Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5712
Tipo do documento: Dissertação
Título: A implementação das diretrizes curriculares da Educação do Campo no munícipio de Coroatá, Maranhão
Título(s) alternativo(s): The implementation of Rural Education curricular guidelines in the municipality of Coroatá, Maranhão
Autor: SÁ, Marcelo Freitas de 
Primeiro orientador: ZAPAROLI, Witembergue Gomes
Primeiro coorientador: BARROSO, Betania Oliveira
Primeiro membro da banca: ZAPAROLI, Witembergue Gomes
Segundo membro da banca: BARROSO, Betania Oliveira
Terceiro membro da banca: OLIVEIRA, Ubiratan Francisco de
Quarto membro da banca: CARVALHO, Herli de Sousa
Quinto membro da banca: ANDRADE, Francisco do Livramento
Resumo: Esta pesquisa propõe-se analisar a implementação das Diretrizes Curriculares da Educação do Campo no município de Coroatá, Maranhão, especificamente, no Polo Alto Alegre dos Maranhenses, assim dialogando a partir de uma concepção de educação como um direito específico, sobretudo, aos sujeitos/as que vivem no/do campo. A Educação do Campo é resultado das lutas e resistências dos Movimentos Sociais, surgiu no chão dos acampamentos e assentamentos da reforma agrária como uma proposta educativa diferenciada, germinada a partir de um processo contra hegemônico, diferenciando-se da educação rural ou educação para o campo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo um enfoque metodológico nas concepções do Materialismo Histórico Dialético, assim privilegiamos a pesquisa-ação como estratégia para construção dos dados sobre o universo pesquisado. O aporte teórico contou com as contribuições de autores/as filiados/as a presente temática, dialogando sobre Educação do Campo como espaço de resistência (Coutinho; Muniz, 2012), seu contexto e origem (Caldart, 2012), acerca da sua prática pedagógica (Reis, 2006) e no que diz respeito aos saberes necessários à prática docente, a leitura de mundo e emancipação política (Freire,1989; 1992; 1996). Além desses, dialogamos sobre a ocupação do saber com Outras Pedagogias (Arroyo, 2014) e interculturalidade crítica (Candau, 2003, 2008, 2009). A analise documental, das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo, aprovadas em 2001 e institucionalizadas em 2002 passou a referenciar nossos estudos, na tentativa de compreender os avanços e as limitações da política educacional brasileira a partir da sua efetivação ou não nas escolas camponesas, seja por meio das práticas educativas e da elaboração dos Projetos Políticos-Pedagógicos. A pesquisa de campo no referido polo contou com a participação do Coordenador Geral da Educação do Campo do município de Coroatá através da entrevista semiestruturada, em seguida, foi realizada a Observação Participante nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental e da comunidade escolar pertencente a esse polo. E por último, a realização de 05 (cinco) encontros mediante as rodas de conversas, com base nos Círculos de Cultura, explorando os achados da pesquisa, tendo em vista a aproximação entre o fazer pedagógico aos saberes e fazeres populares. Os partícipes da pesquisa passaram a dialogar e refletir sobre a realidade das escolas do campo, identificando os principais desafios existentes e construindo as possibilidades para a efetivação dos direitos à educação específica. Portanto, constatamos que a implementação das diretrizes curriculares da Educação do Campo no município de Coroatá foi feita a partir da força da lei, sendo aprovada uma Lei Municipal que passou a nortear a organização e funcionamento das escolas camponesas. Todavia, apesar dessa legislação aprovada, não foi o suficiente para evitar o fechamento das escolas e garantir os direitos ao transporte e merenda escolar de forma satisfatória. Há conquistas notáveis, como a substituição dos barracões por escolas de alvenaria, melhorando a estrutura dos prédios escolares com a construção de salas de informática, por exemplo. Diante desses resultados, passamos a construir algumas proposições, a promoção de práticas educativas interculturais alinhadas as especificidades desse território tão singular, reconhecendo os aspectos históricos, a luta pela terra e as resistências culturais, portanto as questões do cotidiano escolar que são diversas, valiosas e de grandes significações para os/as sujeitos/as do campo.
Abstract: This research proposes to analyze the implementation of the Rural Education Curricular Guidelines in the municipality of Coroatá, Maranhão, specifically, in the Polo Alto Alegre dos Maranhenses, thus dialoguing from a conception of education as a specific right, above all, to the subjects/ those who live in/from the countryside. Rural Education is the result of the struggles and resistance of Social Movements, it emerged on the ground in camps and agrarian reform settlements as a differentiated educational proposal, germinated from a counter hegemonic process, differentiating itself from rural education or education for the countryside. This is a qualitative research, with a methodological focus on the concepts of Dialectic Historical Materialism, thus we privilege action research as a strategy for constructing data about the universe researched. The theoretical contribution included the contributions of authors affiliated with this theme, discussing Rural Education as a space of resistance (Coutinho; Muniz, 2012), its context and origin (Caldart, 2012), about its pedagogical practice (Reis, 2006) and with regard to the knowledge necessary for teaching practice, reading the world and political emancipation (Freire, 1989; 1992; 1996). In addition to these, we discussed the occupation of knowledge with Other Pedagogies (Arroyo, 2014) and critical interculturality (Candau, 2003, 2008, 2009). The documentary analysis of the Operational Guidelines for Basic Education in Rural Schools, approved in 2001 and institutionalized in 2002, began to reference our studies, in an attempt to understand the advances and limitations of Brazilian educational policy based on its implementation or not in the peasant schools, whether through educational practices and the elaboration of Political-Pedagogical Projects. The field research at the aforementioned hub included the participation of the General Coordinator of Rural Education in the municipality of Coroatá through semi-structured interviews, followed by Participant Observation in the classes of the initial years of Elementary School and the school community belonging to this pole. And finally, the holding of 05 (five) meetings through conversation circles, based on Culture Circles, exploring the research findings, with a view to bringing pedagogical practices closer to popular knowledge and practices. The research participants began to dialogue and reflect on the reality of rural schools, identifying the main existing challenges and building possibilities for realizing the rights to specific education. Therefore, we found that the implementation of Rural Education curricular guidelines in the municipality of Coroatá was carried out through the force of law, with a Municipal Law being approved that began to guide the organization and operation of peasant schools. However, despite this approved legislation, it was not enough to avoid the closure of schools and guarantee the rights to transport and school meals in a satisfactory manner. There are notable achievements, such as replacing barracks with masonry schools, improving the structure of school buildings with the construction of computer rooms, for example. Given these results, we began to build some propositions, the promotion of intercultural educational practices aligned with the specificities of this unique territory, recognizing the historical aspects, the struggle for land and cultural resistance, therefore the issues of everyday school life that are diverse, valuable and of great significance for the subjects of the field.
Palavras-chave: Educação do campo;
política educacional;
práticas educativas;
saberes e fazeres populares.
rural Education;
educational policy;
educational practices;
popular knowledge and practices.
Área(s) do CNPq: Planejamento e Avaliação Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED
Citação: SÁ, Marcelo Freitas de. A implementação das diretrizes curriculares da Educação do Campo no munícipio de Coroatá, Maranhão. 2024. 1941 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas - PPGEPE) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5712
Data de defesa: 16-Out-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E PRÁTICAS EDUCATIVAS – PPGEPE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcelo_Sa.pdfDissertação de Mestrado2,82 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.