Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5611
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A música na Educação Infantil: uma análise das práticas pedagógicas na Unidade de Educação Básica Maria José Serrão na cidade de São Luís – MA. |
Título(s) alternativo(s): | Music in Early Childhood Education: an analysis of pedagogical practices in Maria José Serrão Basic Education Unit in the city of São Luís – MA. |
Autor: | MATOS, Anna Karinne de Castro Neves ![]() |
Primeiro orientador: | CANAVIEIRA, Fabiana Oliveira |
Primeiro membro da banca: | CANAVIEIRA, Fabiana Oliveira |
Segundo membro da banca: | MELO, José Carlos de |
Terceiro membro da banca: | MAIA, Nertan Dias Silva |
Quarto membro da banca: | COELHO, Washington Luis Rocha |
Quinto membro da banca: | SANTOS, Maria José Albuquerque |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou investigar como a música vem sendo tratada nas ações educativas da Educação Infantil presentes na Unidade de Educação Básica Maria José Serrão da cidade de São Luís, Estado do Maranhão, escola pública da Rede Municipal de Ensino. Foi adotada, para tanto, a noção de que prática pedagógica é uma ação docente, escolar ou realizada em ambiente educativo que possui a intencionalidade de educar, guiada por metodologias que sejam condizentes com o objetivo pedagógico (Eleven, 2020). Buscou-se descrever as atividades musicais desenvolvidas pelas educadoras nesse ambiente, bem como a sua formação (inicial e continuada) em música, identificando os recursos disponíveis na escola para a realização das atividades musicais. Junto às educadoras, atentamos para as suas necessidades para que desenvolvessem a musicalização na Educação Infantil. A abordagem metodológica circunscreveu a perspectiva da pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, de levantamento, descritiva, bibliográfica e de campo. Como instrumento de produção de dados, aplicou-se questionário, entrevista semiestruturada com as educadoras participantes do estudo e o levantamento do diagnóstico institucional da escola campo. Para análise dos dados, ancorou- se na análise de conteúdo da proposta de Bardin (2011), atentado-se no manuseio das três fases fundamentais na análise: pré análise, exploração do material e tratamento dos resultados – inferência e interpretação. O estudo referenciou também nos autores e autoras da educação musical na Educação Infantil como: Bennett (1986), Beineke (2008), Bellochio (2001), Bréscia (2003) e Gainza (1988), entre outros(as). Diante da pesquisa, os resultados possibilitaram o entendimento de que as educadoras ainda carecem de conhecimentos aprofundados ou capacitação acerca da temática, assim como a necessidade de recursos ou ferramentas musicais incorporados ao ensino. Mediante os dados analisados, pode-se estruturar como produto educacional intitulado de Dinâmicas pedagógico-musicais aplicadas à educação infantil, uma orientação de atividades pedagógicas com as educadoras da Educação Infantil trabalharem em sala com as crianças, utilizando a música e desenvolvendo habilidades cognitivas, físicas e sociais na primeira infância. |
Abstract: | This research aimed to investigate how music has been treated in the educational actions of Early Childhood Education present at the Maria José Serrão Basic Education Unit in the city of São Luís, State of Maranhão, a public school in the Municipal Education Network. It was adopted the notion that pedagogical practice is a teaching action, carried out in an educational environment that has the intentionality of educating, guided by methodologies that are consistent with the pedagogical objective (Eleven, 2020). Sought to describe the musical activities developed by educators in this environment, as well as their training (initial and continued) in music, identifying the resources available in the school for carrying out musical activities. Alongside educators, we paid attention to their needs to develop musical education in early childhood education. The theoretical- methodological approach circumscribed the perspective of applied research, with a qualitative, survey-based, descriptive, bibliographic, and field approach. As a data prodution instrument, a survey was applied, semi-structured interviews were conducted with the educators participating in the study, and an institutional diagnosis survey of the school field was conducted. For data analysis, content analysis was anchored in Bardin's proposal (2011), focusing on the handling of the three fundamental phases in the analysis: pre-analysis, material exploration, and treatment of results - inference and interpretation. The study also referred to authors of musical education in early childhood education such as Bennett (1986),Beineke (2008), Bellochio (2001), Bréscia (2003), and Gainza (1988), among others. In the light of the research, the results made it possible to understand that the teachers still lack in-depth knowledge or training on the subject. As well as the need for musical resources or tools incorporated into teaching. Based on the data analyzed, an educational product entitled Pedagogical-musical dynamics applied to early childhood education, an orientation of pedagogical activities with Early Childhood Education educators working in the classroom with children, using music and developing cognitive, physical and social skills in early childhood. |
Palavras-chave: | musicalização; educação infantil; práticas pedagógicas; musical education; preschool education; teaching practice. |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Citação: | MATOS, Anna Karinne de Castro Neves. A música na Educação Infantil: uma análise das práticas pedagógicas na Unidade de Educação Básica Maria José Serrão na cidade de São Luís – MA. 2024. 153 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, Sãp Luís, 2024 |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5611 |
Data de defesa: | 9-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANA_KARINNE.pdf | Dissertação de Mestrado | 12,4 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.