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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5660
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Critérios de Divisibilidade: provas aritméticas das regras tratadas no ensino de matemática da educação básica |
Título(s) alternativo(s): | The use of geometric constructions in teaching basic concepts of Euclidean geometry |
Autor: | GOMES, Derivaldo Barros ![]() |
Primeiro orientador: | COSTA, José Santana Campos |
Primeiro membro da banca: | COSTA, José Santana Campos |
Segundo membro da banca: | MORALES, Gerard John Alva |
Terceiro membro da banca: | SANTANA, José Eduardo Milton de |
Resumo: | Este trabalho objetiva mostrar as técnicas utilizadas nos critérios de divisibilidade, tratadas na educação básica, em especial no sexto ano do ensino fundamental, a exemplo do critério por dois, por três, por quatro, por cinco, por seis, por sete, por oito, por nove, por dez e por onze, sendo este último acrescido aqui neste trabalho, como fonte de curiosidade. Tais técnicas foram demonstradas fazendo uso de definições, teoremas e corolários extraídas do arcabouço da aritmética e tratadas com bastante rigor na mesma; para tal, foi utilizado, tópicos como o teorema fundamental da aritmética, congruência, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum, a divisão Euclidiana, princípio da boa ordenação e indução. |
Abstract: | Abstract This work aims to show the techniques used in the divisibility criteria, treated in basic education, especially in the sixth year of elementary school, such as the criteria for two, for three, for four, for five, for six, for seven, for eight, for nine, by ten and by eleven, the latter being added here in this work, as a source of curiosity. Such techniques were demonstrated using definitions, theorems and corollaries extracted from the arithmetic framework and treated with great rigor; To this end, topics such as the fundamental theorem of arithmetic, congruence, greatest common divisor and least common multiple, Euclidean division, principle of good ordering and induction were used. |
Palavras-chave: | divisibilidade; aritmética; critérios divisibility; arithmetic; criteria |
Área(s) do CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET |
Citação: | GOMES, Derivaldo Barros. Critérios de Divisibilidade: provas aritméticas das regras tratadas no ensino de matemática da educação básica. 2024. 68 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024 . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5660 |
Data de defesa: | 9-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DerivaldoBarrosGomes.pdf | Dissertação de Mestrado | 616,25 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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