: Krasilchik (2000); Chassot (2003); Jimenez-Aleixandre (2004); Cachapuz et.al (2005); Santos (2007); Sasseron and Carvalho (2008); Carvalho et al. (2009); Delizoicov, Agotti and Pernambuco (2011). The research is classified as a case study, supported by Gil (2017), Bardin (2011), Franco (2009). The study used a qualitative approach, with data collection taking place in fourteen PE schools - final years in the city of Codó-MA. His research collaborators were science teachers, with data collection instruments being questionnaires, interviews and science textbook analysis. The data were treated from the perspective of content analysis. The results showed that, for the most part, teachers consider experimentation important for student learning and, regarding the use of alternative materials, an alternative to working on experiments, given the reality of most Brazilian schools. Regarding the teaching strategies used by teachers in their classes, the signs most frequently focus on expository classes and the use of textbooks. The proposed product of this research is a pedagogical notebook with suggestions for experiments constructed with alternative material, of a problematizing and investigative nature with the aim of contributing to the work of science teachers and student learning in the city of Codó/MA.
Palavras-chave: Ensino de Ciências;
Experimentação;
Argumentação Científica
Science Teaching;
Experimentation;
Scientific Argumentation
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE QUÍMICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: SILVA, Maria Eliane Oliveira da. A experimentação na prática docente como atividade promotora de argumentação científica no ensino fundamental - anos finais. 2024. 174 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5728
Data de defesa: 31-Mai-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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