Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5659
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O uso das construções geométricas no ensino de conceitos básicos da geometria Euclidiana |
Título(s) alternativo(s): | The use of geometric constructions in teaching basic concepts of Euclidean geometry |
Autor: | COSTA , Benilson da Silva ![]() |
Primeiro orientador: | SILVA, Jairo Santos da |
Primeiro membro da banca: | SILVA, Jairo Santos da |
Segundo membro da banca: | MORALES, Gerard John Alva |
Terceiro membro da banca: | PEREIRA, Junior Augusto |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma abordagem para o ensino da Geome tria Euclidiana utilizando as construções geométricas como uma ferramenta auxiliadora para a visualização de conceitos mais teóricos e abstratos, ajudando também na compre ensão dos próprios conceitos básicos da Geometria Euclidiana. Por meio de um recorte histórico, mostra-se como ensino da Geometria, no Brasil, nunca teve a relevância que deveria ter e que, quase sempre esteve dissociado das construções geométricas. O trabalho traz as influências que o Ensino da Matemática sofreu ao longo dos anos e como, princi palmente, o ensino da Geometria foi afetada pelo Movimento da Matemática Moderna (MMM). Ao apresentar os conteúdos da Geometria junto com as construções geométricas, mostra-se que ambas devem estar sempre juntas e são indissociáveis. Por fim, apresenta-se a resolução de problemas presentes na Base nacional Comum Curricular (BNCC) com auxilio das construções geométricas. |
Abstract: | The present work aims to present an approach for teaching Euclidean Geometry using geometric constructions as an auxiliary tool for the visualization of more theoretical and abstract concepts, also helping in the understanding of the basic concepts of Euclidean Geometry. Through a historical approach, it is possible to testify that in Brazil, the teaching of Geometry never had relevance deserved and these studies are almost always dissociated from geometric constructions. This paper shows the influences that the Teaching of Mathematics suffered over the years and how, mainly, the teaching of Geometry was affected by the Modern Mathematics Movement (MMM). By presenting the contents of Geometry together with geometric constructions only proves that these studies should be inseparable. Finally, this author presents a resolution of problems found in the National Common Curricular Base (BNCC) with help of geometric constructions. |
Palavras-chave: | geometria Euclidiana; ensino de geometria; construções geométricas; régua e compasso; Euclidean geometry; teaching of geometry; geometric constructions; ruler and compass. |
Área(s) do CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET |
Citação: | COSTA , Benilson da Silva. O uso das construções geométricas no ensino de conceitos básicos da geometria Euclidiana. 2023. 76 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5659 |
Data de defesa: | 30-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BenilsonCosta.pdf | Dissertação de Mestrado | 3,35 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.