Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5646
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A influência dos perfis de teachgrams na aquisição de inglês como língua adicional: uma análise sob a ótica da complexidade |
Título(s) alternativo(s): | The influence of teachgram profiles on the acquisition of English as an additional language: an analysis from the perspective of complexity |
Autor: | SILVA, Klayton Azevedo Vieira ![]() |
Primeiro orientador: | ARANHA, Marize Barros Rocha |
Primeiro membro da banca: | ARANHA, Marize Barros Rocha |
Segundo membro da banca: | ARAÚJO JUNIOR, João da Silva |
Terceiro membro da banca: | SOUSA, José Haroldo Bandeira |
Quarto membro da banca: | Sousa, José Haroldo Bandeira |
Resumo: | O presente trabalho é um estudo de caso de modelo etnográfico que demonstra a aquisição de língua inglesa por meio dos teachgrams sob a ótica da teoria da complexidade de um grupo de alunos do Ensino Médio de uma escola federal localizada em Presidente Dutra, Maranhão. A partir da aplicação de questionários e interpretação de narrativas de aprendizagens busco analisar as evidências de complexidade no processo de aquisição de inglês como língua adicional por meio dos teachgrams, identificar atratores (padrões) que possam influenciar o processo de aquisição de língua inglesa dos alunos participantes desta pesquisa por meio dos teachgrams, bem como investigar a auto-organização durante a aquisição de língua inglesa dos participantes desta pesquisa por meio dos teachgrams. Tomo como base as contribuições de Edgar Morin (2011), Larsen-Freeman (1997) e Paiva (2006) no que se refere à aquisição de segunda língua (ASL) na perspectiva de um sistema complexo (SAC). Os resultados gerados revelam que (1) a aquisição de inglês por meio dos teachgram é complexo, dinâmico, aberto, sensível ao feedback, adaptativo, não linear sujeito a atratores e auto-organizável ; (2) há 3 categorias de atratores nas narrativas de aprendizagem pesquisadas (Aquisição eficaz de inglês por meio dos teachgrams, Contínua aprendizagem de inglês por meio dos teachgrams e Aquisição não eficaz de inglês por meio dos teachgrams; (3) há também 3 categorias de auto organização nas narrativas pesquisadas (Auto-organização em torno do atrator “ Aquisição eficaz de inglês por meio dos teachgrams”, Auto-organização em torno do atrator “ Contínua aprendizagem de inglês por meio dos teachgrams” e Auto organização em torno do atrator “ Aquisição não eficaz de inglês por meio dos teachgrams”. |
Abstract: | The present thesis is an ethnographical survey that discusses about the acquisition of the English language through teachgrams analyzed within the complexity theory in a high school-students group at a Federal school from Presidente Dutra town, Maranhão. From the direct observation of teachgrams, we analyze the complexity evidence in the acquisition process of English as an Additional Language (EAL) through of teachgrams; application of questionnaire and narrative interpretation of learning are used at our survey. Identifying attractors (standard) that can influence English language acquisition process of the students participating at this survey through teachgrams as well investigating self-organization in the acquisition English language of subjects. As theoretical studies we analyzed some contributions by Edgar Morin (2011), Larsen-Freeman (1997) and Paiva (2006) about English Second Language (ESL) acquisition within the complexity system. The results show us that the acquisition of English through teachgrams is complex, dynamic, open, sensitive to feedback, adaptive, non-linear, subject to attractors, and self-organizing; there are 3 categories of attractors in learning narrative researched (Efficient acquisition of English through teachgrams and acquisition, continuing learning of English through teachgrams and inefficient acquisition of through teachgrams s); there are also 3 categories about self-organization in narratives researched (self-organization around the attractor, “efficient acquisition of English through teachgrams”, self-organization around the attractor continuing learning of English through teachgrams and self organization around the attractor. Inefficient acquisition of English through teachgrams). |
Palavras-chave: | aquisição; sistema adaptativo complexo; teachgrams; acquisition; complex adaptative system; teachgrams |
Área(s) do CNPq: | Letras |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacanga |
Citação: | SILVA, Klayton Azevedo Vieira. A influência dos perfis de teachgrams na aquisição de inglês como língua adicional: uma análise sob a ótica da complexidade. 2024. 116 f Dissertação. (Programa de Pós-Graduação em Letras- Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5646 |
Data de defesa: | 17-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KlaytonSilvapdf | Dissertação de Mestrado | 1,24 MB | Unknown | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.