Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5707
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Programa Modellus como ferramenta didática no ensino do lançamento oblíquo com atrito dinâmico |
Título(s) alternativo(s): | Modellus Program as a didactic tool in teaching throwing oblique with dynamic friction |
Autor: | DIAS, Carlos Augusto Fonseca ![]() |
Primeiro orientador: | DINIZ, Eduardo Moraes |
Primeiro membro da banca: | DINIZ, Eduardo Moraes |
Segundo membro da banca: | GARCEZ, Karl Mark Silva |
Terceiro membro da banca: | COUTINHO, Samir Silva |
Resumo: | Atualmente nos deparamos com a evolução cada vez mais rápida da tecnologia, e a introdução das tecnologias no âmbito educacional é uma realidade e a escola deve acompanhar esse desenvolvimento. Assim, destaca-se a importância do uso da tecnologia, principalmente com o uso de aplicativos e softwares, como uma ferramenta de trabalho útil e necessário para que haja uma aprendizagem significativa, e melhore a relação entre alunos e professores. Dessa forma, este trabalho possui o objetivo de utilizar as tecnologias educacionais para explicar conceitos físicos de lançamento oblíquo com força de atrito dinâmico, e assim, contribuir para melhorar o processo de ensino e aprendizagem, além de mostrar aos alunos e professores a viabilidade do uso da simulação e modelagem computacional no ensino de Física. No campinho para cumpri-los, surge o questionamento: os resultados obtidos são superiores ao método tradicional de ensino? Para verificar esta viabilidade foi elaborado um produto educacional. Este produto é um guia prático de como utilizar o software Modellus para simulação e também modelagem computacional. Foi aplicado um questionário avaliativo em ambas as turmas, teste (onde o produto educacional foi desenvolvido) e controle (onde não houve desenvolvimento do produto educacional), o questionário de satisfação foi aplicado apenas na turma teste, a fim de responder o questionamento: a satisfação dos alunos com o uso das simulações é maior do que com o método de ensino tradicional? Após a aplicação do produto, a maioria dos alunos da turma teste demonstrou compreender melhor os conceitos básicos para este tipo de movimento. Ao final foi possível observar que o uso de computadores, bem como o uso do software Modellus para simular e modelar eventos físicos, além de facilitar o processo de ensino e aprendizagem, também tornam as aulas mais divertidas e dinâmicas. Dessa forma o aluno passa a ser o construtor do seu conhecimento tornando o aprendizado mais significativo. |
Abstract: | Currently, we are faced with the increasingly rapid evolution of technology, and the introduction of technologies in the educational field is a reality and the school must follow this development. Thus, the importance of using technology is highlighted, especially with the use of applications and software, as a useful and necessary work tool for meaningful learning and to improve the relationship between students and teachers. Thus, this work has the objective of using educational technologies to explain physical concepts of oblique launch with dynamic friction force, and thus, contribute to improving the teaching and learning process, in addition to showing students and teachers the feasibility of using simulation and computational modeling in Physics teaching. In the field of fulfilling them, the question arises: are the results obtained superior to the traditional teaching method? To verify this viability, an educational product was elaborated. This product is a practical guide on how to use Modellus software for simulation and also computational modeling. An evaluative questionnaire was applied in both groups, test (where the educational product was developed) and control (where there was no development of the educational product), the satisfaction questionnaire was applied only in the test group, in order to answer the question: Is student satisfaction with the use of simulations greater than with the traditional teaching method? After applying the product, most students in the test group demonstrated a better understanding of the basic concepts for this type of movement. In the end, it was possible to observe that the use of computers, as well as the use of Modellus software to simulate and model physical events, in addition to facilitating the teaching and learning process, also make classes more fun and dynamic. In this way, the student becomes the builder of his knowledge, making learning more meaningful. |
Palavras-chave: | ensino de física; modelagem computacional; lançamento oblíquo; resistência do ar; Modellus. physics teaching; computational modeling; oblique launching; air resistance; Modellus. |
Área(s) do CNPq: | Física Ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCET |
Citação: | DIAS, Carlos Augusto Fonseca. Programa Modellus como ferramenta didática no ensino do lançamento oblíquo com atrito dinâmico. 2023. 139 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5707 |
Data de defesa: | 3-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARLOSAUGUSTOFONSECADIAS.pdf | Dissertação de Mestrado | 3,16 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.