Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5674
Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso da lógica booleana matemática no ensino básico
Título(s) alternativo(s): The use of mathematical Boolean logic in basic education
Autor: SANTOS, Mauro Roberto Rosa dos
Primeiro orientador: ARAÚJO, Valdiane Sales
Primeiro membro da banca: ARAÚJO, Valdiane Sales
Segundo membro da banca: SILVA, Antônio José da
Terceiro membro da banca: CARVALHO, Adecarlos Costa
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo principal explorar e inserir o uso da Lógica Booleana nas aulas de Matemática do Ensino Básico e sua contribuição para o desenvolvimento das habilidades de raciocínio lógico e resolução de problemas em estudantes nessa faixa etária. Para isso traz uma abordagem teórica do assunto e a implementação de um conjunto de tarefas formuladas de forma simples para ajudar os alunos a desenvolverem habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas e raciocínio lógico. Foi apresentado inicialmente uma breve história do surgimento da álgebra booleana matemática, em seguida abordou-se a lógica sentencial matemática explorando definições importantes tais como argumentos, proposições, os princípios básicos da lógica, construção de tabelas verdade, conectivos lógicos, equivalências lógicas, diagramas lógicos e validações de argumentos. Em seguida foi apresentada a Lógica Booleana Matemática, suas propriedades, identidades, teoremas e expressões lógicas. Finalizamos nosso estudo apresentando aplicações voltadas e orientadas para o Ensino Básico Médio e Fundamental.
Abstract: The main objective of this dissertation is to explore and insert the use of Logic Boolean in Basic Education Mathematics classes and its contribution to development of logical reasoning and problem-solving skills in students in this range age. To this end, it brings a theoretical approach to the subject and the implementation of a set of simply formulated tasks to help students develop communication skills critical thinking, problem solving and logical reasoning. It was initially presented a brief history of the emergence of mathematical Boolean algebra, then we discussed mathematical sentential logic exploring important definitions such as arguments, propositions, the basic principles of logic, construction of truth tables, connectives logic, logical equivalences, logical diagrams and argument validations. Right away Mathematical Boolean Logic was presented, its properties, identities, theorems and logical expressions. We conclude our study by presenting applications aimed at for Basic Secondary and Elementary Education.
Palavras-chave: educação matemática;
lógica booleana matemática;
ensino básico;
mathematics education;
boolean logic mathematics;
elementary school.
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: SANTOS, Mauro Roberto Rosa dos. O uso da lógica booleana matemática no ensino básico. 2024.92 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5674
Data de defesa: 8-Mar-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mauro Roberto Rosa dos Santos.pdfDissertação de Mestrado6,73 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.