Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5660
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGOMES, Derivaldo Barros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0942565559646705por
dc.contributor.advisor1COSTA, José Santana Campos-
dc.contributor.referee1COSTA, José Santana Campos-
dc.contributor.referee2MORALES, Gerard John Alva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0578914919461653por
dc.contributor.referee3SANTANA, José Eduardo Milton de-
dc.date.accessioned2024-11-29T04:00:00Z-
dc.date.issued2024-05-09-
dc.identifier.citationGOMES, Derivaldo Barros. Critérios de Divisibilidade: provas aritméticas das regras tratadas no ensino de matemática da educação básica. 2024. 68 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024 .por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5660-
dc.description.resumoEste trabalho objetiva mostrar as técnicas utilizadas nos critérios de divisibilidade, tratadas na educação básica, em especial no sexto ano do ensino fundamental, a exemplo do critério por dois, por três, por quatro, por cinco, por seis, por sete, por oito, por nove, por dez e por onze, sendo este último acrescido aqui neste trabalho, como fonte de curiosidade. Tais técnicas foram demonstradas fazendo uso de definições, teoremas e corolários extraídas do arcabouço da aritmética e tratadas com bastante rigor na mesma; para tal, foi utilizado, tópicos como o teorema fundamental da aritmética, congruência, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum, a divisão Euclidiana, princípio da boa ordenação e indução.por
dc.description.abstractAbstract This work aims to show the techniques used in the divisibility criteria, treated in basic education, especially in the sixth year of elementary school, such as the criteria for two, for three, for four, for five, for six, for seven, for eight, for nine, by ten and by eleven, the latter being added here in this work, as a source of curiosity. Such techniques were demonstrated using definitions, theorems and corollaries extracted from the arithmetic framework and treated with great rigor; To this end, topics such as the fundamental theorem of arithmetic, congruence, greatest common divisor and least common multiple, Euclidean division, principle of good ordering and induction were used.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2024-11-29T04:00:00Z No. of bitstreams: 1 DerivaldoBarrosGomes.pdf: 631041 bytes, checksum: 21a370440cf917a236d1d959d74e1297 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-29T04:00:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DerivaldoBarrosGomes.pdf: 631041 bytes, checksum: 21a370440cf917a236d1d959d74e1297 (MD5) Previous issue date: 2024-05-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdivisibilidade;por
dc.subjectaritmética;por
dc.subjectcritériospor
dc.subjectdivisibility;eng
dc.subjectarithmetic;eng
dc.subjectcriteriaeng
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.titleCritérios de Divisibilidade: provas aritméticas das regras tratadas no ensino de matemática da educação básicapor
dc.title.alternativeThe use of geometric constructions in teaching basic concepts of Euclidean geometryeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DerivaldoBarrosGomes.pdfDissertação de Mestrado616,25 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.