Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5675
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uma proposta didática para o cálculo no ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | A didactic proposal for calculation in high school |
Autor: | NASCIMENTO, Roger Melo do ![]() |
Primeiro orientador: | COSTA, José Santana Campos |
Primeiro membro da banca: | COSTA, José Santana Campos |
Segundo membro da banca: | SILVA, João de Deus Mendes da |
Terceiro membro da banca: | REIS, Geílson Mendes dos |
Resumo: | Neste texto apresento Uma Proposta Didática para o Cálculo a ser aplicada junto aos alunos no Ensino Médio. Justifica-se tal proposta pela dificuldade enfrentada por discentes ao terem o primeiro contato com Cálculo apenas no Ensino Superior, uma vez que esta temática, não vem sendo trabalhada pelos professores por não fazer, oficialmente, parte do currículo da Educação Básica atualmente no Brasil. A proposta inicia apresentando um pouco da história da criação, criadores e desenvolvimento do Cálculo, seguido do estudo do conceito, propriedades e aplicação do Limite, Derivada e Integral na resolução de problemas e finalizando com a aplicação do Cálculo na obtenção da área sob gráficos de funções e Parametrização e Reparametrização de Curvas pelo Comprimento de Arco. Ressalta-se que o objetivo de tal estudo não é a promoção de um curso de Cálculo e sim proporcionar uma aprendizagem significativa acerca da definição e da aplicação da temática abordada, assim, deixo ao longo do texto propostas de atividades e nos apêndices, abordagens mais profundas dessas temáticas e as soluções das atividades a serem desenvolvidas pelos alunos. |
Abstract: | In this text I present a Didactic Proposal for Calculus to be applied to high school students. This proposal is justified by the difficulty faced by students when having their first contact with Calculus only in Higher Education, since this topic has not been worked on by teachers as it is not officially part of the Basic Education curriculum currently in Brazil. The proposal begins by presenting a little of the history of the creation, creators and development of Calculus, followed by the study of the concept, properties and application of Limit, Derivative and Integral in solving problems and ending with the application of Calculus in obtaining the area under graphs of functions and Parameterization and Reparameterization of Curves by Arc Length. It should be noted that the objective of such a study is not to promote a Calculus course but to provide significant learning about the definition and application of the topic covered, therefore, I leave proposals for activities throughout the text and in the appendices, more these themes and the solutions for the activities to be developed by the students. |
Palavras-chave: | limite; derivada; integral; limit; derivative; integral. |
Área(s) do CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET |
Citação: | NASCIMENTO, Roger Melo do. Uma proposta didática para o cálculo no ensino médio. 2024. 89 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5675 |
Data de defesa: | 12-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RogerMelodoNascimento.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,29 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.