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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5717
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE ÁLGEBRA NO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: um caminho didático-pedagógico em uma escola pública estadual do Maranhão |
Título(s) alternativo(s): | TEACHING-LEARNING-ASSESSMENT OF ALGEBRA IN THE SEVENTH YEAR OF ELEMENTARY EDUCATION THROUGH PROBLEM SOLVING: A didactic-pedagogical approach in a public school in the state of Maranhão |
Autor: | MARTINS, Ana Célia de Jesus |
Primeiro orientador: | COSTA, Manoel dos Santos |
Primeiro membro da banca: | COSTA, Manoel dos Santos |
Segundo membro da banca: | NERES, Raimundo Luna |
Terceiro membro da banca: | JUSTULIN, Andresa Maria |
Quarto membro da banca: | CRUZ, Maria do Carmo Alves da |
Quinto membro da banca: | ALLEVATO, Norma Suely Gomes |
Resumo: | O presente trabalho teve origem na minha trajetória como professora da Educação Básica (Ensinos Fundamental e Médio) e, ainda, do meu interesse em conhecer novas possibilidades para ensinar Matemática que promovam uma melhor aprendizagem aos estudantes. Desse modo, o objetivo desta pesquisa foi investigar como ocorrem os processos de ensino, aprendizagem e avaliação em relação aos objetos de conhecimento envolvendo a Álgebra com os estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental por meio da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, conforme proposto pelas pesquisadoras Lourdes de la Rosa Onuchic e Norma Suely Gomes Allevato. O estudo oferece um panorama histórico do ensino de Álgebra no Brasil, abordando sua evolução, e discute estratégias para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos dados foram construídos por meio de questionários, da observação participante e da análise documental nas resoluções escritas dos estudantes aos problemas propostos, e nas respostas dadas pela professora nos questionários. A pesquisa revelou que a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas foi fundamental para motivar os estudantes na construção de sua aprendizagem, transformando-os de agentes passivos em participantes ativos e investigativos. Além disso, a Resolução de Problemas mostrou-se uma boa ferramenta para a avaliação, permitindo que a professora acompanhasse o progresso e as dificuldades dos estudantes e planejasse aulas futuras. O produto educacional resultante da pesquisa é um e-book (livro eletrônico) que engloba a sequência didática e os problemas propostos, baseados na metodologia estudada, que pode ser utilizado para promover uma aprendizagem mais efetiva e envolvente da Álgebra no Ensino Fundamental. Concluiu-se que essa abordagem contribuiu significativamente para uma boa compreensão dos conceitos e procedimentos algébricos. |
Abstract: | This work originated from my trajectory as a teacher in Basic Education (Elementary and High School) and from my interest in exploring new possibilities for teaching Mathematics that promote better learning for students. Thus, the objective of this research was to investigate how the processes of teaching, learning, and assessment occur in relation to knowledge objects involving Algebra with seventh-grade students of Elementary School through the Teaching-Learning-Assessment Methodology of Mathematics through Problem Solving, as proposed by researchers Lourdes de la Rosa Onuchic and Norma Suely Gomes Allevato. The study provides a historical overview of Algebra teaching in Brazil, addressing its evolution, and discusses strategies for the development of algebraic thinking. Therefore, it is qualitative research, whose data were constructed through questionnaires, participant observation, and document analysis of students' written solutions to the proposed problems, and the responses given by the teacher in the questionnaires. The research revealed that the Teaching-Learning-Assessment Methodology of Mathematics through Problem Solving was fundamental in motivating students in building their learning, transforming them from passive agents into active and investigative participants. Furthermore, Problem Solving proved to be a good tool for assessment, allowing the teacher to monitor students' progress and difficulties and to plan future lessons. The educational product resulting from the research is an e-book, which includes the didactic sequence and the proposed problems, based on the studied methodology, which can be used to promote a more effective and engaging learning of Algebra in Elementary School. It was concluded that this approach significantly contributed to a good understanding of algebraic concepts and procedures. |
Palavras-chave: | Educação Matemática; Ensino de Álgebra; Ensino Fundamental; Resolução de Problemas Mathematics Education; Teaching of Algebra; Elementary School Problems Solving |
Área(s) do CNPq: | Ensino-Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Citação: | MARTINS, Ana Célia de Jesus. Ensino-aprendizagem-avaliação de álgebra no sétimo ano do ensino fundamental através da resolução de problemas: Um caminho didático-pedagógico em uma escola pública estadual do Maranhão. 2024. 148 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5717 |
Data de defesa: | 28-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ANA CÉLIA DE JESUS MARTINS.pdf | Dissertação de Mestrado | 6,9 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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