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Tipo do documento: Dissertação
Título: Critérios de Divisibilidade: provas aritméticas das regras tratadas no ensino de matemática da educação básica
Título(s) alternativo(s): The use of geometric constructions in teaching basic concepts of Euclidean geometry
Autor: GOMES, Derivaldo Barros 
Primeiro orientador: COSTA, José Santana Campos
Primeiro membro da banca: COSTA, José Santana Campos
Segundo membro da banca: MORALES, Gerard John Alva
Terceiro membro da banca: SANTANA, José Eduardo Milton de
Resumo: Este trabalho objetiva mostrar as técnicas utilizadas nos critérios de divisibilidade, tratadas na educação básica, em especial no sexto ano do ensino fundamental, a exemplo do critério por dois, por três, por quatro, por cinco, por seis, por sete, por oito, por nove, por dez e por onze, sendo este último acrescido aqui neste trabalho, como fonte de curiosidade. Tais técnicas foram demonstradas fazendo uso de definições, teoremas e corolários extraídas do arcabouço da aritmética e tratadas com bastante rigor na mesma; para tal, foi utilizado, tópicos como o teorema fundamental da aritmética, congruência, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum, a divisão Euclidiana, princípio da boa ordenação e indução.
Abstract: Abstract This work aims to show the techniques used in the divisibility criteria, treated in basic education, especially in the sixth year of elementary school, such as the criteria for two, for three, for four, for five, for six, for seven, for eight, for nine, by ten and by eleven, the latter being added here in this work, as a source of curiosity. Such techniques were demonstrated using definitions, theorems and corollaries extracted from the arithmetic framework and treated with great rigor; To this end, topics such as the fundamental theorem of arithmetic, congruence, greatest common divisor and least common multiple, Euclidean division, principle of good ordering and induction were used.
Palavras-chave: divisibilidade;
aritmética;
critérios
divisibility;
arithmetic;
criteria
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: GOMES, Derivaldo Barros. Critérios de Divisibilidade: provas aritméticas das regras tratadas no ensino de matemática da educação básica. 2024. 68 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5660
Data de defesa: 9-Mai-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

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