Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5646
Tipo do documento: Tese
Título: A influência dos perfis de teachgrams na aquisição de inglês como língua adicional: uma análise sob a ótica da complexidade
Título(s) alternativo(s): The influence of teachgram profiles on the acquisition of English as an additional language: an analysis from the perspective of complexity
Autor: SILVA, Klayton Azevedo Vieira 
Primeiro orientador: ARANHA, Marize Barros Rocha
Primeiro membro da banca: ARANHA, Marize Barros Rocha
Segundo membro da banca: ARAÚJO JUNIOR, João da Silva
Terceiro membro da banca: SOUSA, José Haroldo Bandeira
Quarto membro da banca: Sousa, José Haroldo Bandeira
Resumo: O presente trabalho é um estudo de caso de modelo etnográfico que demonstra a aquisição de língua inglesa por meio dos teachgrams sob a ótica da teoria da complexidade de um grupo de alunos do Ensino Médio de uma escola federal localizada em Presidente Dutra, Maranhão. A partir da aplicação de questionários e interpretação de narrativas de aprendizagens busco analisar as evidências de complexidade no processo de aquisição de inglês como língua adicional por meio dos teachgrams, identificar atratores (padrões) que possam influenciar o processo de aquisição de língua inglesa dos alunos participantes desta pesquisa por meio dos teachgrams, bem como investigar a auto-organização durante a aquisição de língua inglesa dos participantes desta pesquisa por meio dos teachgrams. Tomo como base as contribuições de Edgar Morin (2011), Larsen-Freeman (1997) e Paiva (2006) no que se refere à aquisição de segunda língua (ASL) na perspectiva de um sistema complexo (SAC). Os resultados gerados revelam que (1) a aquisição de inglês por meio dos teachgram é complexo, dinâmico, aberto, sensível ao feedback, adaptativo, não linear sujeito a atratores e auto-organizável ; (2) há 3 categorias de atratores nas narrativas de aprendizagem pesquisadas (Aquisição eficaz de inglês por meio dos teachgrams, Contínua aprendizagem de inglês por meio dos teachgrams e Aquisição não eficaz de inglês por meio dos teachgrams; (3) há também 3 categorias de auto organização nas narrativas pesquisadas (Auto-organização em torno do atrator “ Aquisição eficaz de inglês por meio dos teachgrams”, Auto-organização em torno do atrator “ Contínua aprendizagem de inglês por meio dos teachgrams” e Auto organização em torno do atrator “ Aquisição não eficaz de inglês por meio dos teachgrams”.
Abstract: The present thesis is an ethnographical survey that discusses about the acquisition of the English language through teachgrams analyzed within the complexity theory in a high school-students group at a Federal school from Presidente Dutra town, Maranhão. From the direct observation of teachgrams, we analyze the complexity evidence in the acquisition process of English as an Additional Language (EAL) through of teachgrams; application of questionnaire and narrative interpretation of learning are used at our survey. Identifying attractors (standard) that can influence English language acquisition process of the students participating at this survey through teachgrams as well investigating self-organization in the acquisition English language of subjects. As theoretical studies we analyzed some contributions by Edgar Morin (2011), Larsen-Freeman (1997) and Paiva (2006) about English Second Language (ESL) acquisition within the complexity system. The results show us that the acquisition of English through teachgrams is complex, dynamic, open, sensitive to feedback, adaptive, non-linear, subject to attractors, and self-organizing; there are 3 categories of attractors in learning narrative researched (Efficient acquisition of English through teachgrams and acquisition, continuing learning of English through teachgrams and inefficient acquisition of through teachgrams s); there are also 3 categories about self-organization in narratives researched (self-organization around the attractor, “efficient acquisition of English through teachgrams”, self-organization around the attractor continuing learning of English through teachgrams and self organization around the attractor. Inefficient acquisition of English through teachgrams).
Palavras-chave: aquisição;
sistema adaptativo complexo;
teachgrams;
acquisition;
complex adaptative system;
teachgrams
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacanga
Citação: SILVA, Klayton Azevedo Vieira. A influência dos perfis de teachgrams na aquisição de inglês como língua adicional: uma análise sob a ótica da complexidade. 2024. 116 f Dissertação. (Programa de Pós-Graduação em Letras- Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5646
Data de defesa: 17-Set-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KlaytonSilvapdfDissertação de Mestrado1,24 MBUnknownBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.