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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Dayse Costa dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5261811308015412por
dc.contributor.advisor1AMORIM, Elisangela Santos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3306324046955974por
dc.contributor.referee1AMORIM, Elisângela Santos de-
dc.contributor.referee2NUNES, Antonio de Assis Cruz-
dc.contributor.referee3CARVALHO, Herli de Sousa-
dc.contributor.referee4SILVA, Marileia Santos Cruz da-
dc.contributor.referee5FRAZÃO, Maria das Dores Cardoso-
dc.date.accessioned2024-12-04T11:38:49Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Dayse Costa dos.Práticas educativas antirracistas na educação infantil: Um estudo na Unidade de Educação Básica (UEB) Sofia Silva em São Luís do Maranhão. 2023. 194 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5708-
dc.description.resumoEsta pesquisa trata das práticas educativas antirracistas de professoras na educação infantil, tendo como lócus a instituição Unidade de Educação Básica (UEB) Sofia Silva, pertencente ao município de São Luís do Maranhão. O trabalho desenvolveu-se a partir da seguinte questão problematizadora: como as práticas educativas de professoras da educação infantil podem contribuir para uma educação antirracista? A partir de então, surgiu o objetivo geral da pesquisa que se delimita em investigar as práticas educativas antirracistas de professoras da educação infantil, com vista a desenvolver um caderno com orientações didáticas e pedagógicas à luz da Lei de nº 10.639/2003 na Unidade de Educação Básica Sofia Silva. Para alcançar os objetivos de pesquisa, a Dissertação foi dividida em três seções: bibliográfica, empírica e uma proposta de aplicabilidade. Na seção bibliográfica, descrevemos a Educação de crianças no Brasil, a institucionalização da educação infantil no Brasil e a formação de professores para as Relações Étnico-Raciais. Na seção empírica, ponderamos sobre a caracterização da UEB Sofia Silva, o caminho da metodologia da pesquisa, os seus resultados e as análises e interpretações dos sujeitos da pesquisa. A metodologia foi de natureza aplicada, como método de procedimento utilizamos o estudo de caso, como foco na abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, utilizamos a observação não participante e as entrevistas semiestruturadas com as professoras da educação infantil, a gestora e a coordenadora pedagógica. Os resultados foram organizados em quadros de respostas e analisados com base no referencial teórico, a partir deles foi possível entender que praticar uma educação antirracista é um desafio, já que exige uma mudança profunda na forma como pensamos, nos relacionamos e ensinamos, e que os professores e professoras precisam aprofundar seus conhecimentos sobre a temática para uma melhor compreensão. A seguir, apresentamos uma proposta de produto educacional, por meio do Caderno de Orientações Didáticas, intitulado: “Práticas educativas antirracistas na educação infantil à luz da Lei de nº 10.639/03”. O produto contém estratégias lúdicas para a educação infantil, destacam-se, brincadeiras, contação de histórias, além de narrativas que trazem os negros como protagonistas para os professores e professoras usarem dentro de suas realidades em sala. Concluímos, por meio da pesquisa materializada no Caderno de Orientações Didáticas, que o trabalho possui grande relevância para população afro-maranhense, podendo ser inserido em espaços escolares em atendimento à Lei de nº 10.639/03.por
dc.description.abstractThis research deals with the anti-racist educational practices of teachers in early childhood education, focusing on the school Unidade de Educação Básica (UEB) Sofia Silva school, belonging to the municipality of São Luís (MA). It developed from the following problematizing question: how can the educational practices of early childhood education teachers contribute to an anti-racist education? So, the general objective of the research emerged, which is investigating the anti-racist educational practices of early childhood education teachers in order to develop a notebook with didactic and pedagogical guidelines based on law n°. 10.639 / 2003 at the Unidade de Educação Básica Sofia Silva. To achieve the research objectives, the work was divided in three chapters: bibliographic, empirical, and a proposal for applicability. In the bibliographic part, we described children's education in Brazil, the institutionalization of early childhood education, and teacher training for Ethnic-Racial Relations. In the empirical part, we discussed the characterization of UEB Sofia Silva, the methodology of the research, and the results with the analysis and interpretations of the research subjects. The methodology, pplied nature, with a case study as the procedure method, a qualitative approach, and non-participant observation and semi- structured interviews with early childhood education teachers as data collection techniques. The results were organized into response tables and analyzed based on the theoretical framework, which made it possible to understand that practicing na anti-racist education is a challenge, because requires a deep change about how we think, relate, and teach, and that teachers need to deepen their knowledge on the subject for a better understanding. Afterwards, a proposal for an educational product was presented, through the Didactic Guidelines Notebook, with the name: "Anti-racist educational practices in early childhood education based on the law n°. 10.639 / 03", it contains playful strategies for early childhood education, such as games, storytelling, as well as the incorporation of narratives that bring black people as protagonists for teachers using within their realities in the classroom. We conclude, based in research materialized in the Didactic Guidelines Notebook, the work has a strong contribution as an ethnic and cultural instrument of the Afro-Maranhense population, which can be inserted in school spaces in compliance with law n°. 10.639/03.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2024-12-04T11:38:49Z No. of bitstreams: 1 DAYSE COSTA DOS SANTOS.pdf: 85332850 bytes, checksum: 93909b53cfef34df070df246115a4304 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-04T11:38:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DAYSE COSTA DOS SANTOS.pdf: 85332850 bytes, checksum: 93909b53cfef34df070df246115a4304 (MD5) Previous issue date: 2023-10-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPráticas educativas;por
dc.subjectAntirracismo;por
dc.subjectEducação infantil;por
dc.subjectProfessoraspor
dc.subjectEducational practices;eng
dc.subjectAnti-racism;eng
dc.subjectEarly childhood education;eng
dc.subjectTeacherseng
dc.subject.cnpqSociologia da Educaçãopor
dc.titlePRÁTICAS EDUCATIVAS ANTIRRACISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo na Unidade de Educação Básica (UEB) Sofia Silva em São Luís do Maranhãopor
dc.title.alternativeANTI-RACIST EDUCATIONAL PRACTICES IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: A study at the Sofia Silva Basic Education Unit (UEB) in São Luís do Maranhãoeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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