Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5707
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDIAS, Carlos Augusto Fonseca-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1017615531465302por
dc.contributor.advisor1DINIZ, Eduardo Moraes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6228162885454555por
dc.contributor.referee1DINIZ, Eduardo Moraes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6228162885454555por
dc.contributor.referee2GARCEZ, Karl Mark Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0520333964501504por
dc.contributor.referee3COUTINHO, Samir Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4815029478533461por
dc.date.accessioned2024-12-04T10:41:24Z-
dc.date.issued2023-02-03-
dc.identifier.citationDIAS, Carlos Augusto Fonseca. Programa Modellus como ferramenta didática no ensino do lançamento oblíquo com atrito dinâmico. 2023. 139 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5707-
dc.description.resumoAtualmente nos deparamos com a evolução cada vez mais rápida da tecnologia, e a introdução das tecnologias no âmbito educacional é uma realidade e a escola deve acompanhar esse desenvolvimento. Assim, destaca-se a importância do uso da tecnologia, principalmente com o uso de aplicativos e softwares, como uma ferramenta de trabalho útil e necessário para que haja uma aprendizagem significativa, e melhore a relação entre alunos e professores. Dessa forma, este trabalho possui o objetivo de utilizar as tecnologias educacionais para explicar conceitos físicos de lançamento oblíquo com força de atrito dinâmico, e assim, contribuir para melhorar o processo de ensino e aprendizagem, além de mostrar aos alunos e professores a viabilidade do uso da simulação e modelagem computacional no ensino de Física. No campinho para cumpri-los, surge o questionamento: os resultados obtidos são superiores ao método tradicional de ensino? Para verificar esta viabilidade foi elaborado um produto educacional. Este produto é um guia prático de como utilizar o software Modellus para simulação e também modelagem computacional. Foi aplicado um questionário avaliativo em ambas as turmas, teste (onde o produto educacional foi desenvolvido) e controle (onde não houve desenvolvimento do produto educacional), o questionário de satisfação foi aplicado apenas na turma teste, a fim de responder o questionamento: a satisfação dos alunos com o uso das simulações é maior do que com o método de ensino tradicional? Após a aplicação do produto, a maioria dos alunos da turma teste demonstrou compreender melhor os conceitos básicos para este tipo de movimento. Ao final foi possível observar que o uso de computadores, bem como o uso do software Modellus para simular e modelar eventos físicos, além de facilitar o processo de ensino e aprendizagem, também tornam as aulas mais divertidas e dinâmicas. Dessa forma o aluno passa a ser o construtor do seu conhecimento tornando o aprendizado mais significativo.por
dc.description.abstractCurrently, we are faced with the increasingly rapid evolution of technology, and the introduction of technologies in the educational field is a reality and the school must follow this development. Thus, the importance of using technology is highlighted, especially with the use of applications and software, as a useful and necessary work tool for meaningful learning and to improve the relationship between students and teachers. Thus, this work has the objective of using educational technologies to explain physical concepts of oblique launch with dynamic friction force, and thus, contribute to improving the teaching and learning process, in addition to showing students and teachers the feasibility of using simulation and computational modeling in Physics teaching. In the field of fulfilling them, the question arises: are the results obtained superior to the traditional teaching method? To verify this viability, an educational product was elaborated. This product is a practical guide on how to use Modellus software for simulation and also computational modeling. An evaluative questionnaire was applied in both groups, test (where the educational product was developed) and control (where there was no development of the educational product), the satisfaction questionnaire was applied only in the test group, in order to answer the question: Is student satisfaction with the use of simulations greater than with the traditional teaching method? After applying the product, most students in the test group demonstrated a better understanding of the basic concepts for this type of movement. In the end, it was possible to observe that the use of computers, as well as the use of Modellus software to simulate and model physical events, in addition to facilitating the teaching and learning process, also make classes more fun and dynamic. In this way, the student becomes the builder of his knowledge, making learning more meaningful.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2024-12-04T10:41:24Z No. of bitstreams: 1 CARLOSAUGUSTOFONSECADIAS.pdf: 3238295 bytes, checksum: 699eb7849ef70342d6640aba7bbcf0c3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-04T10:41:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARLOSAUGUSTOFONSECADIAS.pdf: 3238295 bytes, checksum: 699eb7849ef70342d6640aba7bbcf0c3 (MD5) Previous issue date: 2023-02-03eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino de física;por
dc.subjectmodelagem computacional;por
dc.subjectlançamento oblíquo;por
dc.subjectresistência do ar;por
dc.subjectModellus.por
dc.subjectphysics teaching;eng
dc.subjectcomputational modeling;eng
dc.subjectoblique launching;eng
dc.subjectair resistance;eng
dc.subjectModellus.eng
dc.subject.cnpqFísicapor
dc.subject.cnpqEnsinopor
dc.titlePrograma Modellus como ferramenta didática no ensino do lançamento oblíquo com atrito dinâmicopor
dc.title.alternativeModellus Program as a didactic tool in teaching throwing oblique with dynamic frictioneng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLOSAUGUSTOFONSECADIAS.pdfDissertação de Mestrado3,16 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.