Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5682
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | PERFIL DE ATIVIDADE FISICA, ESTADO NUTRICIONAL, SOCIOECONOMICO, ESTRESSE, ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO NA UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE AÇAILÂNDIA |
Título(s) alternativo(s): | PHYSICAL ACTIVITY PROFILE, NUTRITIONAL STATUS, SOCIOECONOMIC, STRESS, ANXIETY AND DEPRESSION IN HIGH SCHOOL TEACHERS AT THE REGIONAL EDUCATION UNIT OF AÇAILÂNDIA |
Autor: | SILVA, Jose Havila Araujo da ![]() |
Primeiro orientador: | NAVARRO, Antonio Coppi |
Primeiro membro da banca: | NAVARRO, Antônio Coppi |
Segundo membro da banca: | NAVARRO, Francisco |
Terceiro membro da banca: | SOUZA, Sergio Augusto Rosa de |
Quarto membro da banca: | ARAÚJO, Marlon Lemos |
Quinto membro da banca: | PIRES, Flavio de Oliveira |
Resumo: | Objetivo: Identificar o perfil do nível de atividade física, o estrato socioeconômico, os níveis de depressão, ansiedade e estresse em professores do ensino médio na Unidade Regional de Educação de Açailândia. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, de campo, de levantamento e transversal, realizada com amostra de 114 professores da Unidade Regional de Educação de Açailândia, com professores de ambos os sexos e de faixa etária entre 21 e 65 anos. A coleta de dados ocorreu nas escolas de forma presencial, mediante a aplicação de questionário, tendo como ferramentas o questionário internacional de atividade física (IPAQ, versão curta), para o estado nutricional o Indice de Massa Corporal (IMC), o questionário socioeconômico da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP), para as variáveis de depressão, ansiedade e estresse foi utilizado um questionário de Depression Anxiety and Stress Scale (DASS-21). Foi realizado uma análise descritiva com apresentação dos dados quantitativos por meio de média e desvio padrão. Resultados: analisada uma amostra de 114 professores da URE Açailândia. De maneira geral, quanto ao nível de atividade física, constatou-se que 29,8% dos professores foram classificados como muito ativos, 20,1% como ativos, 11,4% irregularmente ativos (A), 20,1% irregularmente ativos (B) e 18,4% classificados como sedentários. Em relação ao estado nutricional, a maioria dos professores (54,4%) enquadraram-se dentre da faixa de eutróficos, 25,4% na faixa de sobrepeso e 7,9% obesos. Quanto ao estrato socioeconômico, observou-se que 18,4% dos professores pertencem à Classe A, 22,8% à Classe B1, 40,3% à Classe B2, 15,7% à Classe C1 e 2,6% à Classe C2, não havendo representantes na classe DE. Em relação à depressão, 76,3% dos professores foram classificados como normais, 17,5% apresentaram uma classificação leve e 6,1% mostraram uma forma moderada, sem representantes na forma severa da depressão. No que diz respeito à ansiedade, 64% dos professores foram classificados como normais, 21,9% na forma leve e 12,2% na forma moderada, sem representantes na forma severa de ansiedade. Em relação ao estresse, 69,2% dos professores foram classificados como normais, enquanto 30,7% apresentaram estresse na forma leve, sem representantes nas categorias moderada e severa do estresse. Conclusão: O maior percentual de professores foi de ativos e muito ativos,e o maior percentual encontrado na classificação do estado nutricional correspondeu ao de eutrófico. Foram obtidas porcentagens elevadas de normalidade de estresse, ansiedade e depressão, evidenciando que a maioria dos professores apresentou bons indicadores para as variáveis investigadas. |
Abstract: | Objective: To identify the profile of physical activity level, socioeconomic status, depression, anxiety and stress levels in high school teachers at the Regional Education Unit of Açailândia. Materials and Methods: This is a quantitative, descriptive, field, survey and cross-sectional research, carried out with a sample of 114 teachers from the Regional Education Unit of Açailândia, with teachers of both sexes and aged between 21 and 65 years. Data collection took place in the schools in person, through the application of a questionnaire, using as tools the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ, short version), for nutritional status the Body Mass Index (BMI), the socioeconomic questionnaire of the Brazilian Association of Research Companies (ABEP), for the variables of depression, anxiety and stress a Depression Anxiety and Stress Scale questionnaire (DASS-21) was used. A descriptive analysis was performed, with the presentation of quantitative data by means and standard deviations. Results: a sample of 114 teachers from URE Açailândia was analyzed. In general, regarding the level of physical activity, it was found that 29.8% of the teachers were classified as very active, 20.1% as active, 11.4% irregularly active (A), 20.1% irregularly active (B) and 18.4% classified as sedentary. Regarding nutritional status, most teachers (54.4%) were eutrophic, 25.4% overweight and 7.9% obese. Regarding the socioeconomic stratum, it was observed that 18.4% of the teachers belong to Class A, 22.8% to Class B1, 40.3% to Class B2, 15.7% to Class C1 and 2.6% to Class C2, with no representatives in Class DE. Regarding depression, 76.3% of the teachers were classified as normal, 17.5% had a mild classification and 6.1% showed a moderate form, with no representatives in the severe form of depression. With regard to anxiety, 64% of the teachers were classified as normal, 21.9% in the mild form and 12.2% in the moderate form, with no representatives in the severe form of anxiety. Regarding stress, 69.2% of the teachers were classified as normal, while 30.7% had mild stress, with no representatives in the moderate and severe stress categories. Conclusion: The highest percentage of teachers was active and very active, and the highest percentage found in the classification of nutritional status corresponded to eutrophic. High percentages of normality of stress, anxiety and depression were obtained, showing that most teachers presented good indicators for the variables investigated. |
Palavras-chave: | Atividade física; Saúde mental; Professores de Educação Básica Physical activity; Mental health; Basic Education Teachers |
Área(s) do CNPq: | Educação Física |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBS |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUACAO EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
Citação: | SILVA, Jose Havila Araujo da. Perfil de atividade fisica, estado nutricional, socioeconomico, estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino médio na unidade regional de educação de Açailândia. 2024. 58 f. Dissertação( Programa de Pós-graduacao em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5682 |
Data de defesa: | 24-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
José Havila Araujo da Silva.pdf | Dissertação de Mestrado | 639,09 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.