Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5721
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | ABREU, Edilene Rocha de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1668652646355119 | por |
dc.contributor.advisor1 | CARVALHO, Marcelo Pagliosa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8902868735068017 | por |
dc.contributor.referee1 | CARVALHO, Marcelo Pagliosa | - |
dc.contributor.referee2 | BARBOSA, Viviane de Oliveira | - |
dc.contributor.referee3 | BORRALHO, José Henrique de Paula | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-04T19:17:30Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-27 | - |
dc.identifier.citation | ABREU, Edilene Rocha de.Educação para as relações étnico raciais com o movimento crespos/cacheados em Caxias-Ma.2024. 133 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 133 f. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5721 | - |
dc.description.resumo | Educação para as relações étnico-raciais é uma maneira de contribuir para uma sociedade inclusiva, principalmente quando relacionada com as experiências dos próprios alunos e por abranger ações que valorizem a autoestima e o empoderamento. O objetivo desta pesquisa é possibilitar meios de dialogar e aprender com o movimento negro, tendo como foco a estética e a corporeidade negra como símbolo de resistência em uma sociedade que, ainda, mantém padrões definidos pelo processo de colonização. Dessa forma, o ensino amplia o foco do currículo escolar de uma história eurocêntrica para uma história do Brasil que valorize sua diversidade cultural, contemplando o que diz a Lei nº 10.639, de 2003 que altera a Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira. Nesse sentido, buscamos estreitar os laços da escola com o movimento negro, trocando experiências com o Movimento Crespos\Cacheados da cidade de Caxias – MA, que realiza um trabalho com a juventude negra. Para demonstrar a aplicabilidade desta pesquisa, será produzida uma cartilha sobre educação étnico-racial que servirá como sugestão de material educativo para os professores de história do ensino médio. | por |
dc.description.abstract | Education for ethnic-racial relations is a way to contribute to an inclusive society, especially when related to the experiences of the students themselves and by encompassing actions that value self-esteem and empowerment. The aim of this research is to provide means of dialogue and learning with the black movement, focusing on black aesthetics and corporeality as symbols of resistance in a society that still maintains standards defined by the colonization process. In this way, teaching expands the focus of the school curriculum from a Eurocentric history to a history of Brazil that values its cultural diversity, in accordance with Law 10639 of 2003, which amends Law 9394/96 (Law of Guidelines and Bases of National Education) on the teaching of Afro-Brazilian history and culture. In this sense, we seek to strengthen the ties between the school and the black movement, exchanging experiences with the Crespos/Cacheados Movement in the city of Caxias – MA, which works with black youth. To demonstrate the applicability of this research, a booklet on ethnic-racial education will be produced as a suggested educational material for high school history teachers. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2024-12-04T19:17:30Z No. of bitstreams: 1 EDILENE ROCHA DE ABREU.pdf: 23849783 bytes, checksum: f05a13f117f05ee9ccdc5cc443a4914e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-12-04T19:17:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EDILENE ROCHA DE ABREU.pdf: 23849783 bytes, checksum: f05a13f117f05ee9ccdc5cc443a4914e (MD5) Previous issue date: 2024-06-27 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | COORDENACAO DO CURSO DE ESTUDOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS/DCCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | ensino de História; | por |
dc.subject | educação étnico-racial; | por |
dc.subject | movimento crespos\cacheados; | por |
dc.subject | cartilha educativa; | por |
dc.subject | history teaching; | eng |
dc.subject | ethnic-racial education; | eng |
dc.subject | crespos/cacheados movement; | eng |
dc.subject | educational booklet. | eng |
dc.subject.cnpq | História do Brasil | por |
dc.title | Educação para as relações étnico raciais com o movimento crespos/cacheados em Caxias-MA | por |
dc.title.alternative | Education for ethnic-racial relations with the curly/curly movement in Caxias-MA | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EDILENE ROCHA DE ABREU.pdf | Dissertação de Mestrado | 23,29 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.