Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5622
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | NASCIMENTO, Ângela Maria do | - |
dc.contributor.advisor1 | ARANHA, Marize Barros Rocha | - |
dc.contributor.referee1 | ARANHA, Marize Barros Rocha | - |
dc.contributor.referee2 | FARIA, Maria das Graças dos Santos | - |
dc.contributor.referee3 | VITURIANO, Hercília Maria de Moura | - |
dc.contributor.referee4 | CAVALCANTE, Luciana Rocha | - |
dc.contributor.referee5 | SILVA, Ana Lúcia Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-22T14:09:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-19 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Ângela Maria do. O uso dos operadores metadiscursivos em textos dissertativo- argumentativos sob a perspectiva de Hyland: Análise de redações de alunos do Ensino Médio do Centro de Ensino Professor Antônio Carlos Beckman- Açailândia-Ma. 2024. 211 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5622 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa aborda a importância da metadiscursividade para fins persuasivos em textos dissertativo-argumentativos e tem como objetivo analisar a frequência e a função retórica do uso de operadores metadiscursivos em redações deste gênero textual. Para isso, selecionamos textos produzidos por alunos da 3ª série do Ensino Médio, do Centro de Ensino Professor Antônio Carlos Beckman, no Município de Açailândia-Ma. A análise, baseada na leitura analítica destes textos, buscou verificar de que forma os operadores metadiscursivos colaboram para construção argumentativa do texto. O modelo de metadiscurso interpessoal de Hyland (2005) serviu de aporte para fundamentar a investigação do corpus, assim como, fundamentações teóricas baseadas em Hyland (2005b), Hyland (2004),Silva (2017), Sampaio (2010),Koch (2003),Koch (2009), Koch (2011), Koch (2015), Marcuschi (2008),Hyland e Tse (2004), Crismore (1985) e Vande Kopple (2012), autores que também, abordam o assunto. Em relação ao ensino de produção escrita, como Antunes(2003), Geraldi (1984) e Bakthin (2003). Esta pesquisa classifica-se como uma pesquisa documental, de natureza básica, de cunho explicativo e de abordagem quantitativa e qualitativa. Para a análise dos dados, utilizamos os princícpios metodológicos da Linguística de Corpus, por meio da ferramenta Antconc,ancorados teoricamente por Anthony (2019) e Sardinha (2004). Analisamos a entrevista aplicada à docente, da série contemplada, buscando relacionar, analogicamente, os resultados obtidos por meio do texto proposto aos alunos e a prática de trabalho da professora. Como produto educacional desta investigação, com o intuito de subsidiar o trabalho do professor, apresentamos sugestões de aprendizagem, por meio de um e-book, demonstrando técnicas metadiscursivas que contemplam o gênero estudado, ratificando assim, o valor pedagógico desta pesquisa. Esperamos que os resultados alcançados comprovem a eficácia da metadiscursividade na produção escrita e que sirvam de suscitação para outros estudos. | por |
dc.description.abstract | This research addresses the importance of metadiscursivity for persuasive purposes in dissertation-argumentative texts and aims to analyze the frequency and rhetorical function of the use of metadiscursive operators in essays of this textual genre. To do this, we selected texts produced by students in the 3rd year of high school, from the Professor Antônio Carlos Beckman Teaching Center, in the Municipality of Açailândia- Ma. The analysis, based on the analytical reading of these texts, sought to verify how metadiscursive operators contribute to the argumentative construction of the text. Hyland's (2005) interpersonal metadiscourse model served as a contribution to support the investigation of the corpus, as well as theoretical foundations based on Hyland (2005b), Hyland (2004), Silva (2017), Sampaio (2010), Koch (2003 ),Koch (2009), Koch (2011), Koch (2015), Marcuschi (2008), Hyland and Tse (2004), Crismore (1985) and Vande Kopple (2012), authors who also address the subject. In relation to teaching written production, such as Antunes (2003), Geraldi (1984) and Bakthin (2003). This research is classified as documentary research, of a basic nature, explanatory in nature and with a quantitative and qualitative approach. To analyze the data, we used the methodological principles of Corpus Linguistics, through the Antconc tool, theoretically anchored by Anthony (2019) and Sardinha (2004). We analyzed the interview given to the teacher, from the series covered, seeking to relate, analogously, the results obtained through the text proposed to the students and the teacher's work practice. As an educational product of this investigation, with the aim of supporting the teacher's work, we present learning suggestions, through an e-book, demonstrating metadiscursive techniques that cover the genre studied, thus ratifying the pedagogical value of this research. We hope that the results achieved prove the effectiveness of metadiscursivity in written production and that they serve as a stimulus for other studies. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2024-11-22T14:09:43Z No. of bitstreams: 1 ÂNGELA MARIA DO NASCIMENTO.pdf: 17659175 bytes, checksum: 6b9966c9190fad7599f4f27faf34b6e8 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-11-22T14:09:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ÂNGELA MARIA DO NASCIMENTO.pdf: 17659175 bytes, checksum: 6b9966c9190fad7599f4f27faf34b6e8 (MD5) Previous issue date: 2024-02-19 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Metadiscursividade; | por |
dc.subject | argumentação; | por |
dc.subject | produção escrita | por |
dc.subject | Metadiscursivity; | eng |
dc.subject | argumentation; | eng |
dc.subject | written production | eng |
dc.subject.cnpq | Lingüística Aplicada | por |
dc.title | O USO DOS OPERADORES METADISCURSIVOS EM TEXTOS DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVOS SOB A PERSPECTIVA DE HYLAND: análise de redações de alunos do Ensino Médio do Centro de Ensino Professor Antônio Carlos Beckman- Açailândia-Ma | por |
dc.title.alternative | THE USE OF METADISCURSIVE OPERATORS IN DISSERTATIVE-ARGUMENTATIVE TEXTS FROM HYLAND'S PERSPECTIVE: Analysis of essays by high school students from the Professor Antônio Carlos Beckman Teaching Center - Açailândia-Ma | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ÂNGELA MARIA DO NASCIMENTO.pdf | Dissertação de Mestrado | 17,25 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.