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Tipo do documento: Dissertação
Título: PATEMIZAÇÃO E EFEITOS PATÊMICOS: UMA ANÁLISE DA DÊIXIS EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
Título(s) alternativo(s): PATEMIZACIÓN Y EFECTOS PATÉMICOS: UN ANÁLISIS DE LA DEIXIS EN ANUNCIOS
Autor: CIRQUEIRA, Luzia Rufino de Matos 
Primeiro orientador: FARIA, Maria da Graça dos Santos
Primeiro membro da banca: FARIA, Maria da Graça dos Santos
Segundo membro da banca: SILVA, Ana Lúcia Rocha
Terceiro membro da banca: RIBEIRO, Mariana Aparecida de Oliveira
Quarto membro da banca: ARANHA, Marize Barros Rocha
Resumo: Nesta pesquisa, abordamos a argumentação ancorado na Teoria da Argumentação no Discurso de Amossy (2008, 2011, 2017, 2018), que concebe a argumentação presente em todos os discursos em diferentes modos (ou modalidades), estabelecendo, desta forma, um continuum da argumentatividade nos discursos. Dentre as modalidades argumentativas postuladas pela analista do discurso, tratamos, com ênfase nesta dissertação, da modalidade patêmica presente em anúncios publicitários. Assim, buscamos investigar como a modalidade patêmica se manifesta nesse gênero por meio dos Princípios de Inferência Emocional e das coordenadas dêiticas no sentido de provocar emoções em seu auditório, ao invocá-lo para a cena enunciativa. Para atingir este propósito, baseamo-nos, além da Teoria da Argumentação no Discurso, nas noções das estratégias discursivas e dos efeitos patêmicos em Charaudeau (2007, 2008, 2009, 2010, 2013). Baseamo-nos, ainda, nos Princípios de Inferência Emocional elencados por Ungerer (2020), e na concepção de Referenciação postulada por Mondada e Dubois (2022), além disso, utilizamos os estudos de Cavalcante et al. (2014) e de Martins (2019) sobre os tipos dêiticos, processo referencial bastante utilizado no gênero anúncio publicitário que busca despertar emoções no seu auditório. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e descritiva, uma vez que a compreensão e a interpretação dos dados são o objetivo principal da análise. Os resultados apontam que os anúncios publicitários, para evocar sentimentos, utilizam não só as formas verbais clássicas associadas a dêixis, como também recorrem ao imagético, à sonoridade musical e às reações dos internautas nos comentários.
Abstract: En esta investigación, abordamos la argumentación anclada en la Teoría de la Argumentación en el Discurso de Amossy (2008, 2011, 2017, 2018), que concibe la argumentación presente en todos los discursos de diferentes maneras (o modalidades), estableciendo así un continuo de argumentatividad en los discursos. Entre las modalidades argumentativas postuladas por el analista del discurso, nos ocupamos, con énfasis en esta disertación, de la modalidad patética presente en los anuncios. Así, buscamos investigar cómo la modalidad patética se manifiesta en este género a través de los Principios de Inferencia Emocional y coordenadas deícticas con el fin de provocar emociones en su audiencia, invocándola a la escena enunciativa. Para lograr este propósito, nos basamos, además de en la Teoría de la Argumentación en el Discurso, en las nociones de estrategias discursivas y efectos patéticos de Charaudeau (2007, 2008, 2009, 2010, 2013). También nos basamos en los Principios de Inferencia Emocional enumerados por Ungerer (2020), y en el concepto de Referenciamiento postulado por Mondada y Dubois (2022), además, utilizamos los estudios de Cavalcante et al. (2014) y Martins (2019) sobre los tipos deícticos, un proceso referencial muy utilizado en el género publicitario que busca despertar emociones en su audiencia. Esta investigación se caracteriza por ser cualitativa y descriptiva, ya que comprender e interpretar los datos son el principal objetivo del análisis. Los resultados indican que los anuncios, para evocar sentimientos, utilizan no sólo las formas verbales clásicas asociadas a la deixis, sino que también recurren a imágenes, sonidos musicales y las reacciones de los internautas en los comentarios.
Palavras-chave: Argumentação;
Patemização;
Inferência Emocional;
Dêixis
Argumentación;
Patemización;
Inferencia Emocional;
Deixis
Área(s) do CNPq: Teoria e Análise Lingüística
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacanga
Citação: CIRQUEIRA, Luzia Rufino de Matos. Patemização e efeitos patêmicos: Uma análise da dêixis em anúncios publicitários. 2024. 82 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Letras - Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5632
Data de defesa: 16-Set-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

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