Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5727
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | OLIVEIRA, Teotonio Rodrigues de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8257692060745889 | por |
dc.contributor.advisor1 | PADILHA, Antonio Francisco de Sales | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0984475664212794 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | CORDEIRO, Risaelma de Jesus Arcanjo Moura | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2108108377954751 | por |
dc.contributor.referee1 | PADILHA, Antônio Francisco de Sales | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0984475664212794 | por |
dc.contributor.referee2 | RÊGO, Tânia Maria Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2013893396460750 | por |
dc.contributor.referee3 | CORDEIRO, Risaelma de Jesus Arcanjo Moura | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2108108377954751 | por |
dc.contributor.referee4 | TRINDADE, Brasilena Gottschall Pinto | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/4067687416547515 | por |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T16:11:26Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-20 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Teotonio Rodrigues de. O processo de aprendizagem da linguagem musical por meio da banda de música: Sopro e Percussão. 2024. 97 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5727 | - |
dc.description.resumo | Este artigo objetiva apresentar uma proposta de ensino que contribua com os processos de aprendizagem da leitura musical para músicos participantes de bandas de música. Nessa perspectiva, elencam-se três objetivos específicos: refletir sobre o ensino de música como participante de bandas; descrever a experiência pessoal de aprendizagem do autor durante sua atuação em bandas; e construir estratégias didáticas para o ensino de instrumentos de sopro e de percussão no contexto de banda de música. A metodologia de pesquisa apresenta-se no perfil da abordagem qualitativa e, quanto ao procedimento, trata-se de uma pesquisa que se apoia na bibliografia da área de música e de educação, do tipo relato de experiência. Ademais, a fundamentação teórica fundamenta-se em autores que abordam o estudo da teoria e da prática musical, assim como o trabalho com bandas musicais. Isso posto, espera-se que a proposta pedagógica sugerida para leitura de partitura em banda de música – instrumentos de sopro e percussão possibilite aos músicos principiantes, como também os que tocam por ouvido, a leitura da música em curto espaço de tempo. | por |
dc.description.abstract | This article aims to present a teaching proposal that contributes to the learning processes of reading music for musicians participating in music bands. From this perspective, three specific objectives are listed: reflect on teaching music while participating in bands; describe the author's personal learning experience while working in bands; and build didactic strategies for teaching wind and percussion instruments in the context of a music band. The research methodology presents itself in the profile of a qualitative approach, and regarding the procedure, it is a research that is based on bibliography in the area of music and education, of the experience report type. Furthermore, the theoretical foundation is based on authors who address the study of musical theory and practice, as well as work with musical bands. That said, it is expected that the pedagogical proposal suggested for reading sheet music in a music band – wind and percussion instruments will enable beginner musicians, as well as those who play by ear, to read the music in a short space of time. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2024-12-05T16:11:26Z No. of bitstreams: 1 Teotonio Rodrigues de Oliveira.pdf: 4268063 bytes, checksum: a293b78c8fc4d73c50a5055c8a929e8e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-12-05T16:11:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Teotonio Rodrigues de Oliveira.pdf: 4268063 bytes, checksum: a293b78c8fc4d73c50a5055c8a929e8e (MD5) Previous issue date: 2024-02-20 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE MÚSICA/CCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | banda de música; | por |
dc.subject | aprendizagem teórico-musical; | por |
dc.subject | instrumentos de sopro e de percussão | por |
dc.subject | music band; | eng |
dc.subject | musical-theoretical learning; | eng |
dc.subject | wind and percussion instruments | eng |
dc.subject.cnpq | Instrumentação Musical | por |
dc.title | O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM MUSICAL POR MEIO DA BANDA DE MÚSICA: SOPRO E PERCUSSÃO | por |
dc.title.alternative | THE PROCESS OF LEARNING MUSICAL LANGUAGE THROUGH THE MUSIC BAND: WIND AND PERCUSSION | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Teotonio Rodrigues de Oliveira.pdf | Dissertação de Mestrado | 4,17 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.