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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5668
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Formação do profissional de saúde no atendimento do paciente surdo: uma análise da inserção da LIBRAS nos Cursos de Graduação em Medicina e em Odontologia da UFMA |
Título(s) alternativo(s): | TRAINING OF HEALTH PROFESSIONALS IN DEAF PATIENT CARE: An analysis of the inclusion of LIBRAS in the Undergraduate Courses in Medicine and Dentistry at UFMA |
Autor: | FERREIRA, Clayton Gabriel Pavão ![]() |
Primeiro orientador: | CHAHINI, Thelma Helena Costa |
Primeiro membro da banca: | CHAHINI, Thelma Helena Costa |
Segundo membro da banca: | SOUSA, Antonio Carlos Santana de |
Terceiro membro da banca: | BOTTENTUIT JÚNIOR, João Batista |
Resumo: | A diversidade de pacientes que buscam serviços de saúde, em diferentes áreas, o que faz com que a comunicação se torne ponto crucial, para um eficaz atendimento, o que ocorre a partir da comunicabilidade entre o profissional da área da medicina e/ou da odontologia e seus pacientes. Nesse contexto, inserem-se as pessoas surdas, que são usuárias da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), que mesmo reconhecida legalmente no País, ainda é pouco difundida e conhecida. O presente estudo deriva de uma pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, desenvolvida na Universidade Federal do Maranhão, especificamente nos Cursos de Graduação em Medicina e em Odontologia. Sendo assim, o problema central deste estudo indaga: Como vem ocorrendo a inserção da LIBRAS nos cursos de medicina e de odontologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a formação inicial dos futuros profissionais da área da saúde em relação à comunicação para com os pacientes surdos? Portanto, o objetivo geral é analisar a inserção da LIBRAS nos cursos de medicina e de odontologia da UFMA e a formação inicial dos futuros profissionais da área da saúde em relação à comunicação para com os pacientes surdos. E os objetivos específicos são: Mapear estudantes e professores, inseridos em cursos de medicina e odontologia da UFMA; verificar se nos cursos de graduação da área de saúde da UFMA, há a disciplina LIBRAS e se esta vem sendo operacionalizada nos cursos de medicina e de odontologia. Conhecer a Estrutura Curricular dos cursos de odontologia e de medicina, os aspectos teóricos e metodológicos que instrumentalizam os futuros profissionais das áreas elencadas no atendimento de pessoas surdas; Identificar as estratégias comunicacionais que os atuais e futuros profissionais das áreas investigadas utilizam para estabelecer a interação com pacientes surdos; Descrever em que medida a UFMA trabalha questões específicas, com vistas à preparação dos acadêmicos de medicina e de odontologia, para atender pacientes surdos. Os participantes foram em número de dezoito, entre acadêmicos e docentes dos cursos de odontologia e de medicina, da UFMA. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Os achados da pesquisa revelaram que embora a instituição de ensino superior (IES) pesquisada venha empreendendo esforços, para promover a acessibilidade, ela não vem preparando, de forma adequada, os futuros profissionais das áreas mencionadas, para que estes atendam os pacientes surdos ou com deficiência auditiva, o que se deve à incipiência na oferta da disciplina LIBRAS, aos acadêmicos dos cursos, onde se deu a pesquisa e que refletem o cenário em outros cursos. |
Abstract: | The diversity of patients who look for health services in different areas, something which makes communication crucial for effective service, stems from the communication between medical and/or dental professionals and their patients. As such, it is possible to include deaf people who communicate in Brazilian sign language (LIBRAS), which although legally recognized in Brazil, is not very widespread or known. This study has been derived from exploratory and descriptive research with a qualitative approach and was developed at the Federal University of Maranhão in the undergraduate medicine and odontology courses. Therefore, the main problem of this study is: How has including Brazilian sign language in the medicine and odontology courses at UFMA and the initial training of future health professionals in relation to communication for deaf students been coming along? And the specific objectives are: Mapping students and teachers from the medicine and odontology courses at UFMA; verify if the undergraduate health courses at UFMA contain a Brazilian sign language class and if it has been operationalized in the medicine and odontology courses. Know the curricular structure of the odontology and medicine courses, the theoretical and methodological aspects that instrumentalize future professionals in the areas listed in the care of deaf people; identify the communication strategies that current and future professionals in the investigated areas use to establish interaction with deaf patients; describe the extent to which UFMA works on specific issues, with the purpose of preparing Medical and odontology students to care for deaf patients. There were eighteen participants including academics and professors from the odontology and Medicine courses at the Federal University of Maranhão UFMA. Data was collected through semi-structured interviews. Research findings revealed that although the HEI surveyed has been making efforts to promote accessibility, it has not been adequately preparing future professionals in the areas mentioned so that they can assist deaf or hearing-impaired patients, which is due to the early stages of the Brazilian sign language class where the research took place and that reflect this same scenario in other classes. |
Palavras-chave: | formação profissional; medicina; odontologia; paciente surdo; LIBRAS professional training; medicine; odontology; deaf patient; brazilian sign language |
Área(s) do CNPq: | Antropologia Educacional |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH |
Citação: | FERREIRA, Clayton Gabriel Pavão. Formação do profissional de saúde no atendimento do paciente surdo: uma análise da inserção da LIBRAS nos Cursos de Graduação em Medicina e em Odontologia da UFMA. 2023. 105 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5668 |
Data de defesa: | 31-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CLAYTON GABRIEL PAVÃO FERREIRA.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,79 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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