Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5658
Tipo do documento: Dissertação
Título: A proposta de Elza/Catunda usada na melhoria de desempenho da aprendizagem da disciplina de Matemática no ensino fundamental II
Título(s) alternativo(s): Elza/Catunda's proposal used to improve the learning performance of the Mathematics subject in elementary school II
Autor: DIAS, Aléssio Antonio dos Santos 
Primeiro orientador: MORALES, Gerard John Alva
Primeiro membro da banca: MORALES, Gerard John Alva
Segundo membro da banca: CARVALHO, Renata de Farias Limeira
Terceiro membro da banca: BRAGA, Kayla Rocha
Resumo: Para melhorar o desempenho da disciplina matemática, propõe-se elaboração de uma metodologia para o ensino de Matemática na Educação Básica no Maranhão considerando os desafios na educação brasileira, desafios internos e os desafios externos. Sabendo desses desafios, matemáticos renomados do ensino superior utilizaram durante sua carreira metodologias que exigiam maior dedicação e empenho de estudantes e professores. Omar Catunda e Elza Gomide são notórios nesse contexto. Após uma pesquisa qualitativa com alunos concluintes do 9º ano do fundamental II, foram obtidos dados usados para avaliar a disciplina Matemática em nossas escolas. Após a apresentação destes em gráficos, foram aplicados para verificar alguns critérios qualitativos no sentido Elza-Catunda e sua interpretação geométrica e foi elaborado um plano de aula para ensinar polinômios e representação de gráficos com uso do Geogebra.
Abstract: To improve the performance of the mathematics discipline, it is proposed to elaborate a methodology for the teaching of Mathematics in Basic Education in Maranhão, considering the challenges in Brazilian education, internal challenges and external challenges. Knowing these challenges, renowned mathematicians from higher education used methodologies during their careers that demanded greater dedication and commitment from students and professors. Omar Catunda and Elza Gomide are notorious in this context. After a qualitative research with students graduating from the 9th year of elementary school, data were obtained used to evaluate the Mathematics subject in our schools. After presenting these in graphs, they were applied to verify some qualitative criteria in the Elza-Catunda sense and its geometric interpretation and a lesson plan was prepared to teach polynomials and graph representation using Geogebra.
Palavras-chave: desempenho;
desafio;
geométrica;
performance;
challenge;
geometric.
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: DIAS, Aléssio Antonio dos Santos. A proposta de Elza/Catunda usada na melhoria de desempenho da aprendizagem da disciplina de Matemática no ensino fundamental II. 2022. 69 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática m Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5658
Data de defesa: 30-Mar-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlessioDias.pdfDissertação de Mestrado2,13 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.