Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5706
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDUARTE, Elias Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6790641490661265por
dc.contributor.advisor1VELÁZQUEZ CASTELLANOS, Samuel Luis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5639830901440817por
dc.contributor.referee1VELÁZQUEZ CASTELLANOS , Samuel Luis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5639830901440817por
dc.contributor.referee2NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5387293048319734por
dc.contributor.referee3CASTRO, César Augusto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2060977814636465por
dc.date.accessioned2024-12-03T19:53:35Z-
dc.date.issued2024-04-08-
dc.identifier.citationDUARTE, Elias Martins. As bases da educação adventista e a escola nova no Maranhão (1920-1930). 2024. 144 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5706-
dc.description.resumoA última década da primeira república representou um período de significativas mudanças em diversos setores da sociedade devido a profundas transformações políticas, econômicas e sociais, seja pelas instabilidades e turbulências, seja pela esperança de se renovar as instituições; período em que o ensino tradicional sofre variações em função de uma escola nova que propôs novo modelo de escolarização correspondente às novas necessidades e especificidades do homem moderno. Problematiza-se neste estudo, que está vinculado ao Programa de Pós- Graduação em Educação da UFMA e inserido na linha de pesquisa História, Políticas Educacionais, Trabalho e Formação humana, em que medida os ideais da escola nova no Brasil fizeram ressonância nos primórdios da educação adventista no Maranhão, uma vez que a difusão de escolas primárias de dita ordem no período por tudo o país é evidente, segundo os sinais que marcaram sua instauração entre 1920-1930? Objetiva-se compreender o nível de ressonância dos ideais da escola nova nos primórdios da educação adventista no Maranhão, em função de aspectos correlatos identificados, ao garimpar-se indícios do projeto educacional adventista no Maranhão e elencar-se aspectos que incidiram na sua tardia operacionalização, além da identificação de ideais da escola nova que possam ter interferido na sua institucionalização como cultura escolar específica. Utilizam-se os pressupostos teórico- metodológicos da História Cultural e se sustenta a análise na discussão de seus no três eixos indissociáveis, tendo as pesquisas bibliográfica e a documental como suportes: pela primeira, avalia-se a relação possível entre a escola nova e a escola adventista, a partir da categoria figuração de Elias (2001) e do modelo polemológico de Certeau (1998); pela segunda, garimpa- se dados da Revista Mensal (1908-1931), principal veículo de imprensa dos adventistas no período, e dos jornais O Imparcial (1926-1946), o Diário de São Luís (1920-1949) e o Pacotilha (1910-1938). Os resultados da pesquisa indicam que o cenário educacional no Maranhão durante o período refletia as práticas inovadoras da Escola Nova que em outros contextos havia possibilitado que a Escola Adventista, que compartilhava ideais semelhantes, se estabelecesse mais facilmente; porém apesar da convergência destes princípios, o estabelecimento da escola adventista no Maranhão enfrentou outros desafios devido à necessidade de uma estrutura organizacional específica. Conclui-se que após um período de preparação, os adventistas conseguiram integrar com sucesso suas práticas educacionais, evidenciando a complexidade na implementação de projetos educacionais em contextos históricos diversos.por
dc.description.abstractThe last decade of the first republic represented a period of significant changes in various sectors of society due to profound political, economic, and social transformations, whether due to instabilities and turbulence, or due to the hope of renewing institutions; period in which traditional education undergoes variations due to a new school that proposed a new schooling model corresponding to the new necessities and specificities of modern man. This study, which is linked to the Postgraduate Program in Education at UFMA and inserted in the line of research History, Educational Politics, Work and Human Training, problematizes the extent to which the ideals of the new school in Brazil resonated in the beginnings of Adventist education in Maranhão, since the spread of primary schools of this type throughout the country during this period is evident, according to the signs that marked their establishment between 1920-1930? The objective is to understand the level of resonance of the ideals of the new school in the beginnings of Adventist education in Maranhão, based on related aspects identified, by searching for requests from the Adventist educational project in Maranhão and listing aspects that affected its late operationalization, in addition to identifying ideals of the new school that may have interfered with its institutionalization as a specific school culture. The theoretical- methodological assumptions of Cultural History are used and the analysis is supported by the discussion of its three inseparable axes, with bibliographical and documentary research as supports: firstly, the possible relationship between the new school and the Adventist school, based on the figuration category of Elias (2001) and the polemological model of Certeau (1998); for the second, data is collected from Revista Mensal (1908-1931), the main press vehicle for Adventists in the period, and from the newspapers O Imparcial (1926-1946), Diário de São Luís (1920-1949) and Pacotilha (1910-1938). It is concluded that the educational scenario in Maranhão during the period reflected the innovative practices of the Escola Nova that in other contexts had enabled the Adventist School, which shared similar ideals, to establish itself more easily; however, despite the convergence of these principles, the establishment of the Adventist school in Maranhão faced other challenges due to the need for a specific organizational structure. After a period of preparation, Adventists can successfully integrate their educational practices, highlighting the complexity in implementing educational projects in different historical contexts.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2024-12-03T19:53:35Z No. of bitstreams: 1 ELIAS MARTINS DUARTE.pdf: 1901768 bytes, checksum: fca71bfd2d3747acda7b2cdeb5c60143 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-03T19:53:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ELIAS MARTINS DUARTE.pdf: 1901768 bytes, checksum: fca71bfd2d3747acda7b2cdeb5c60143 (MD5) Previous issue date: 2024-04-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscola Adventista maranhense;por
dc.subjectEscola Nova;por
dc.subjectpráticas e saberes;por
dc.subjectPrimeira Repúblicapor
dc.subjectMaranhão Adventist School;por
dc.subjectNew school;por
dc.subjectpractices and knowledge;por
dc.subjectFirst Republicpor
dc.subject.cnpqHistória da Educaçãopor
dc.titleAS BASES DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA E A ESCOLA NOVA NO MARANHÃO (1920-1930)por
dc.title.alternativeTHE BASES OF ADVENTIST EDUCATION AND THE NEW SCHOOL IN MARANHÃO (1920-1930)eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELIAS MARTINS DUARTE.pdfDissertação de Mestrado1,86 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.