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Tipo do documento: Dissertação
Trabalho sob sigilo. Motivo: publicação em formato de livro. Data Provável de Liberação: Não informado pelo Autor.
Título: DESAFIOS DOCENTES PARA EFETIVAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS JUNTO A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA DOS ANOS FINAIS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE OEIRAS/PI
Título(s) alternativo(s): TEACHING CHALLENGES FOR IMPLEMENTING INCLUSIVE PEDAGOGICAL PRACTICES WITH STUDENTS WITH DISABILITIES IN THE FINAL YEARS OF A MUNICIPAL SCHOOL IN OEIRAS/PI
Autor: SANTOS, Elieth Vitória dos
Primeiro orientador: AGAPITO, Francisca Melo
Primeiro membro da banca: AGAPITO, Francisca Melo
Segundo membro da banca: CARVALHO, Herli de Sousa
Terceiro membro da banca: GONÇALVES, Arlete Marinho
Quarto membro da banca: ZAPAROLI, Witembergue Gomes
Quinto membro da banca: SOUSA, José Edilmar de
Resumo: As práticas pedagógicas inclusivas são abordagens educacionais que visam garantir que todos os alunos, independentemente de suas habilidades, características ou circunstâncias individuais, tenham acesso a uma educação de qualidade. Tendo como objetivo promover a participação plena e igualitária de todos os estudantes, reconhecendo e valorizando suas diferenças e necessidades específicas. No entanto, para que a inclusão se efetive na prática, é fundamental que os professores estejam preparados para atender às necessidades específicas de cada aluno, criando um ambiente de aprendizagem que seja acessível a todos. Neste contexto, essa dissertação teve como objetivo geral investigar fatores que se configuram desafios docentes para a efetivação de práticas pedagógicas inclusivas junto a alunos com deficiência dos anos finais de uma escola municipal de Oeiras/PI. Para tanto, como objetivos específicos, foi pretendido descrever caminhos percorridos em prol da educação inclusiva tendo como base aspectos históricos e legislações da área; discutir sobre práticas pedagógicas pertinentes ao âmbito escolar enfocando ainda a literatura direcionada à inclusão; averiguar como professores dos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal de Oeiras-PI compreendem as práticas pedagógicas no contexto do ensino inclusivo e elaborar uma proposta de formação continuada para docentes dos Anos Finais da rede municipal de Oeiras-PI, como produto final, tendo como base os resultados gerados na pesquisa. A pesquisa foi fundamentada em autores como: Agapito (2015); Sassaki (2010); Mantoan (2003, 2006); Candau (2011); Mazzota (2011); Gadotti (2003), dentre outros e, documentos que serviram de fundamento para a construção dessa dissertação. A metodologia do estudo foi uma pesquisa bibliográfica e exploratória de abordagem qualitativa, sendo também utilizada a pesquisa de campo desenvolvida nas salas de aulas regulares de uma Escola Municipal de anos finais no Município de Oeiras-PI. Os sujeitos participantes foram professoras que atuaram no 6º a 9º anos, do ensino fundamental. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram observação, rodas de conversa e entrevistas semiestruturadas. Ao final da pesquisa foi proposto uma cartilha com Propostas de Formação Continuada para os professores em formato PDF. Os resultados mostraram que práticas pedagógicas inclusivas podem levar a melhorias significativas no desempenho acadêmico de todos os alunos, incluindo aqueles com necessidades especiais ou desafios de aprendizagem. Uma vez que ao adotar abordagens inclusivas, a escola tem sido capaz de reduzir a exclusão e a marginalização de alunos com deficiência, transtornos de aprendizagem, dificuldades socioeconômicas e outras características que os colocariam em desvantagem em um sistema educacional tradicional. Portanto, a proposta de formação apresentada neste documento visa oferecer aos professores oportunidades de capacitação e atualização profissional no campo da inclusão escolar. Ao promover uma reflexão sobre as práticas pedagógicas existentes e apresentar estratégias e recursos para tornar o ambiente escolar mais inclusivo, espera-se que os professores se sintam mais preparados e confiantes para atender às necessidades de todos os alunos, promovendo assim uma educação mais equitativa e de qualidade para todos.
Abstract: Inclusive pedagogical practices are educational approaches that aim to ensure that all students, regardless of their abilities, characteristics or individual circumstances, have access to a quality education. Their aim is to promote the full and equal participation of all students, recognizing and valuing their differences and specific needs. However, for inclusion to be effective in practice, it is essential that teachers are prepared to meet the specific needs of each student, creating a learning environment that is accessible to all. In this context, the general aim of this dissertation was to investigate the factors that pose challenges for teachers in implementing inclusive teaching practices with students with disabilities in the final years of a municipal school in Oeiras/PI. To this end, the specific objectives were to describe the paths taken in favor of inclusive education, based on historical aspects and legislation in the area; to discuss pedagogical practices relevant to the school environment, also focusing on the literature on inclusion; to find out how teachers in the final years of elementary school in a municipal school in Oeiras-PI understand pedagogical practices in the context of inclusive education and to draw up a proposal for continuing training for teachers in the final years of the municipal network in Oeiras-PI, as a final product, based on the results generated in the research. The research was based on authors such as: Agapito (2015); Sassaki (2010); Mantoan (2003, 2006); Candau (2011); Mazzota (2011); Gadotti (2003), among others, and documents that served as a foundation for the construction of this dissertation. The study's methodology was a bibliographical and exploratory study with a qualitative approach, and field research was also carried out in the regular classrooms of a final-year municipal school in the municipality of Oeiras-PI. The participants were teachers who worked in the 6th to 9th grades of elementary school. The research tools used were observation, conversation circles and semi-structured interviews. At the end of the study, a booklet was produced in PDF format with proposals for further training for teachers. The results showed that inclusive pedagogical practices can lead to significant improvements in the academic performance of all students, including those with special needs or learning challenges. By adopting inclusive approaches, schools have been able to reduce the exclusion and marginalization of students with disabilities, learning disorders, socio-economic difficulties and other characteristics that would put them at a disadvantage in a traditional education system. Therefore, the training proposal presented in this document aims to offer teachers opportunities for training and professional updating in the field of school inclusion. By promoting reflection on existing pedagogical practices and presenting strategies and resources to make the school environment more inclusive, it is hoped that teachers will feel more prepared and confident to meet the needs of all students, thus promoting a more equitable and quality education for all.
Palavras-chave: Inclusão escolar;
Formação Continuada;
Práticas Pedagógicas inclusivas
School inclusion;
Continuing education;
Inclusive pedagogical practices
Área(s) do CNPq: Sociologia da Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CCSST
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E PRÁTICAS EDUCATIVAS – PPGEPE
Citação: SANTOS, Elieth Vitória dos. Desafios docentes para efetivação de práticas pedagógicas inclusivas junto a alunos com deficiência dos anos finais de uma escola municipal de Oeiras/PI. 2024. 117 f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Educação e Práticas Educativas- PPGEPE) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5623
Data de defesa: 28-Jul-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E PRÁTICAS EDUCATIVAS – PPGEPE

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