Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5727
Tipo do documento: Dissertação
Título: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM MUSICAL POR MEIO DA BANDA DE MÚSICA: SOPRO E PERCUSSÃO
Título(s) alternativo(s): THE PROCESS OF LEARNING MUSICAL LANGUAGE THROUGH THE MUSIC BAND: WIND AND PERCUSSION
Autor: OLIVEIRA, Teotonio Rodrigues de 
Primeiro orientador: PADILHA, Antonio Francisco de Sales
Primeiro coorientador: CORDEIRO, Risaelma de Jesus Arcanjo Moura
Primeiro membro da banca: PADILHA, Antônio Francisco de Sales
Segundo membro da banca: RÊGO, Tânia Maria Silva
Terceiro membro da banca: CORDEIRO, Risaelma de Jesus Arcanjo Moura
Quarto membro da banca: TRINDADE, Brasilena Gottschall Pinto
Resumo: Este artigo objetiva apresentar uma proposta de ensino que contribua com os processos de aprendizagem da leitura musical para músicos participantes de bandas de música. Nessa perspectiva, elencam-se três objetivos específicos: refletir sobre o ensino de música como participante de bandas; descrever a experiência pessoal de aprendizagem do autor durante sua atuação em bandas; e construir estratégias didáticas para o ensino de instrumentos de sopro e de percussão no contexto de banda de música. A metodologia de pesquisa apresenta-se no perfil da abordagem qualitativa e, quanto ao procedimento, trata-se de uma pesquisa que se apoia na bibliografia da área de música e de educação, do tipo relato de experiência. Ademais, a fundamentação teórica fundamenta-se em autores que abordam o estudo da teoria e da prática musical, assim como o trabalho com bandas musicais. Isso posto, espera-se que a proposta pedagógica sugerida para leitura de partitura em banda de música – instrumentos de sopro e percussão possibilite aos músicos principiantes, como também os que tocam por ouvido, a leitura da música em curto espaço de tempo.
Abstract: This article aims to present a teaching proposal that contributes to the learning processes of reading music for musicians participating in music bands. From this perspective, three specific objectives are listed: reflect on teaching music while participating in bands; describe the author's personal learning experience while working in bands; and build didactic strategies for teaching wind and percussion instruments in the context of a music band. The research methodology presents itself in the profile of a qualitative approach, and regarding the procedure, it is a research that is based on bibliography in the area of music and education, of the experience report type. Furthermore, the theoretical foundation is based on authors who address the study of musical theory and practice, as well as work with musical bands. That said, it is expected that the pedagogical proposal suggested for reading sheet music in a music band – wind and percussion instruments will enable beginner musicians, as well as those who play by ear, to read the music in a short space of time.
Palavras-chave: banda de música;
aprendizagem teórico-musical;
instrumentos de sopro e de percussão
music band;
musical-theoretical learning;
wind and percussion instruments
Área(s) do CNPq: Instrumentação Musical
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE MÚSICA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Citação: OLIVEIRA, Teotonio Rodrigues de. O processo de aprendizagem da linguagem musical por meio da banda de música: Sopro e Percussão. 2024. 97 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5727
Data de defesa: 20-Fev-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Teotonio Rodrigues de Oliveira.pdfDissertação de Mestrado4,17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.