Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5610
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorREIS , Flávia Helena Cabral Silva-
dc.contributor.advisor1BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425por
dc.contributor.referee1BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425por
dc.contributor.referee2VALLE, Mariana Guelero do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8516501386841758por
dc.contributor.referee3COSTA, Odaléia Alves da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7304375849215154por
dc.contributor.referee4RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5638131664583072por
dc.date.accessioned2024-11-19T14:21:18Z-
dc.date.issued2024-01-31-
dc.identifier.citationREIS , Flávia Helena Cabral Silva. Aprendizagem baseada em projetos no ensino de Biologia: Um estudo com professores na escola estadual Centro de Ensino Estado do Mato Grosso. 2024. 113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5610-
dc.description.resumoA pesquisa trata de um estudo com professores do ensino médio sobre a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos no ensino de Biologia, realizado em uma escola pública de São Luís. O objetivo geral da pesquisa foi contribuir com estratégias aos professores com recursos de ensino-aprendizagem focado na construção de soluções para problemas (ABP) contextualizados de acordo com situações reais a serem vivenciadas por alunos quanto à adoção do uso do método de ensino de Biologia do Ensino Médio. O desenvolvimento desta pesquisa teve como ponto de partida a seguinte questão norteadora: qual a percepção dos professores do ensino médio sobre a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na disciplina de Biologia do ensino médio da escola C.E. Estado do Mato Grosso? Ao longo do estudo, foram utilizados como aporte teórico autores como: Moran e Bacich (2018); Moran (2012); Larmer, Mergendoller e Boss (2015); Koswoski (2022); Furlani e Oliveira (2018); Feitosa (2020); Diesel, Baldez e Martins (2017); Bender (2014); Bacich e Moran (2018); Barbosa e Moura (2013), entre outros. O estudo está delineado como uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, realizado por meio da aplicação de questionários aos professores de biologia da escola C.E Estado do Mato Grosso. O produto da pesquisa foi um Manual Pedagógico sobre metodologias ativas que poderá ser utilizado pelos professores no planejamento e aplicação das aulas. Os principais resultados demonstram que os professores de biologia apesar dos anos de formação não possuem especialização, e a formação continuada em metodologias ativas ainda é uma carência. Referente ao uso das metodologias ativas os professores informaram que costumam fazer uso delas em suas aulas, todavia não conseguem elencar quais metodologias seriam essas. Verificou-se que os professores conseguem observar em sua prática docente que o rendimento dos alunos é influenciado positivamente através das metodologias ativas. Além disso, os professores consideraram que a metodologia ABP pode colaborar para a permanência dos alunos no Ensino Médio através de projetos atraentes para os estudantes. Assim, ratifica-se a importância das metodologias ativas para o ensino aprendizagem, pois o ensino ganha dinamismo e o aluno assume o protagonismo do próprio aprendizado. Mas para isso, os professores necessitam de capacitações para que se sintam preparados e seguros na aplicação das metodologias ativas, proporcionando melhorias na qualidade do ensino.por
dc.description.abstractThe research deals with a study with high school teachers on the active Project Based Learning methodology in teaching Biology, carried out in a public school in São Luís. The general objective of the research was to contribute strategies to teachers with teaching-learning resources focused on building solutions to problems (ABP) contextualized according to real situations to be experienced by students regarding the adoption of the use of the High School Biology teaching method. The development of this research had as its starting point the following guiding question: what is the perception of high school teachers about Project-Based Learning (PBL) in the high school Biology subject on the C.E. State of Mato Grosso school? Throughout the study, authors such as: Moran and Bacich (2018) were used as theoretical support; Moran (2012); Larmer, Mergendoller and Boss (2015); Koswoski (2022); Furlani and Oliveira (2018); Feitosa (2020); Diesel, Baldez and Martins (2017); Bender (2014); Bacich and Moran (2018); Barbosa and Moura (2013), among others. The study is designed as a field research, with a qualitative approach, of an exploratory and descriptive nature, carried out through the application of questionnaires to biology teachers at the C.E State of Mato Grosso school. The research product was a Pedagogical Manual on active methodologies that can be used by teachers in planning and implementing classes. The main results demonstrate that despite years of training, biology teachers do not have specialization, and continued training in active methodologies is still lacking. Regarding the use of active methodologies, teachers reported that they usually use them in their classes, however they are unable to list which methodologies these would be. It was found that teachers are able to observe in their teaching practice that student performance is positively influenced through active methodologies. Furthermore, teachers considered that the ABP methodology can help students stay in high school through attractive projects for students. Thus, the importance of active methodologies for teaching-learning is confirmed, as teaching gains dynamism and the student takes the lead in their own learning. But for this to happen, teachers need training so that they feel prepared and confident in applying active methodologies, providing improvements in the quality of teaching.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2024-11-19T14:21:18Z No. of bitstreams: 1 FLÁVIAHELENCABRALSILVAREIS .pdf: 2608201 bytes, checksum: 9a7b08b4e8782b2f85186ed0dc3040c8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-19T14:21:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FLÁVIAHELENCABRALSILVAREIS .pdf: 2608201 bytes, checksum: 9a7b08b4e8782b2f85186ed0dc3040c8 (MD5) Previous issue date: 2024-01-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmetodologias ativas;por
dc.subjectabordagem baseada em projetos;por
dc.subjectensino de Biologia;por
dc.subjectaprendizagem significativa;por
dc.subjectformação de professores;por
dc.subjectactive methodologies;eng
dc.subjectproject based approach;eng
dc.subjectteaching Biology;eng
dc.subjectmeaningful learning;eng
dc.subjectteacher training.eng
dc.subject.cnpqEnsino-aprendizagempor
dc.titleAprendizagem baseada em projetos no ensino de Biologia: Um estudo com professores na escola estadual Centro de Ensino Estado do Mato Grossopor
dc.title.alternativeProject-based learning in Biology teaching: a study with teachers from a public school Teaching Center in the State of Mato Grossoeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLÁVIAHELENCABRALSILVAREIS .pdfDissertação de Mestrado2,55 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.