Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5621
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Allef Gustavo Silva dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8644310344679645por
dc.contributor.advisor1NAVARRO, Alexandre Guida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2783679274184244por
dc.contributor.referee1NAVARRO, Alexandre Guida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2783679274184244por
dc.contributor.referee2ZIERER, Adriana Maria de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5098951451070268por
dc.contributor.referee3ALVARENGA, Antonia Valteria Melo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5098951451070268por
dc.date.accessioned2024-11-22T12:54:39Z-
dc.date.issued2024-10-03-
dc.identifier.citationSANTOS, Allef Gustavo Silva dos. A morte esculpida e ritualizada: História social da morte em São Luís na segunda metade do século XIX (1850-1870). 2024. 101 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em História/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5621-
dc.description.resumoAs discussões que ora são tecidas neste trabalho, têm por finalidade investigar o processo histórico de secularização da morte na sociedade ludovicense da segunda metade do século XIX (1850 a 1870). Nossa problemática se baseia na percepção de que os costumes relacionados a morte se transformaram ao longo do tempo, estabelecendo uma possibilidade de historicidade do processo. Na São Luís oitocentista encontramos as permanências relacionadas à morte e ao morrer e o desenvolvimento encontramos da secularização dos costumes em torno do morrer, com o estabelecimento de novas práticas que coexistem com o passado num rearranjo subliminar. Propomos investigar asecularização da morte através das representações sociais instituídas pelos ludovicenses, pontuando a relação dos agentes sociais, do Estado e da Igreja. Nossas fontes teóricas vão desde medievalistas como, Le Goff (1990); Catroga (1999); Ariès (2012); Vovelle (2010); Schimidt (2023) à autores nacionais que se debruçaram a respeito da história da morte, sendo eles João José Reis (1991); Claudia Rodrigues (1997 e 2005); Renato Cymbalista (2006) e Agostinho Coe (2007 e 2013). O trabalho se divide em três capítulos, cujo primeiro compõe uma revisão bibliográfica e teórica sistematizada para comportar o objetivo geral e os objetivos específicos. No segundo capítulo mergulhamos na primeira parte da investigação, que trata da medicalização social e as influências no cotidiano ludovicense, sobretudo relacionado à morte. No terceiro capítulo abordamos de forma mais detalhada o aspecto social das representações coletivas diante da morte na São Luís oitocentista.por
dc.description.abstractThe discussions presented in this work aim to investigate the historical process of secularization of death in the society of São Luís during the second half of the 19th century (1850 to 1870). Our research problem is based on the perception that customs related to death have transformed over time, establishing a historical perspective on this process. In 19th-century São Luís, we find both continuities related to death and dying, as well as the development of the secularization of customs surrounding death, with the establishment of new practices that coexist with the past in a subliminal rearrangement. We propose to investigate the secularization of death through the social representations instituted by the people of São Luís, highlighting the relationship between social agents, the State, and the Church. Our theoretical sources range from medievalists such as Le Goff (1990), Catroga (1999), Ariès (2012), Vovelle (2010), and Schmidt (2023) to national authors who have focused on the history of death, including João José Reis (1991), Claudia Rodrigues (1997 and 2005), Renato Cymbalista (2006), and Agostinho Coe (2007 and 2013). The work is divided into three chapters. The first provides a systematic literature and theoretical review to support the general and specific objectives. In the second chapter, we delve into the first part of the investigation, which deals with social medicalization and its influences on everyday life in São Luís, particularly in relation to death. In the third chapter, we address in more detail the social aspect of collective representations of death in 19th-century São Luís.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2024-11-22T12:54:39Z No. of bitstreams: 1 ALLEF GUSTAVO SILVA DOS SANTOS.pdf: 2630239 bytes, checksum: 5ef70f97bad8f17877b2a7d7229bcda9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-22T12:54:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALLEF GUSTAVO SILVA DOS SANTOS.pdf: 2630239 bytes, checksum: 5ef70f97bad8f17877b2a7d7229bcda9 (MD5) Previous issue date: 2024-10-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCemitérios;por
dc.subjectMedicalização;por
dc.subjectMorte;por
dc.subjectRepresentações;por
dc.subjectSociedadepor
dc.subjectCemeteries;eng
dc.subjectDeath;eng
dc.subjectMedicalization;eng
dc.subjectRepresentations;eng
dc.subjectSocietyeng
dc.subject.cnpqHistória Regional do Brasilpor
dc.titleA MORTE ESCULPIDA E RITUALIZADA: história social da morte em São Luís na segunda metade do século XIX (1850-1870)por
dc.title.alternativeSCULPTED AND RITUALIZED DEATH: Social history of death in São Luís in the second half of the 19th century (1850-1870)eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALLEF GUSTAVO SILVA DOS SANTOS.pdfDissertação de Mestrado2,57 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.