Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5619
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Projeto Monet: uma pesquisa-ação sobre ensino de fotografia e história da arte. |
Título(s) alternativo(s): | Monet Project: an action research on teaching photography and art history. |
Autor: | DINIZ, Valéria Santos ![]() |
Primeiro orientador: | SÉRVIO, Pablo Petit Passos |
Primeiro membro da banca: | SÉRVIO, Pablo Petit Passos |
Segundo membro da banca: | COSTA FILHO, José Almir Valente |
Terceiro membro da banca: | SILVA, Mariana Estellita Lins |
Resumo: | Esta dissertação explora a intersecção entre o pictórico e o fotográfico a partir do contexto do Impressionismo. O objetivo central é a análise dos resultados obtidos através da prática pedagógica realizada com estudantes do segundo ano do ensino médio no Centro de Ensino Barjonas Lobão. O Projeto Monet, como denominado, propõe a repetição dos experimentos pictóricos realizados por Claude Monet e outros impressionistas, contudo, com uma abordagem baseada na fotografia. Neste contexto, os estudantes têm a oportunidade de se familiarizar com os conceitos teóricos tanto da fotografia quanto do impressionismo, desde a concepção inicial até a exposição de seus próprios trabalhos. Este estudo analisa o impacto dessa abordagem explorando como a integração da fotografia nas práticas de ensino pode enriquecer a compreensão dos princípios impressionistas e promover uma aprendizagem mais significativa. |
Abstract: | This dissertation explores the intersection between the pictorial and the photographic within the context of Impressionism. The central objective is to analyze the results obtained through pedagogical practices conducted with second-year high school students at the Barjonas Lobão Educational Center. The Project Monet, as it is called, proposes the replication of pictorial experiments conducted by Claude Monet and other Impressionists, albeit with a photography-based approach. In this context, students have the opportunity to familiarize themselves with the theoretical concepts of both photography and Impressionism, from the initial conception to the exhibition of their own works. This study examines the impact of this approach, exploring how the integration of photography into teaching practices can enhance the understanding of Impressionist principles and promote more meaningful learning. |
Palavras-chave: | fotografia; impressionismo. pictórico. fotográfico. prática-pedagógica photography; impressionism; pictorial; photographic; pedagogical practice. |
Área(s) do CNPq: | Artes |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH |
Citação: | DINIZ, Valéria Santos. Projeto Monet: uma pesquisa-ação sobre ensino de fotografia e história da arte. 2024. 107 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024 |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5619 |
Data de defesa: | 23-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VALERIASANTOSDINIZ.pdf | Dissertação de Mestrado | 8,24 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.