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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5631
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | ASPECTOS DA APRENDIZAGEM E PRODUÇÃO ESCRITA DO PORTUGUÊS PELOS SURDOS: um enfoque na concordância verbal |
Título(s) alternativo(s): | ASPECTS OF LEARNING AND WRITTEN PRODUCTION OF PORTUGUESE BY THE DEAF: A focus on verbal agreement |
Autor: | MARAMALDO JÚNIOR, Elton César Soeiro ![]() |
Primeiro orientador: | CARNEIRO, Monica Fontenelle |
Primeiro coorientador: | NASCIMENTO, Sandra Patrícia de Faria do |
Primeiro membro da banca: | CARNEIRO, Monica Fontenelle |
Segundo membro da banca: | NASCIMENTO, Sandra Patrícia de Faria do |
Terceiro membro da banca: | LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga |
Quarto membro da banca: | SILVA, Ana Lúcia Rocha |
Resumo: | Esta pesquisa de dissertação visou compreender casos de não concordância verbal na escrita do português pelos surdos. Partimos da premissa de que os “erros” na escrita dos surdos têm relação com inadequações na oferta de ensino do português nas escolas inclusivas. Assim, realizamos este estudo cujo objetivo geral foi: analisar o modelo adotado pela educação inclusiva para o ensino de português para estudantes surdos, numa escola da rede pública, de São Luís do Maranhão e seus impactos na escrita produzida pelos surdos. Por conseguinte, fundamentamo-nos em pesquisas que abordam a concordância verbal do português, a concordância verbal na língua de sinais brasileira-doravante Libras, a interlíngua, o ensino do português para estudantes surdos, a Educação Bilíngue de Surdos e a educação inclusiva. Entre essas, encontram-se estudos de Crato e Cárnio (2009), Dorziat e Araújo (2012), Selinker (1972, apud Paiva, 2014), Streiechen e Krause-Lemke (2014), Alves et al. (2015) e Faria-Nascimento et al. (2021), entre outros. A metodologia da pesquisa foi embasada nas discussões de Gil (2008) e Paiva (2019) pelos quais realizamos uma pesquisa de campo, por meio de um estudo de caso. A geração dos dados ocorreu por meio de entrevistas com os professores de português, intérpretes de Libras e os estudantes surdos e, também, por meio da análise da produção escrita e concordância verbal. A abordagem da pesquisa foi mista (qualitativa e quantitativa). A análise dos dados gerados nos levaram às seguintes constatações: os professores de português não possuem formação adequada em Libras. O IEMA não possui um cronograma estabelecido para o AEE1 para estudantes surdos. Há casos de intérpretes ensinando português durante o AEE. Os professores, por sua vez, não empregam o letramento visual em suas aulas. Os métodos de ensino não abordam as especificidades da concordância verbal entre a Libras e o português. Os estudantes surdos não são proficientes em português escrito em vista das inadequações no ensino. Entre os sete estudantes surdos, matriculados na escola da pesquisa, apenas um demonstrou proficiência para escrever. A análise da única produção escrita coletada com sucesso evidenciou que o estudante surdo possui conhecimentos relativamente satisfatórios nos níveis lexical, morfológico e sintático do português e seu texto também apresenta elementos de coesão e coerência textual. Das 6 sentenças produzidas, houve tentativa de concordância verbal em duas; em uma, não houve emprego dos verbos e, em três sentenças foram empregados verbos no infinitivo. A produção escrita deste estudante também apresentou características de interlíngua, pois dos cinco verbos empregados, três deles foram escritos no infinitivo, dois dos quais são classificados como verbos sem concordância na Libras, evidenciando transferências de estruturas linguísticas de uma língua para a outra (da Libras para o português escrito). Como resultado foi possível identificar que o modelo de ensino na escola campo para o estudo de caso (instituição que segue os parâmetros da educação inclusiva) não oferece ensino satisfatório do português aos surdos, o que acarreta, entre outros aspectos, o não emprego de concordância verbal em sua produção escrita. |
Abstract: | This dissertation research aimed to understand cases of non-verbal agreement in writing Portuguese by deaf people. We start from the premise that “errors” in the writing of deaf people are related to inadequacies in the provision of Portuguese teaching in inclusive schools. Thus, we carried out a case study, whose general objective was: to analyze the model adopted by inclusive education for teaching Portuguese to the deaf, in a public school, in São Luís, Maranhão and its impacts on the writing produced by the deaf. Therefore, we seek research that addresses the following subjects: verbal agreement in Portuguese, verbal agreement in Libras, Interlanguage, teaching Portuguese to the deaf, Bilingual Education for the deaf and inclusive education. The theoretical basis is made up of studies by Crato and Cárnio (2009), Dorziat and Araújo (2012), Selinker (1972, apud Paiva, 2014), Streiechen and Krause-Lemke (2014), Alves et al. (2015) and Faria-Nascimento et al. (2021). The research methodology was based on discussions by Gil (2008) and Paiva (2019) in which we undertook a case study in an inclusive school in São Luís. The data was generated through interviews with Portuguese teachers, Libras interpreters and the deaf students, as well as by analyzing the written production and verb agreement used by the deaf students. The research approach was mixed (qualitative and quantitative). The analysis of the data generated in the interviews led us to the following conclusions: Portuguese teachers do not have adequate training in Libras, Maranhão State Institute of Education, Science and Technology does not have an established schedule for Specialized Educational Assistance with deaf students, there are cases of interpreters teaching Portuguese as a substitute for teachers, teachers do not use Visual Literacy, teaching methods do not address the specificities of verb agreement between Libras and Portuguese, deaf students do not develop fluency in Portuguese due to inadequacies in teaching. Of the seven deaf students enrolled at the school, only one demonstrated proficiency in writing. The analysis of the written production shows that the deaf student has relatively satisfactory knowledge of the lexical, morphological and syntactic aspects of Portuguese, as well as elements of cohesion and textual coherence. Of the 6 sentences produced, there was an attempt at verb agreement in two, in one there was no use of verbs and in three sentences verbs were used in the infinitive. The writing also shows cases of interlanguage, since of the five verbs used, three were written in the infinitive, two of which were classified as verbs without agreement in Libras, showing transfers of linguistic structures from Libras to written Portuguese. We concluded that the teaching model in the school where we carried out the case study, which follows the parameters of inclusive education, does not offer satisfactory teaching of Portuguese to the deaf, resulting in cases of non-verbal agreement. |
Palavras-chave: | Ensino do português aos surdos; Educação Bilíngue de Surdos; produção escrita; concordância verbal Teaching portuguese to the deaf; bilingual education for the deaf; written production; verbal agreement |
Área(s) do CNPq: | Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacanga |
Citação: | MARAMALDO JÚNIOR, Elton César Soeiro. Aspectos da aprendizagem e produção escrita do português pelos surdos: Um enfoque na concordância verbal. 2023. 157 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Letras - Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5631 |
Data de defesa: | 15-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ELTON CÉSAR SOEIRO MARAMALDO JÚNIOR.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,38 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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