Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5612
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, Francisco Carlos Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9876941130326869por
dc.contributor.advisor1NERES, Raimundo Luna-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000824780344739por
dc.contributor.referee1NERES, Raimundo Luna-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000824780344739por
dc.contributor.referee2TEIXEIRA, Cenidalva Miranda de Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1040665303459075por
dc.contributor.referee3CRUZ, Lélia de Oliveira-
dc.contributor.referee4BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425por
dc.contributor.referee5MOISÉS, Sérgio Nolêto Turibus-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9297720388843439por
dc.date.accessioned2024-11-19T17:00:21Z-
dc.date.issued2024-09-24-
dc.identifier.citationSOUZA, Francisco Carlos Silva. Jogos digitais no ensino da matemática para estudantes da educação de jovens e adultos: um estudo com estudantes das séries finais (Etapa IV - 7ª e 8ª série) numa escola municipal de Paço do Lumiar/Maranhão. 2024. 133 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5612-
dc.description.resumoA utilização de jogos digitais no ensino das matemáticas para estudantes das séries finais (Etapa IV - 7ª e 8ª séries) da educação de jovens e adultos, realizada numa escola municipal de Paço do Lumiar/Maranhão, teve como objetivo investigar se o ensino por meio dos jogos digitais proporcionaria aos alunos melhorar o desempenho escolar nas aulas de matemática, assim como torná-las mais estimulante, significativas e interativa. Servir também de base para a elaboração de um caderno pedagógico, com proposições metodológicas que pudessem subsidiar o uso de jogos digitais, de forma colaborativa e dialógica entre os sujeitos da pesquisa, contribuindo com o fazer pedagógico do professor no ensino da matemática. A pesquisa foi iniciada com: a) reuniões pedagógicas, b) aplicação de questionários e c) entrevista, aos alunos da turma objetivando identificar se os estudantes conheciam os recursos digitais que seriam utilizados no percurso da investigação. De posse desses dados optou-se por promover uma oficina, juntamente com o professor da classe, com aplicação de jogos para apropriação do dos alunos. Em seguida, o pesquisador, em trabalho coloraborativo, com o professor da classe desenvolveram com os alunos, várias atividades de ensino da matemática com a utilização de jogos digitais. A pesquisa revelou que os estudantes demonstraram bastante aceitação com a aplicação dessa metodologia de ensino. Observou-se também que houve melhoria de desempenho escolar nas aulas de matemática. Dessa forma, concluiu-se que a investigação foi relevante para o campo de conhecimentos metodológicos voltados para a aprendizagem dos alunos envolvidos na pesquisa.por
dc.description.abstractThe use of digital games in the teaching of mathematics to students of the final grades (Stage IV - 7th and 8th grades) of youth and adult education, carried out in a municipal school in Paço do Lumiar/Maranhão, aimed to investigate whether teaching through digital games would provide students with improved school performance in mathematics classes, as well as making them more stimulating, meaningful and interactive. It also serves as a basis for the elaboration of a pedagogical notebook, with methodological propositions that could subsidize the use of digital games, in a collaborative and dialogical way among the research subjects, contributing to the pedagogical practice of the teacher in the teaching of mathematics. The research began with: a) pedagogical meetings, b) application of questionnaires and c) interview with the students of the class in order to identify if the students knew the digital resources that would be used in the course of the investigation. With these data, it was decided to promote a workshop, together with the class teacher, with the application of games for the appropriation of the students' data. Then, the researcher, in a colorabor work, with the class teacher, developed with the students, several activities of teaching mathematics with the use of digital games. The survey revealed that students showed a lot of acceptance with the application of this teaching methodology. It was also observed that there was an improvement in school performance in mathematics classes. Thus, it was concluded that the investigation was relevant to the field of methodological knowledge aimed at the learning of the students involved in the research.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2024-11-19T17:00:21Z No. of bitstreams: 1 FRANCISCOSOUZA.pdf: 11356590 bytes, checksum: c3a8398ebe33ab46821191b3c4f4dd91 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-19T17:00:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANCISCOSOUZA.pdf: 11356590 bytes, checksum: c3a8398ebe33ab46821191b3c4f4dd91 (MD5) Previous issue date: 2024-09-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino da Matemática;por
dc.subjectjogos digitais;por
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos;por
dc.subjectteaching Mathematics;eng
dc.subjectdigital games;eng
dc.subjectYouth and Adult Education.eng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleJogos digitais no ensino da matemática para estudantes da educação de jovens e adultos: um estudo com estudantes das séries finais (Etapa IV - 7ª e 8ª série) numa escola municipal de Paço do Lumiar/Maranhãopor
dc.title.alternativeDigital games in mathematics teaching for youth and adult education students: a study with students in the final grades (Stage IV - 7th and 8th year) of a municipal school in Paço do Lumiar/Maranhãoeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCOSOUZA.pdfDissertação de Mestrado11,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.