Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5659
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA , Benilson da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3306764269843656por
dc.contributor.advisor1SILVA, Jairo Santos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5545833756032482por
dc.contributor.referee1SILVA, Jairo Santos da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5545833756032482por
dc.contributor.referee2MORALES, Gerard John Alva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0578914919461653por
dc.contributor.referee3PEREIRA, Junior Augusto-
dc.date.accessioned2024-11-29T03:44:14Z-
dc.date.issued2023-08-30-
dc.identifier.citationCOSTA , Benilson da Silva. O uso das construções geométricas no ensino de conceitos básicos da geometria Euclidiana. 2023. 76 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5659-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo apresentar uma abordagem para o ensino da Geome tria Euclidiana utilizando as construções geométricas como uma ferramenta auxiliadora para a visualização de conceitos mais teóricos e abstratos, ajudando também na compre ensão dos próprios conceitos básicos da Geometria Euclidiana. Por meio de um recorte histórico, mostra-se como ensino da Geometria, no Brasil, nunca teve a relevância que deveria ter e que, quase sempre esteve dissociado das construções geométricas. O trabalho traz as influências que o Ensino da Matemática sofreu ao longo dos anos e como, princi palmente, o ensino da Geometria foi afetada pelo Movimento da Matemática Moderna (MMM). Ao apresentar os conteúdos da Geometria junto com as construções geométricas, mostra-se que ambas devem estar sempre juntas e são indissociáveis. Por fim, apresenta-se a resolução de problemas presentes na Base nacional Comum Curricular (BNCC) com auxilio das construções geométricas.por
dc.description.abstractThe present work aims to present an approach for teaching Euclidean Geometry using geometric constructions as an auxiliary tool for the visualization of more theoretical and abstract concepts, also helping in the understanding of the basic concepts of Euclidean Geometry. Through a historical approach, it is possible to testify that in Brazil, the teaching of Geometry never had relevance deserved and these studies are almost always dissociated from geometric constructions. This paper shows the influences that the Teaching of Mathematics suffered over the years and how, mainly, the teaching of Geometry was affected by the Modern Mathematics Movement (MMM). By presenting the contents of Geometry together with geometric constructions only proves that these studies should be inseparable. Finally, this author presents a resolution of problems found in the National Common Curricular Base (BNCC) with help of geometric constructions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2024-11-29T03:44:14Z No. of bitstreams: 1 BenilsonCosta.pdf: 3427819 bytes, checksum: bc6fc05111abdcf396598a141746ec94 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-29T03:44:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BenilsonCosta.pdf: 3427819 bytes, checksum: bc6fc05111abdcf396598a141746ec94 (MD5) Previous issue date: 2023-08-30eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectgeometria Euclidiana;por
dc.subjectensino de geometria;por
dc.subjectconstruções geométricas;por
dc.subjectrégua e compasso;por
dc.subjectEuclidean geometry;eng
dc.subjectteaching of geometry;eng
dc.subjectgeometric constructions;eng
dc.subjectruler and compass.eng
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.titleO uso das construções geométricas no ensino de conceitos básicos da geometria Euclidianapor
dc.title.alternativeThe use of geometric constructions in teaching basic concepts of Euclidean geometryeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BenilsonCosta.pdfDissertação de Mestrado3,35 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.