Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5675
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma proposta didática para o cálculo no ensino médio
Título(s) alternativo(s): A didactic proposal for calculation in high school
Autor: NASCIMENTO, Roger Melo do 
Primeiro orientador: COSTA, José Santana Campos
Primeiro membro da banca: COSTA, José Santana Campos
Segundo membro da banca: SILVA, João de Deus Mendes da
Terceiro membro da banca: REIS, Geílson Mendes dos
Resumo: Neste texto apresento Uma Proposta Didática para o Cálculo a ser aplicada junto aos alunos no Ensino Médio. Justifica-se tal proposta pela dificuldade enfrentada por discentes ao terem o primeiro contato com Cálculo apenas no Ensino Superior, uma vez que esta temática, não vem sendo trabalhada pelos professores por não fazer, oficialmente, parte do currículo da Educação Básica atualmente no Brasil. A proposta inicia apresentando um pouco da história da criação, criadores e desenvolvimento do Cálculo, seguido do estudo do conceito, propriedades e aplicação do Limite, Derivada e Integral na resolução de problemas e finalizando com a aplicação do Cálculo na obtenção da área sob gráficos de funções e Parametrização e Reparametrização de Curvas pelo Comprimento de Arco. Ressalta-se que o objetivo de tal estudo não é a promoção de um curso de Cálculo e sim proporcionar uma aprendizagem significativa acerca da definição e da aplicação da temática abordada, assim, deixo ao longo do texto propostas de atividades e nos apêndices, abordagens mais profundas dessas temáticas e as soluções das atividades a serem desenvolvidas pelos alunos.
Abstract: In this text I present a Didactic Proposal for Calculus to be applied to high school students. This proposal is justified by the difficulty faced by students when having their first contact with Calculus only in Higher Education, since this topic has not been worked on by teachers as it is not officially part of the Basic Education curriculum currently in Brazil. The proposal begins by presenting a little of the history of the creation, creators and development of Calculus, followed by the study of the concept, properties and application of Limit, Derivative and Integral in solving problems and ending with the application of Calculus in obtaining the area under graphs of functions and Parameterization and Reparameterization of Curves by Arc Length. It should be noted that the objective of such a study is not to promote a Calculus course but to provide significant learning about the definition and application of the topic covered, therefore, I leave proposals for activities throughout the text and in the appendices, more these themes and the solutions for the activities to be developed by the students.
Palavras-chave: limite;
derivada;
integral;
limit;
derivative;
integral.
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: NASCIMENTO, Roger Melo do. Uma proposta didática para o cálculo no ensino médio. 2024. 89 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5675
Data de defesa: 12-Set-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RogerMelodoNascimento.pdfDissertação de Mestrado1,29 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.