Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5619
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDINIZ, Valéria Santos-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5681275933585830por
dc.contributor.advisor1SÉRVIO, Pablo Petit Passos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1358162078604076por
dc.contributor.referee1SÉRVIO, Pablo Petit Passos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1358162078604076por
dc.contributor.referee2COSTA FILHO, José Almir Valente-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1351970316851567por
dc.contributor.referee3SILVA, Mariana Estellita Lins-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7810056251617885por
dc.date.accessioned2024-11-22T05:37:57Z-
dc.date.issued2024-04-23-
dc.identifier.citationDINIZ, Valéria Santos. Projeto Monet: uma pesquisa-ação sobre ensino de fotografia e história da arte. 2024. 107 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5619-
dc.description.resumoEsta dissertação explora a intersecção entre o pictórico e o fotográfico a partir do contexto do Impressionismo. O objetivo central é a análise dos resultados obtidos através da prática pedagógica realizada com estudantes do segundo ano do ensino médio no Centro de Ensino Barjonas Lobão. O Projeto Monet, como denominado, propõe a repetição dos experimentos pictóricos realizados por Claude Monet e outros impressionistas, contudo, com uma abordagem baseada na fotografia. Neste contexto, os estudantes têm a oportunidade de se familiarizar com os conceitos teóricos tanto da fotografia quanto do impressionismo, desde a concepção inicial até a exposição de seus próprios trabalhos. Este estudo analisa o impacto dessa abordagem explorando como a integração da fotografia nas práticas de ensino pode enriquecer a compreensão dos princípios impressionistas e promover uma aprendizagem mais significativa.por
dc.description.abstractThis dissertation explores the intersection between the pictorial and the photographic within the context of Impressionism. The central objective is to analyze the results obtained through pedagogical practices conducted with second-year high school students at the Barjonas Lobão Educational Center. The Project Monet, as it is called, proposes the replication of pictorial experiments conducted by Claude Monet and other Impressionists, albeit with a photography-based approach. In this context, students have the opportunity to familiarize themselves with the theoretical concepts of both photography and Impressionism, from the initial conception to the exhibition of their own works. This study examines the impact of this approach, exploring how the integration of photography into teaching practices can enhance the understanding of Impressionist principles and promote more meaningful learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2024-11-22T05:37:57Z No. of bitstreams: 1 VALERIASANTOSDINIZ.pdf: 8437404 bytes, checksum: b8180a0bb47178ee9448b4e75582d1f5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-22T05:37:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VALERIASANTOSDINIZ.pdf: 8437404 bytes, checksum: b8180a0bb47178ee9448b4e75582d1f5 (MD5) Previous issue date: 2024-04-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectfotografia;por
dc.subjectimpressionismo.por
dc.subjectpictórico.por
dc.subjectfotográfico.por
dc.subjectprática-pedagógicapor
dc.subjectphotography;eng
dc.subjectimpressionism;eng
dc.subjectpictorial;eng
dc.subjectphotographic;eng
dc.subjectpedagogical practice.eng
dc.subject.cnpqArtespor
dc.titleProjeto Monet: uma pesquisa-ação sobre ensino de fotografia e história da arte.por
dc.title.alternativeMonet Project: an action research on teaching photography and art history.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VALERIASANTOSDINIZ.pdfDissertação de Mestrado8,24 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.