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Tipo do documento: Dissertação
Título: Alunos indígenas da educação superior do Maranhão: entre os caminhos de ações afirmativas e trilhas de diálogos interculturais
Título(s) alternativo(s): Indigenous students in higher education in Maranhão: among the paths of affirmative actions and intercultural dialogue tracks
Autor: LOPES, Márcio Ronald 
Primeiro orientador: SILVA, Ilma Maria de Oliveira
Primeiro membro da banca: SILVA, Ilma Maria de Oliveira
Segundo membro da banca: SOUSA, Kleber Alberto de
Terceiro membro da banca: CARVALHO, Herli de Sousa
Quarto membro da banca: ALMADA, Francisco de Assis Carvalho de
Quinto membro da banca: LIMA, Lilian Castelo Branco de
Resumo: Resistir para existir foi e é o lema dos povos indígenas. Assim, as lutas pelos seus direitos enquanto cidadãos e cidadãs, de culturas específicas e diferenciadas, fazem parte da legislação brasileira. Entre esses direitos destacamos a garantia da educação em todos os níveis de ensino, respeitando os processos próprios de aprendizagem de cada povo. Esta pesquisa analisa os desafios do acesso e da permanência enfrentados por alunos indígenas na Educação Superior nas cidades de Imperatriz e Grajaú, no estado do Maranhão. A referida pesquisa está fundamentada na abordagem qualitativa, por esta oportunizar a compreensão dos significados atribuídos pelos participantes em contextos específicos. Contribuíram com a pesquisa alunos indígenas da Universidade Federal do Maranhão – Imperatriz e Grajaú. Desta última participaram alunos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR. A pesquisa também foi realizada na Faculdade de Educação Santa Terezinha – FEST. Utilizamos a entrevista como instrumento para analisar os desafios no acesso e na permanência dos alunos indígenas nas instituições supracitadas. A pesquisa apontou que as lutas travadas por povos indígenas de outros países da América do Sul, como Colômbia, Peru, México e Bolívia, para o exercício do direito à educação formal contribuíram no contexto histórico de políticas educacionais indígenas do Brasil. Os estudos durante a pesquisa apontaram que, embora a política de cotas para os indígenas exista, nem todas as IES do Brasil têm política que incluam alunos indígenas no acesso e na permanência nas Universidades. A pesquisa apontou que as IES pesquisadas possuem ações afirmativas voltadas ao apoio de alunos indígenas, seja nas fases de ingresso à graduação, em vestibulares e acompanhamento de editais, seja com apoios financeiro e pedagógico durante os períodos de curso. Por fim, foi destacada a existência de preconceito, discriminação e racismo enfrentados por alunos indígenas no ambiente acadêmico, bem como a maneira como eles lidam com essa realidade, buscando (re)construir e (re)significar suas identidades.
Abstract: Resisting to exist was and is the motto of indigenous peoples. Thus, the struggles for their rights as citizens, from specific and differentiated cultures, are already part of Brazilian legislation. Among others, we highlight the guarantee of education at all levels of education, respecting the learning processes of each people. This research analyzes the access and retention challenges faced by indigenous students in Higher Education in the cities of Imperatriz and Grajaú, in the state of Maranhão. This research is based on a qualitative approach, as it provides an opportunity to understand the meanings attributed by participants in specific contexts. Indigenous students from the Federal University of Maranhão – Imperatriz and Grajaú contributed to the research. Students from the National Basic Education Teacher Training Plan – PARFOR participated in the latter. The research was also carried out at the Faculty of Education Santa Terezinha – FEST. We used the interview as an instrument to analyze the challenges in access and retention of indigenous students in the aforementioned institutions. The research pointed out that the struggles waged by indigenous peoples from other South American countries, such as Colombia, Peru, Mexico and Bolivia, to exercise their right to formal education contributed to the historical context of indigenous educational policies in Brazil. Studies during the research showed that, although the quota policy for indigenous people exists, not all HEIs in Brazil have a policy that includes indigenous students in accessing and remaining at Universities. The research showed that the HEIs surveyed have affirmative actions aimed at supporting indigenous students, whether in the stages of admission to graduation, entrance exams and monitoring of notices, or with financial and pedagogical support during the course periods. Finally, the existence of prejudice, discrimination and racism faced by indigenous students in the academic environment was highlighted, as well as the way they deal with this reality, seeking to (re)construct and (re)signify their identities.
Palavras-chave: políticas afirmativas;
alunos indígenas;
diálogos interculturais;
affirmative policies;
indigenous students;
intercultural dialogues.
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED
Citação: LOPES, Márcio Ronald. Alunos indígenas da educação superior do Maranhão: entre os caminhos de ações afirmativas e trilhas de diálogos interculturais. 2023. 118 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas- PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5691
Data de defesa: 27-Out-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

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