Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5694
Tipo do documento: Dissertação
Título: Comunicação no terceiro setor: proposta de um modelo de negócios para organizações com atuação na temática HIV/Aids
Título(s) alternativo(s): Communication in the third sector: proposal for a business model for organizations working on HIV/AIDS
Autor: SANTOS, Oséas Batista dos 
Primeiro orientador: MOURA, Flávia de Almeida
Primeiro coorientador: COSTA, Ramon Bezerra
Primeiro membro da banca: MOURA, Flávia de Almeida
Segundo membro da banca: COSTA, Ramon Bezerra
Terceiro membro da banca: RABELO, Melissa Silva Moreira
Quarto membro da banca: LOBATO, Andrea Teresa Martins
Resumo: Este trabalho consiste em uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, cujo objetivo geral foi o desenvolvimento de um modelo de negócios. Esta ferramenta serviu de base para a criação de iniciativas comunicacionais, destinadas à casa de apoio Acolher, que se constitui no objeto empírico dessa pesquisa. A Acolher é uma organização sem fins lucrativos localizada em São Luís, capital do Maranhão, e possui como foco de atuação a assistência alimentar, psicológica, jurídica e social às pessoas diagnosticadas com o vírus HIV. O modelo de negócios foi desenvolvido a partir do diagnóstico organizacional realizado na Acolher, por meio do Mapa das Crises da Contemporaneidade; e as iniciativas, por sua vez, foram criadas tendo o norteamento metodológico do Modelo para Criação de Iniciativas Contemporâneas (Costa; Rocha, 2022), visando desenvolver ações de enfrentamento ao estigma ainda associado ao HIV e potencializar o alcance de novos públicos da Acolher. Por estar estruturado em uma perspectiva comunicacional, especificamente do campo organizacional, esse trabalho tem como problema de pesquisa o seguinte questionamento: como as ferramentas do processo comunicacional, integradas na estrutura do modelo de negócios, podem auxiliar na criação de iniciativas que contribuam para combater o estigma associado ao HIV do potencial público gerador de receitas financeiras das organizações do Terceiro Setor? Para o alcance dos objetivos destacados, esta pesquisa teve como percurso empírico a realização de entrevistas semiestruturadas com os coordenadores da Acolher e as pessoas que atuam na área de Comunicação da entidade social objeto da pesquisa
Abstract: This work consists of applied research with a qualitative approach, whose general objective is to develop a business model, which served as the basis for the creation of communication initiatives, aimed at the Acolher support house, which constitutes the empirical object of this research. Acolher is a non-profit organization located in São Luís, capital of Maranhão, and its focus is on nutritional, psychological, legal and social assistance for people diagnosed with the HIV virus. The business model, which was developed based on the organizational diagnosis carried out at Acolher through the Map of Contemporary Crises, the initiatives, created using the Model for Creation of Contemporary Initiatives (Costa; Rocha, 2022) as methodological guidance, aims to enhance the reach of the public that generates financial revenue for Acolher, by developing actions to combat the stigma still associated with HIV. Because it is structured from a communicational perspective, specifically from the organizational field, this research has as its research problem the following question: how can communication process tools, integrated into the structure of the business model, help in the creation of initiatives that contribute to combating the stigma associated with HIV from the public potential to generate financial revenue from Third Sector organizations? To achieve the highlighted objectives, this research had as its empirical route the carrying out of semi- structured interviews with the coordinators of Acolher and people who work in the area of Communication of the social entity that is the subject of the research.
Palavras-chave: HIV
Maranhão;
comunicação;
terceiro setor;
modelo de negócios.
HIV;
Maranhão;
communication;
third sector;
business model.
Área(s) do CNPq: Administração
Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO-MESTRADO-PROFISSIONAL/PPGCOM
Citação: SANTOS, Oséas Batista dos. Comunicação no terceiro setor: proposta de um modelo de negócios para organizações com atuação na temática HIV/Aids. 2024. 153 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Comunicação-Mestrado-Profissional/PPGCOM) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5694
Data de defesa: 24-Set-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado Profissional (PPGCOMPRO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OSÉASBATISTADOSSANTOS.pdfDissertação de Mestrado2,82 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.