Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5658
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A proposta de Elza/Catunda usada na melhoria de desempenho da aprendizagem da disciplina de Matemática no ensino fundamental II |
Título(s) alternativo(s): | Elza/Catunda's proposal used to improve the learning performance of the Mathematics subject in elementary school II |
Autor: | DIAS, Aléssio Antonio dos Santos ![]() |
Primeiro orientador: | MORALES, Gerard John Alva |
Primeiro membro da banca: | MORALES, Gerard John Alva |
Segundo membro da banca: | CARVALHO, Renata de Farias Limeira |
Terceiro membro da banca: | BRAGA, Kayla Rocha |
Resumo: | Para melhorar o desempenho da disciplina matemática, propõe-se elaboração de uma metodologia para o ensino de Matemática na Educação Básica no Maranhão considerando os desafios na educação brasileira, desafios internos e os desafios externos. Sabendo desses desafios, matemáticos renomados do ensino superior utilizaram durante sua carreira metodologias que exigiam maior dedicação e empenho de estudantes e professores. Omar Catunda e Elza Gomide são notórios nesse contexto. Após uma pesquisa qualitativa com alunos concluintes do 9º ano do fundamental II, foram obtidos dados usados para avaliar a disciplina Matemática em nossas escolas. Após a apresentação destes em gráficos, foram aplicados para verificar alguns critérios qualitativos no sentido Elza-Catunda e sua interpretação geométrica e foi elaborado um plano de aula para ensinar polinômios e representação de gráficos com uso do Geogebra. |
Abstract: | To improve the performance of the mathematics discipline, it is proposed to elaborate a methodology for the teaching of Mathematics in Basic Education in Maranhão, considering the challenges in Brazilian education, internal challenges and external challenges. Knowing these challenges, renowned mathematicians from higher education used methodologies during their careers that demanded greater dedication and commitment from students and professors. Omar Catunda and Elza Gomide are notorious in this context. After a qualitative research with students graduating from the 9th year of elementary school, data were obtained used to evaluate the Mathematics subject in our schools. After presenting these in graphs, they were applied to verify some qualitative criteria in the Elza-Catunda sense and its geometric interpretation and a lesson plan was prepared to teach polynomials and graph representation using Geogebra. |
Palavras-chave: | desempenho; desafio; geométrica; performance; challenge; geometric. |
Área(s) do CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET |
Citação: | DIAS, Aléssio Antonio dos Santos. A proposta de Elza/Catunda usada na melhoria de desempenho da aprendizagem da disciplina de Matemática no ensino fundamental II. 2022. 69 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática m Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5658 |
Data de defesa: | 30-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AlessioDias.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,13 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.