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Tipo do documento: Dissertação
Título: A DISTOPIA DA UBERIZAÇÃO: Flexibilização e precarização do trabalho nos serviços de delivery e transporte por aplicativos no Brasil a partir de 2014
Título(s) alternativo(s): THE DYSTOPIA OF UBERIZATION: Flexibility and precariousness of work in delivery and transportation services through apps in Brazil since 2014
Autor: GARCEZ, Railson Marques 
Primeiro orientador: ARAUJO, Elizeu Serra de
Primeiro membro da banca: ARAÚJO, Elizeu Serra de
Segundo membro da banca: LIMA, Valéria Ferreira Santos de Almada
Terceiro membro da banca: TRINDADE, José Raimundo Barreto
Resumo: O cenário de crise do capital e as grandes transformações socioeconômicas, culturais e políticas pelas quais passa a economia globalizada e digitalizada, trouxeram para a arena de debate novas discussões e novos dilemas em relação às metamorfoses do trabalho neste século. A uberização, como manifestação concreta do capitalismo de plataforma, está no epicentro das discussões atuais e apresenta-se como um fenômeno que traz em seu conjunto ideais de liberdade, autonomia, autogerenciamento e flexibilidade para os “parceiros” logados nas plataformas digitais. Parte-se da hipótese de que o fenômeno da uberização no capitalismo contemporâneo dissemina-se pela appficação dos serviços de delivery e transporte ao mesmo tempo que expande o processo de precarização do trabalho nas plataformas. É por considerar o avanço do capitalismo de plataforma e da appficação, ilustrados, principalmente, pelas plataformas digitais de trabalho que são utilizadas para extrair mais-valor e imprimir um novo tipo de escravidão moderna, que este trabalho buscou compreender os elementos centrais da uberização e como este fenômeno contribui para uma maior precarização dos trabalhadores de plataformas de delivery e transporte no Brasil a partir de 2014. Para alcançar este objetivo, utilizou-se a abordagem qualitativa e quantitativa, incluindo pesquisa bibliográfica, a fim de fundamentar as categorias de discussão, e análise de dados da PNAD e PNAD-COVID 19. Considerando a problemática suscitada e os dados apresentados, chega-se à conclusão de que a uberização do trabalho demonstra ser uma nova forma de dominação do capitalismo contemporâneo que se manifesta a partir de práticas de trabalho percebidas como mais flexíveis, porém mais precarizadas nas plataformas digitais, conhecidas como apps. Os desdobramentos da pandemia da covid-19 no Brasil, até então, sugerem também uma intensificação da dinâmica de precarização dos trabalhadores das plataformas de delivery e transporte, considerados serviços essenciais em meio às medidas de isolamento social. Portanto, pode-se entender o fenômeno da uberização como um modelo que atualiza o formato de exploração da força de trabalho, transfere custos e riscos ao trabalhador, atualiza a precarização do trabalho e, sobretudo, como uma realidade global, mas distópica no capitalismo contemporâneo.
Abstract: The crisis scenario of capital and the major socioeconomic, cultural and political transformations that the globalized and digitalized economy is undergoing have brought to the arena of debate new discussions and new dilemmas regarding the metamorphosis of work in this century. Uberization, as a concrete manifestation of platform capitalism, is at the epicenter of current discussions and presents itself as a phenomenon that brings together ideals of freedom, autonomy, self-management, and flexibility for the "partners" logged into the digital platforms. We start from the hypothesis that the phenomenon of uberization in contemporary capitalism spreads through the appfication of delivery and transportation services while expanding the process of labor precarization on the platforms. It is by considering the advance of platform capitalism and appfication, illustrated mainly by digital labor platforms that are used to extract surplus value and print a new type of modern slavery, that this paper sought to understand the central elements of uberization and how this phenomenon contributes to a greater precarization of delivery and transportation platform workers in Brazil since 2014. To achieve this goal, a qualitative and quantitative approach was used, including bibliographic research, in order to ground the discussion categories, and data analysis of PNAD and PNAD COVID 19. Considering the problem raised and the data presented, we conclude that the uberization of work is a new form of domination of contemporary capitalism that manifests itself through work practices perceived as more flexible, but more precarious in digital platforms, known as apps. The unfoldings of the covid-19 pandemic in Brazil so far also suggest an intensification of the precarization dynamics of workers on delivery and transportation platforms, considered essential services in the midst of social isolation measures. Therefore, one can understand the phenomenon of uberization as a model that updates the format of labor exploitation, transfers costs and risks to the worker, updates labor precarization and, above all, as a global but dystopian reality in contemporary capitalism.
Palavras-chave: Uberização;
Precarização;
Flexibilização;
Plataformas Digitais;
Capitalismo Contemporâneo
Uberization;
Precariousness;
Flexibilization;
Digital platforms;
Contemporary capitalism
Área(s) do CNPq: Mercado de Trabalho; Política do Governo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ECONOMIA/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO/CCSO
Citação: GARCEZ, Railson Marques. A distopia da uberização: Flexibilização e precarização do trabalho nos serviços de delivery e transporte por aplicativos no Brasil a partir de 2014. 2021. 137 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconomico/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5673
Data de defesa: 24-Set-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO

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