Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5727
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Teotonio Rodrigues de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8257692060745889por
dc.contributor.advisor1PADILHA, Antonio Francisco de Sales-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0984475664212794por
dc.contributor.advisor-co1CORDEIRO, Risaelma de Jesus Arcanjo Moura-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2108108377954751por
dc.contributor.referee1PADILHA, Antônio Francisco de Sales-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0984475664212794por
dc.contributor.referee2RÊGO, Tânia Maria Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2013893396460750por
dc.contributor.referee3CORDEIRO, Risaelma de Jesus Arcanjo Moura-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2108108377954751por
dc.contributor.referee4TRINDADE, Brasilena Gottschall Pinto-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4067687416547515por
dc.date.accessioned2024-12-05T16:11:26Z-
dc.date.issued2024-02-20-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Teotonio Rodrigues de. O processo de aprendizagem da linguagem musical por meio da banda de música: Sopro e Percussão. 2024. 97 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5727-
dc.description.resumoEste artigo objetiva apresentar uma proposta de ensino que contribua com os processos de aprendizagem da leitura musical para músicos participantes de bandas de música. Nessa perspectiva, elencam-se três objetivos específicos: refletir sobre o ensino de música como participante de bandas; descrever a experiência pessoal de aprendizagem do autor durante sua atuação em bandas; e construir estratégias didáticas para o ensino de instrumentos de sopro e de percussão no contexto de banda de música. A metodologia de pesquisa apresenta-se no perfil da abordagem qualitativa e, quanto ao procedimento, trata-se de uma pesquisa que se apoia na bibliografia da área de música e de educação, do tipo relato de experiência. Ademais, a fundamentação teórica fundamenta-se em autores que abordam o estudo da teoria e da prática musical, assim como o trabalho com bandas musicais. Isso posto, espera-se que a proposta pedagógica sugerida para leitura de partitura em banda de música – instrumentos de sopro e percussão possibilite aos músicos principiantes, como também os que tocam por ouvido, a leitura da música em curto espaço de tempo.por
dc.description.abstractThis article aims to present a teaching proposal that contributes to the learning processes of reading music for musicians participating in music bands. From this perspective, three specific objectives are listed: reflect on teaching music while participating in bands; describe the author's personal learning experience while working in bands; and build didactic strategies for teaching wind and percussion instruments in the context of a music band. The research methodology presents itself in the profile of a qualitative approach, and regarding the procedure, it is a research that is based on bibliography in the area of music and education, of the experience report type. Furthermore, the theoretical foundation is based on authors who address the study of musical theory and practice, as well as work with musical bands. That said, it is expected that the pedagogical proposal suggested for reading sheet music in a music band – wind and percussion instruments will enable beginner musicians, as well as those who play by ear, to read the music in a short space of time.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2024-12-05T16:11:26Z No. of bitstreams: 1 Teotonio Rodrigues de Oliveira.pdf: 4268063 bytes, checksum: a293b78c8fc4d73c50a5055c8a929e8e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-05T16:11:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Teotonio Rodrigues de Oliveira.pdf: 4268063 bytes, checksum: a293b78c8fc4d73c50a5055c8a929e8e (MD5) Previous issue date: 2024-02-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE MÚSICA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectbanda de música;por
dc.subjectaprendizagem teórico-musical;por
dc.subjectinstrumentos de sopro e de percussãopor
dc.subjectmusic band;eng
dc.subjectmusical-theoretical learning;eng
dc.subjectwind and percussion instrumentseng
dc.subject.cnpqInstrumentação Musicalpor
dc.titleO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM MUSICAL POR MEIO DA BANDA DE MÚSICA: SOPRO E PERCUSSÃOpor
dc.title.alternativeTHE PROCESS OF LEARNING MUSICAL LANGUAGE THROUGH THE MUSIC BAND: WIND AND PERCUSSIONeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Teotonio Rodrigues de Oliveira.pdfDissertação de Mestrado4,17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.