Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5721
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorABREU, Edilene Rocha de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1668652646355119por
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Marcelo Pagliosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8902868735068017por
dc.contributor.referee1CARVALHO, Marcelo Pagliosa-
dc.contributor.referee2BARBOSA, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.referee3BORRALHO, José Henrique de Paula-
dc.date.accessioned2024-12-04T19:17:30Z-
dc.date.issued2024-06-27-
dc.identifier.citationABREU, Edilene Rocha de.Educação para as relações étnico raciais com o movimento crespos/cacheados em Caxias-Ma.2024. 133 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 133 f.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5721-
dc.description.resumoEducação para as relações étnico-raciais é uma maneira de contribuir para uma sociedade inclusiva, principalmente quando relacionada com as experiências dos próprios alunos e por abranger ações que valorizem a autoestima e o empoderamento. O objetivo desta pesquisa é possibilitar meios de dialogar e aprender com o movimento negro, tendo como foco a estética e a corporeidade negra como símbolo de resistência em uma sociedade que, ainda, mantém padrões definidos pelo processo de colonização. Dessa forma, o ensino amplia o foco do currículo escolar de uma história eurocêntrica para uma história do Brasil que valorize sua diversidade cultural, contemplando o que diz a Lei nº 10.639, de 2003 que altera a Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira. Nesse sentido, buscamos estreitar os laços da escola com o movimento negro, trocando experiências com o Movimento Crespos\Cacheados da cidade de Caxias – MA, que realiza um trabalho com a juventude negra. Para demonstrar a aplicabilidade desta pesquisa, será produzida uma cartilha sobre educação étnico-racial que servirá como sugestão de material educativo para os professores de história do ensino médio.por
dc.description.abstractEducation for ethnic-racial relations is a way to contribute to an inclusive society, especially when related to the experiences of the students themselves and by encompassing actions that value self-esteem and empowerment. The aim of this research is to provide means of dialogue and learning with the black movement, focusing on black aesthetics and corporeality as symbols of resistance in a society that still maintains standards defined by the colonization process. In this way, teaching expands the focus of the school curriculum from a Eurocentric history to a history of Brazil that values its cultural diversity, in accordance with Law 10639 of 2003, which amends Law 9394/96 (Law of Guidelines and Bases of National Education) on the teaching of Afro-Brazilian history and culture. In this sense, we seek to strengthen the ties between the school and the black movement, exchanging experiences with the Crespos/Cacheados Movement in the city of Caxias – MA, which works with black youth. To demonstrate the applicability of this research, a booklet on ethnic-racial education will be produced as a suggested educational material for high school history teachers.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2024-12-04T19:17:30Z No. of bitstreams: 1 EDILENE ROCHA DE ABREU.pdf: 23849783 bytes, checksum: f05a13f117f05ee9ccdc5cc443a4914e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-04T19:17:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EDILENE ROCHA DE ABREU.pdf: 23849783 bytes, checksum: f05a13f117f05ee9ccdc5cc443a4914e (MD5) Previous issue date: 2024-06-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCOORDENACAO DO CURSO DE ESTUDOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS/DCCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino de História;por
dc.subjecteducação étnico-racial;por
dc.subjectmovimento crespos\cacheados;por
dc.subjectcartilha educativa;por
dc.subjecthistory teaching;eng
dc.subjectethnic-racial education;eng
dc.subjectcrespos/cacheados movement;eng
dc.subjecteducational booklet.eng
dc.subject.cnpqHistória do Brasilpor
dc.titleEducação para as relações étnico raciais com o movimento crespos/cacheados em Caxias-MApor
dc.title.alternativeEducation for ethnic-racial relations with the curly/curly movement in Caxias-MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDILENE ROCHA DE ABREU.pdfDissertação de Mestrado23,29 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.