Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5635
Tipo do documento: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NO MARANHÃO: reflexões e particularidades acerca da implantação das diretrizes curriculares estaduais para a qualidade da educação escolar quilombola no sistema estadual de ensino
Título(s) alternativo(s): QUILOMBOLA SCHOOL EDUCATION IN MARANHÃO: Reflections and particularities about the implementation of state curricular guidelines for the quality of quilombola school education in the state education system
Autor: SOUZA, Virgínia de Fátima Morais Ratiel de 
Primeiro orientador: DURANS, Claudia Alves
Primeiro membro da banca: DURANS, Cláudia Alves
Segundo membro da banca: ARAÚJO, Cleonice Correia
Terceiro membro da banca: SANTOS, Rosenverck Estrela
Resumo: O presente trabalho versa sobre a implantação das diretrizes para a educação escolar quilombola no estado do Maranhão, objetivando analisar o processo de implantação a partir das Diretrizes Curriculares Estaduais para a Qualidade da Educação Escolar Quilombola no Sistema Estadual de Ensino. Para isso, foi realizado o resgate histórico da escravidão negra no Maranhão, destacando a formação dos quilombos e as lutas pela regularização das terras no estado. Além disso, problematizamos o papel do Estado perante a questão racial, desigualdades e políticas públicas, visando a igualdade racial no país, com destaque para as políticas de ações afirmativas direcionadas para a população negra e quilombola. Ademais, identificamos os desafios da lei e das diretrizes para a implementação da educação escolar quilombola no Maranhão. Quanto à metodologia, foram empregadas a revisão bibliográfica e a análise documental com o objetivo de aprofundar as categorias teóricas investigadas. O método de análise utilizado foi o materialismo histórico-dialético, que é fundamental para a compreensão abrangente da realidade social vivenciada pelas populações negra e quilombola. Os principais resultados revelam que a formação da sociedade brasileira, alicerçada na escravidão negra e no sistema capitalista de produção, gerou desigualdades socioeconômicas e perpetuou o racismo, afetando profundamente as relações étnico-raciais no Brasil. Foi evidenciado que a efetivação de políticas de ação afirmativa com recorte racial, especialmente no âmbito educacional, é crucial para a valorização da história e cultura africana e afro-brasileira. Para a população quilombola, a integração entre educação formal e saberes tradicionais é essencial, pois representa não apenas respeito e valorização da ancestralidade, mas também um importante instrumento de resistência e luta contra o racismo.
Abstract: This paper discusses the implementation of guidelines for quilombola school education in the state of Maranhão, aiming to analyze the implementation process based on the State Curricular Guidelines for the Quality of Quilombola School Education in the State Education System. To this end, a historical review of black slavery in Maranhão was carried out, highlighting the formation of quilombos and the struggles for land regularization in the state. In addition, we problematized the role of the State in relation to racial issues, inequalities and public policies, aiming at racial equality in the country, highlighting affirmative action policies directed at the black and quilombola population. Furthermore, we identified the challenges of the law and guidelines for the implementation of quilombola school education in Maranhão. Regarding the methodology, a bibliographic review and documentary analysis were used with the aim of deepening the theoretical categories investigated. The method of analysis used was historical-dialectical materialism, which is fundamental for the comprehensive understanding of the social reality experienced by the black and quilombola populations. The main results reveal that the formation of Brazilian society, based on black slavery and the capitalist system of production, generated socioeconomic inequalities and perpetuated racism, profoundly affecting ethnic-racial relations in Brazil. It was shown that the implementation of racially-based affirmative action policies, especially in the educational sphere, is crucial for the appreciation of African and Afro-Brazilian history and culture. For the quilombola population, the integration of formal education and traditional knowledge is essential, as it represents not only respect and appreciation of ancestry, but also an important instrument of resistance and the fight against racism.
Palavras-chave: Educação;
Comunidades Remanescentes de Quilombos;
Maranhão
Education;
Remaining Quilombos Communities;
Maranhão
Área(s) do CNPq: Antropologia Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSO
Citação: SOUZA, Virgínia de Fátima Morais Ratiel de. Educação escolar quilombola no Maranhão: Reflexões e particularidades acerca da implantação das diretrizes curriculares estaduais para a qualidade da educação escolar quilombola no sistema estadual de ensino. 2024. 115 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5635
Data de defesa: 27-Ago-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VIRGÍNIA DE FÁTIMA MORAIS RATIEL DE SOUZA.pdfDissertação de Mestrado2,07 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.