Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5607
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARANHÃO, Irla Soares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6889200244313367por
dc.contributor.advisor1RIBEIRO, Mariana Aparecida de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6947210893942538por
dc.contributor.referee1RIBEIRO, Mariana Aparecida de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6947210893942538por
dc.contributor.referee2FRANÇA, Kátia Cilene Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0151400085193018por
dc.contributor.referee3SUGIYAMA JUNIOR, Enio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6115544972825818por
dc.date.accessioned2024-11-19T12:53:36Z-
dc.date.issued2024-03-28-
dc.identifier.citationMARANHÃO, Irla Soares. Leitura e escrita acadêmica em projetos pedagógicos de curso: uma análise de cursos de formação de professores. 2024. 78 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, Bacabal, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5607-
dc.description.resumoEste trabalho busca desenvolver discussões em torno da leitura e da escrita no ensino superior. Para tanto, apresentamos diferentes concepções/abordagens sobre essas práticas, bem como as diferentes finalidades atribuídas a elas, visando, a partir disso, identificar a presença das concepções apresentadas nas propostas dos Projetos Pedagógicos de Curso. Analisar a forma como essas concepções são inseridas em alguns cursos de graduação implica discutir, ainda, sobre a formação oferecida por esses cursos. Para realizar a pesquisa, foram selecionados três cursos de uma mesma universidade, mas de diferentes campi, dos quais analisamos os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). Mais especificamente, buscamos analisar, nesses documentos, as ementas das disciplinas que sugeriram o trabalho direto com a leitura e a produção de textos. A análise englobou as temáticas sugeridas nas ementas e, sobretudo, o referencial teórico apresentado, em busca de identificar as concepções/abordagens presentes nos cursos pela indicação dos textos referenciados. Como aporte teórico para as análises e discussões, apresentamos as contribuições de Coracini (1995), que discorre sobre diferentes concepções que perpassam as práticas de leitura e de escrita; Barzotto (2014), que apresenta uma concepção de leitura e, principalmente, de escrita pautada na finalidade de produzir conhecimentos, desengessando estas práticas que muitas vezes se limitam a modelos pré-estabelecidos; e Chauí (2001) que discute sobre o papel da universidade enquanto instituição social na produção de conhecimento científico a partir das pesquisas que produz. A análise das ementas das disciplinas, incluindo o referencial teórico definido como base para as discussões, nos permitiu chegar à conclusão de que nos cursos de licenciaturas que integram esta pesquisa a formação do docente está pautada não apenas no aspecto profissional, mas também na formação para a pesquisa, as discussões apresentadas na forma do referencial teórico nos leva a crer que a formação oferecida por esses cursos visa contribuir com o avanço da pesquisa no âmbito educacional, objetivando também o aprimoramento da prática docente pautada em uma atuação ativa do professor que, por sua vez, promove além do ensino o desenvolvimento da educação a partir de uma nova ótica sobre o fazer pedagógico.por
dc.description.abstractThis work seeks to develop discussions around reading and writing within the scope of higher education, presenting different conceptions about these practices, as well as the different purposes attributed to them, aiming, from this, to identify the presence of these approaches in the proposals presented in the Projects Course Pedagogical, the way in which these approaches are inserted in some undergraduate courses and what this implies about the training offered by these courses. For this, three courses were selected from the same university, but from different campuses, from which we analyzed the Pedagogical Course Projects (PPC), and within these documents we sought to analyze, mainly, the syllabi of the disciplines that suggested direct work with reading and the production of texts, the analysis encompasses the themes suggested in the syllabi and, above all, the theoretical framework presented, in an attempt to identify the approaches present in the concepts presented by the referenced texts. As a theoretical support for the analyzes and discussions, we present the contributions of Coracini (1995), who discusses different concepts that permeate reading and writing practices; Barzotto (2014) who presents a conception of reading and, mainly, writing based on the purpose of producing knowledge, de emphasizing these practices that are often limited to pre-established models; Chauí (2001) who discusses the role of the university as a social institution in the production of scientific knowledge based on the research it produces. The analysis of the subject syllabuses, including the theoretical framework defined as the basis for the discussions, allowed us to reach the conclusion that in the degree courses that are part of this research, teacher training is based not only on the professional aspect, but also on training for the research, the discussions presented in the form of the theoretical framework lead us to believe that the training offered by these courses aims to contribute to the advancement of research in the educational sphere, also aiming to improve teaching practice based on an active role of the teacher who, by In turn, it promotes, in addition to teaching, the development of education from a new perspective on pedagogical practice.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2024-11-19T12:53:36Z No. of bitstreams: 1 IRLA SOARES MARANHÃO.pdf: 500446 bytes, checksum: b63b84b563e7a5695de119de722843e6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-19T12:53:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IRLA SOARES MARANHÃO.pdf: 500446 bytes, checksum: b63b84b563e7a5695de119de722843e6 (MD5) Previous issue date: 2024-03-28eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectleitura;por
dc.subjectescrita;por
dc.subjectensino superior;por
dc.subjectprodução de conhecimento.por
dc.subjectreading;eng
dc.subjectwriting;eng
dc.subjectUniversity education;eng
dc.subjectknowledge productioneng
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.titleLeitura e escrita acadêmica em projetos pedagógicos de curso: uma análise de cursos de formação de professorespor
dc.title.alternativeAcademic reading and writing in pedagogical course projects: an analysis of teacher training courseseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IRLA SOARES MARANHÃO.pdfDissertação de Mestrado488,72 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.