Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5658
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDIAS, Aléssio Antonio dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9623706924175494por
dc.contributor.advisor1MORALES, Gerard John Alva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0578914919461653por
dc.contributor.referee1MORALES, Gerard John Alva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0578914919461653por
dc.contributor.referee2CARVALHO, Renata de Farias Limeira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3580580656850874por
dc.contributor.referee3BRAGA, Kayla Rocha-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1614446021011146por
dc.date.accessioned2024-11-27T20:18:58Z-
dc.date.issued2022-03-30-
dc.identifier.citationDIAS, Aléssio Antonio dos Santos. A proposta de Elza/Catunda usada na melhoria de desempenho da aprendizagem da disciplina de Matemática no ensino fundamental II. 2022. 69 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática m Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5658-
dc.description.resumoPara melhorar o desempenho da disciplina matemática, propõe-se elaboração de uma metodologia para o ensino de Matemática na Educação Básica no Maranhão considerando os desafios na educação brasileira, desafios internos e os desafios externos. Sabendo desses desafios, matemáticos renomados do ensino superior utilizaram durante sua carreira metodologias que exigiam maior dedicação e empenho de estudantes e professores. Omar Catunda e Elza Gomide são notórios nesse contexto. Após uma pesquisa qualitativa com alunos concluintes do 9º ano do fundamental II, foram obtidos dados usados para avaliar a disciplina Matemática em nossas escolas. Após a apresentação destes em gráficos, foram aplicados para verificar alguns critérios qualitativos no sentido Elza-Catunda e sua interpretação geométrica e foi elaborado um plano de aula para ensinar polinômios e representação de gráficos com uso do Geogebra.por
dc.description.abstractTo improve the performance of the mathematics discipline, it is proposed to elaborate a methodology for the teaching of Mathematics in Basic Education in Maranhão, considering the challenges in Brazilian education, internal challenges and external challenges. Knowing these challenges, renowned mathematicians from higher education used methodologies during their careers that demanded greater dedication and commitment from students and professors. Omar Catunda and Elza Gomide are notorious in this context. After a qualitative research with students graduating from the 9th year of elementary school, data were obtained used to evaluate the Mathematics subject in our schools. After presenting these in graphs, they were applied to verify some qualitative criteria in the Elza-Catunda sense and its geometric interpretation and a lesson plan was prepared to teach polynomials and graph representation using Geogebra.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2024-11-27T20:18:58Z No. of bitstreams: 1 AlessioDias.pdf: 2179072 bytes, checksum: 0ca151040caa2089967db693bf275d3a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-27T20:18:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AlessioDias.pdf: 2179072 bytes, checksum: 0ca151040caa2089967db693bf275d3a (MD5) Previous issue date: 2022-03-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdesempenho;por
dc.subjectdesafio;por
dc.subjectgeométrica;por
dc.subjectperformance;eng
dc.subjectchallenge;eng
dc.subjectgeometric.eng
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.titleA proposta de Elza/Catunda usada na melhoria de desempenho da aprendizagem da disciplina de Matemática no ensino fundamental IIpor
dc.title.alternativeElza/Catunda's proposal used to improve the learning performance of the Mathematics subject in elementary school IIeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlessioDias.pdfDissertação de Mestrado2,13 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.