Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5692
Tipo do documento: Dissertação
Título: MATERNIDADE NEGRA: Um diálogo entre Carolina e Nnu Ego
Título(s) alternativo(s): BLACK MOTHERHOOD: A dialogue between Carolina and Nnu Ego
Autor: FARIAS, Ednólia da Silva 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Rubenil da Silva
Primeiro membro da banca: OLIVEIRA, Rubenil da Silva
Segundo membro da banca: NERIS, Wheriston Silva
Terceiro membro da banca: ALVES, Érica Fernandes
Resumo: Esta dissertação teve por objetivo analisar as representações da maternidade nos romances As Alegrias da Maternidade (2018), de Buchi Emecheta e em Quarto de Despejo: diário de uma favelada (2020), de Carolina Maria de Jesus, sob a perspectiva da literatura comparada e da abordagem dos estudos culturais. Nesse sentido, esta pesquisa constituiu-se também como um espaço para a compreensão das performances e subjetividades das mães negras apresentadas no universo literário e na formação da sociedade por meio de elementos históricos e cartográficos. Para isso, foram usados recortes de textos selecionados por meio deuma revisão literária acerca de temas como: Identidade, maternagem, mulher negra, provedora, apropriando-nos de teoria como Gonzalez (2020); hooks (2019); Bhabha (1999); Hall (2006) e outros. O método usado nas análises foi o comparativista, além do hermenêutico, compreendido a partir da leitura cerrada dos textos teóricos e literários usados neste estudo. A temática das duas obras se entrecruza quando estas trazem questões sobre a cultura patriarcal, a miséria, o trabalho infantil, a liberdade física e psicológica através da educação, a independência da mulher e principalmente sobre a maternidade. Buchi Emecheta apresenta-nos um protótipo do que é ser mulher colonializada em que a mulher é sempre prisioneira da maternidade, pois antes de ser mãe vem o desejo e ao ser mãe, as responsabilidades. Carolina Maria de Jesus traz-nos uma representação da mulher que sofre todo tipo de violência simbólica e preconceitos, além da vida conduzida pelas escolhas feitas,a maior delas, ser mãe solo. Neste sentido, as análises apontam para a existência de uma visãoestereotipada das mães negras e de uma nova categoria de corpo dessas mulheres, a saber o corpo materno, ainda que alguns pesquisadores afirmem que seus comportamentos são definidos pelo corpo subalterno, portanto, mulheres movidas por um só sentimento – ser mãee proteger os seus filhos ainda que se tornem malquistas pela sociedade e por eles.
Abstract: The aim of this dissertation was to analyze the representations of motherhood in the novels The joys of matherhood (2018), by Buchi Emecheta and in Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada (2020), by Carolina Maria de Jesus from the perspective of Comparative Literature and Cultural Studies approaches. In this sense, this research also represented a place to understand the performances and subjectivities of black mothers portrayed in the literary universe and social formation through historical and cartographic elements. Regarding methodology, we applied theories on topics such as: identity, motherhood, black women, providers, by Gonzalez (2020), hooks (2019), Bhabha (1999), Hall (2006), among others. The method used in the analyzes was both hermeneutic and comparative in nature and was understood from a close reading of the theoretical and literary texts selected in this study. The themes present inboth literary works intertwine as they raise questions about patriarchal culture, poverty, child labor, physical and psychological freedom through education, women's independence, and especially motherhood. Buchi Emecheta presents us with a prototype of what it means to be a colonized woman, in which they are always motherhood prisoners because before becoming a mother properly there is the desire, and when one becomes a mother, comes the responsibility. Carolina Maria de Jesus presents us with the portrayal of a woman who suffers from all kinds of symbolic violence and prejudice besides to her life being dictated by the choices she makes, the biggest of which is being a single mother. In this sense, the analyzes suggest the existence of a stereotypical view of black mothers and a new category of these women's bodies, namely the maternal body, even if some researchers claim that their behavior is defined by the subordinate body, therefore, women moved by a unique feeling - being a mother and protecting their children even if they become unpopular in society and among their offspring.
Palavras-chave: Identidades maternas;
Mães negras;
Literatura de autoria feminina negra;
Carolina Maria de Jesus;
Buchi Emecheta
Maternal identities;
Black mothers;
Black Women’s literature;
Carolina Maria de Jesus;
Buchi Emecheta
Área(s) do CNPq: Literatura Brasileira
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS BACABAL/CAMPUS III
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabal
Citação: FARIAS, Ednólia da Silva. Maternidade negra: Um diálogo entre Carolina e Nnu Ego. 2024. 210 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Letras - Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5692
Data de defesa: 21-Fev-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDNÓLIA DA SILVA FARIAS.pdfDissertação de Mestrado2,99 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.