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Tipo do documento: Dissertação
Título: ESTRATÉGIA GAMIFICADA PARA O ENSINO DE EMPREENDEDORISMO: proposta metodológica prática para potencializar a pedagogia empreendedora no ensino superior em São Luís - MA
Título(s) alternativo(s): GAMIFIED STRATEGY FOR TEACHING ENTREPRENEURSHIP: Practical methodological proposal to enhance entrepreneurial pedagogy in higher education in São Luís - MA
Autor: SANTOS JUNIOR, Verissimo Barros dos 
Primeiro orientador: BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista
Primeiro membro da banca: BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista
Segundo membro da banca: WUNSCH, Luana Priscila
Terceiro membro da banca: RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes
Resumo: O empreendedorismo pode ser compreendido como criar algo ou inovar em um processo que já existe. Várias são as definições do termo. Diante de tantos conceitos do empreendedorismo, destaca-se a sua importância na sociedade, seja em relações econômicas do país e do mundo ou até mesmo no suprimento de necessidades básicas, como saúde e educação, visto que ambas são proporcionadas por empresas. O termo empreendedorismo é mais do que apenas iniciar um negócio, suas características podem ser encontradas em profissionais que buscam solucionar problemas de forma criativa e relacionam-se também com características que podem ser desenvolvidas em pessoas que abrem negócios ou não. Para isso, é indispensável inserir a educação empreendedora no processo formativo dos alunos, sobretudo no ensino superior. Nesse sentido, este trabalho busca estruturar um processo gamificado para uma proposta de formação empreendedora dentro do curso de graduação em administração. O estudo analisa também a experiência dos alunos em relação ao uso das tecnologias digitais no ensino, divulgação e incentivo à formação empreendedora, além de levantar as características da educação empreendedora e seus impactos na criação de novos negócios, verificando as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino e formação de novos empreendedores. Nesta dissertação, definem-se como população os alunos do curso de graduação em administração da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Por meio de pesquisa bibliográfica e exploratória, abordam-se inicialmente os conceitos acerca do ensino de empreendedorismo e apresentam-se as potencialidades da gamificada na educação no ensino superior. Dessa forma, percebe-se a necessidade de consolidar a cultura empreendedora durante o processo formativo, que requer o uso de recursos digitais para estimular nos alunos a capacidade de pensar, analisar cenários e vislumbrar tendências antes de tomar qualquer decisão de criação de um novo modelo de negócio.
Abstract: Entrepreneurship can be understood as creating something or innovating in a process that already exists. There are several definitions of the term. Given so many concepts of entrepreneurship, its importance in society stands out, whether in economic relations in the country and the world or even the supply of basic needs, such as health and education, both of which are provided by companies. The term entrepreneurship is more than just starting a business, the characteristics can be found in professionals who seek to solve problems in a creative way, and it relates to characteristics, which can be developed in people, who open businesses or not. To achieve this, it is essential to include entrepreneurial education in the students' training process, especially in higher education. In this sense, we seek to structure a gamified process for an entrepreneurial training proposal within the Undergraduate Administration course. The study also analyzes the students' experience, focusing on the use of digital technologies in teaching, disseminating and encouraging entrepreneurial training. In addition to raising the characteristics of entrepreneurial education and its impacts on the creation of new businesses and verifying the contributions of Information and Communication Technologies in teaching and training new entrepreneurs. In the present investigation, the population is defined as students of the undergraduate course in Administration at the Federal University of Maranhão - UFMA. Through bibliographic and exploratory research, the concepts surrounding the teaching of entrepreneurship are initially addressed and the potential of gamification in higher education education is presented. In this way, there is a need to consolidate the entrepreneurial culture during the training process, which requires the use of digital resources to stimulate students' ability to think, analyze scenarios and glimpse trends before making any decision to create a new model. of business.
Palavras-chave: educação empreendedora;
gamificação;
tecnologias da informação;
administração;
comunicação
entrepreneurial education;
gamification;
information technologies;
administration;
communication
Área(s) do CNPq: Mercado de Trabalho; Política do Governo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: SANTOS JUNIOR, Verissimo Barros dos. Estratégia gamificada para o ensino de Empreendedorismo: Proposta metodológica prática para potencializar a pedagogia empreendedora no ensino superior em São Luís - MA. 2024. 130 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5726
Data de defesa: 17-Mai-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

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