Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5629
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRIBEIRO, Diana Maria Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3226426833000791por
dc.contributor.advisor1MENEZES, Marly Cutrim de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0638846136714735por
dc.contributor.referee1MENEZES, Marly Cutrim de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0638846136714735por
dc.contributor.referee2SILVA, Acildo Leite da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8319209685636448por
dc.contributor.referee3DANTAS, José Carlos de Castro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6108625523325213por
dc.date.accessioned2024-11-26T16:36:34Z-
dc.date.issued2024-07-29-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Diana Maria Oliveira.A pedagogia do conceito como um ato criativo: Uma proposta de ensino menor de filosofia no IFMA. 2024. 134 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5629-
dc.description.resumoA pedagogia do conceito como um ato criativo: Uma proposta de ensino menor de filosofia no IFMA. Pensando no problema que o Mestrado Profissional em Filosofia- PROF-FILO nos coloca, que é propor uma metodologia inovadora de ensino de filosofia, o trabalho tem como objetivo: compor uma metodologia inovadora para o ensino de filosofia, resultante da forma metodológica de ensino proposta por Silvio Gallo e um conteúdo não eurocêntrico pensado por Fabiano Monge, ambos ancorados na filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari, possibilitando às alunas e aos alunos autonomia no pensar. Segundo Deleuze e Guattari, a filosofia é uma disciplina capaz de criar conceitos. O ato de criar conceitos, dizem os franceses, é sempre fruto de uma violência do corpo com o fora. A proposta de uma verdadeira filosofia, diziam eles, seria a de analisar as condições de criação de conceitos, ou seja, uma Pedagogia do conceito. Silvio Galo propõe uma pedagogia do conceito efetivada em quatro passos didáticos: sensibilização, problematização, investigação e conceituação. Em acordo com Deleuze e Guattari, no que tange a um outro conceito, o conceito de “Menor”, trabalhado, também, por Gallo, quando propõe uma “educação menor”, mas indo muito além dos três, Fabiano Monge nos propõe um Ensino Menor de Filosofia. Na contramão de um ensino maior de Filosofia (ensino organizado de cima para baixo pelas grandes corporações de Educação, fundamentados em doutrinas filosóficas eurocêntricas) um ensino menor de Filosofia se entende na horizontalidade do ensino a partir de concepções que fogem a perspectiva europeia, inserindo no ambiente da sala de aula as problemáticas que são presentes na vivência das Minorias como, negros, mulheres, indígenas e LGBTQIAP+. Pensando na mesma direção que Fabiano Monge, um ensino menor de filosofia fundamentado nas filosofias de Deleuze e Guattari, onde aproveitamos a forma da Pedagogia do conceito de Sílvio Gallo- sensibilização, problematização, investigação e conceituação e um conteúdo não eurocêntrico- negros, mulheres, indígenas e LGBTQUIAP+ apresentado por Fabiano Monge em sua obra, por um ensino de filosofia: contra o modelo hegemônico da originalidade grega. Essa inovação metodológica foi vivenciada no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão no ano de 2023.por
dc.description.abstractThe pedagogy of the concept as a creative act: A proposal for minor teaching in philosophy at IFMA. Considering the challenge posed by the professional aster's in Philosophy - PROF-FILO - which is to propose an innovative methodology for teaching philosophy, this study aims to compose an innovative methodology for the teaching of philosophy, resulting from the methodological approach proposed by Silvio Gallo and a non-Eurocentric content envisioned by Fabiano Monge, both anchored in the philosophy of Gilles Deleuze and Félix Guattari, enabling students' autonomy in thinking. According to Deleuze and Guattari, philosophy is a discipline capable of creating concepts. The act of creating concepts, the French philosophers say, always results from a violence of the body against the outside. Therefore, the proposal for a true philosophy, they argued, would be to analyze the conditions of concept creation, in other words, a Pedagogy of Concept. Following this same line of thought, Silvio Galo proposes a pedagogy of concept realized in four didactic steps: sensitization, problematization, investigation, and conceptualization. In agreement with Deleuze and Guattari, regarding another concept, the concept of 'Minor,' also explored by Gallo when proposing 'minor education,' but going far beyond, Fabiano Monge suggests Minor Philosophy Education. In contrast to a major education in Philosophy (education organized top-down by large education corporations, based on Eurocentric philosophical doctrines), minor education in Philosophy operates horizontally from educational perspectives that diverge from the European viewpoint, integrating classroom issues relevant to the experiences of minorities such as Black people, women, Indigenous peoples, and LGBTQIAP+. In alignment with Fabiano Monge's direction, we propose a minor education in philosophy grounded in the philosophies of Deleuze and Guattari, utilizing Silvio Gallo's Pedagogy of Concept framework - sensitization, problematization, investigation, and conceptualization - and a non-Eurocentric content focus on Black people, women, Indigenous peoples, and LGBTQIAP+ issues presented by Fabiano Monge in his work, for a philosophy education: against the hegemonic model of Greek originality.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2024-11-26T16:36:34Z No. of bitstreams: 1 DIANA MARIA OLIVEIRA RIBEIRO.pdf: 1562314 bytes, checksum: a793f02968c29aa5ac8f7fd50063a5d1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-26T16:36:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIANA MARIA OLIVEIRA RIBEIRO.pdf: 1562314 bytes, checksum: a793f02968c29aa5ac8f7fd50063a5d1 (MD5) Previous issue date: 2024-07-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpedagogia do conceito;por
dc.subjectum ensino menor de Filosofia;por
dc.subjectensino de Filosofia;por
dc.subjectpedagogy of concept;eng
dc.subjectminor philosophy education;eng
dc.subjectPhilosophy education.eng
dc.subject.cnpqEpistemologiapor
dc.titleA pedagogia do conceito como um ato criativo: uma proposta de ensino menor de Filosofia no IFMA.por
dc.title.alternativeThe pedagogy of the concept as a creative act: a proposal for teaching a minor in Philosophy at IFMA.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIANA MARIA OLIVEIRA RIBEIRO.pdfDissertação de Mestrado1,53 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.