Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5633
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERREIRA, Diogo Rogério Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8862995405097688por
dc.contributor.advisor1REINALDO, Telma Bonifácio dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5242381268998292por
dc.contributor.referee1REINALDO, Telma Bonifácio dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5242381268998292por
dc.contributor.referee2MELO, Francisco Egberto de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9678929686996279por
dc.contributor.referee3CAMÊLO, Júlia Constança-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8274892391684117por
dc.date.accessioned2024-11-26T18:23:44Z-
dc.date.issued2024-08-26-
dc.identifier.citationFERREIRA, Diogo Rogério Martins. A gameficação como metodologia para ensinar e aprender a história do Maranhão republicano no 6º e 7° ano do ensino fundamental: manual de experiências. 2024. 185 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5633-
dc.description.resumoPropõe-se o uso da gameficação enquanto ferramenta no ensino de História, particularmente no Ensino Fundamental, com o intuito de obter engajamento dos alunos (as) e melhoria do ensino e da aprendizagem juvenil. A proposta procura potencializar o ensino e aprendizagem de História do Maranhão Republicano como um modelo de trabalho que possa ser replicado em outros contextos escolares, bem como em outras áreas de conhecimento com alterações e adaptações que se façam necessárias. Partimos da experiência docente que já possuímos, tendo em vista o programa stricto-sensu de mestrado profissional, procurando colocar em contexto de sala de aula a experiência de jogos educacionais numa abordagem epistemológica que contemple noções de política e cidadania. Assim, o problema está centrado numa estratégia metodológica adotada no campo da Gameficação quando envolve o uso dos jogos na sala de aula com o propósito de criar um ambiente de ensino e aprendizagem mediada pela colaboração, interação e desafios, além do entretenimento. Para tanto, utilizar-se-á uma estrutura Gameficada ancorada na temática, objetivando desenvolver as habilidades cognitivas dos alunos e alunas, visando uma aprendizagem colaborativa, registrada no Manual de Experiências.por
dc.description.abstractIt is proposed to use gamification as a tool in teaching History, particularly Elementary Education, with the aim of obtaining student engagement and improving teaching and youth learning. The proposal seeks to enhance the teaching and learning of History of Maranhão Republican as a working model that can be replicated in other school contexts as well as in other areas of knowledge with changes and adaptations that are necessary. We start from the teaching experience we already have with a view to the strict-sensu professional master's program, seeking to place the experience of educational games in a classroom context in an epistemological approach that encompasses notions of politics and citizenship. Thus, the problem is centered on a methodological strategy adopted in the field of Gamification when it involves the use of games in the classroom with the purpose of creating a teaching and learning environment mediated by collaboration, interaction and challenges, in addition to entertainment. To this end, a Gamefied structure anchored in the theme will be used, aiming to develop the cognitive skills of students with a view to collaborative learning recorded in the Experience Manual.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2024-11-26T18:23:44Z No. of bitstreams: 1 DIOGO_ROGERIO_MARTINS_FERREIRA.pdf: 3913369 bytes, checksum: 2985186bd380e8ffe1b7ba0f8dd0f303 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-26T18:23:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIOGO_ROGERIO_MARTINS_FERREIRA.pdf: 3913369 bytes, checksum: 2985186bd380e8ffe1b7ba0f8dd0f303 (MD5) Previous issue date: 2024-08-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectsaberes históricos em espaço escolar;por
dc.subjectsaberes e práticas no espaço escolar;por
dc.subjectensino de história;por
dc.subjectgameficação;por
dc.subjectmetodologia;por
dc.subjectensino fundamental;por
dc.subjecthistorical knowledge in school spaces;eng
dc.subjectknowledge and practices in the school space;eng
dc.subjectteaching history;eng
dc.subjectgamification;eng
dc.subjectmethodology;eng
dc.subjectelementary school.eng
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.titleA gameficação como metodologia para ensinar e aprender a história do Maranhão republicano no 6º e 7° ano do ensino fundamental: manual de experiênciaspor
dc.title.alternativeGamification as a methodology for teaching and learning the history of republican Maranhão in the 6th and 7th year of elementary school: experience manualeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIOGO_ROGERIO_MARTINS_FERREIRA.pdfDissertação3,82 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.